O presente trabalho é resultado da experiência pedagógica relacionada à docência orientada, com a temática de Geografia e cultura afro-brasileira. O objetivo foi contribuir para a desconstrução do preconceito e atitudes discriminatórias por meio da prática pedagógica que estimule visão crítica acerca das pluralidades culturais do Brasil. O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, após a aprovação da Lei 10.639/03, fez-se necessário para garantir uma ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas que formam a diversidade cultural brasileira. Neste sentido, os professores e futuros educadores exercem importante papel no processo da luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil. Neste sentido, buscou-se incluir o estudo da influência africana na formação da sociedade brasileira, promovendo debates que construam o conhecimento acerca da historicidade das africanidades transferidas de geração em geração e ao mesmo tempo, historicizar a contribuição da organização espacial dos negros e enfatizar espacialidades atuais dos mesmos em diferentes momentos do espaço-tempo. Metodologicamente, a prática de docência, foi realiza em etapas: 1) problematização sobre a temática no conteúdo programático e plano pedagógico das escolas; 2) aula expositiva com apresentação de autores que trabalham com a cultura afro-brasileira; 3) realização de seminários com grupos de discentes. A prática docente foi realizada com futuros educadores do curso de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria, dentro da disciplina obrigatória de Geografia Cultural. O tema contribuiu para que os discentes, ao adentrarem nos espaços escolares tenham uma visão mais ampla sobre as questões étnico-raciais, com ênfase na cultura afro-brasileira, que demanda amplo debate educacional e aplicabilidade nas escolas.
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Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Seminário
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