APLICATIVO BLABLACAR: caronas e um pouco mais...

  • Autor
  • Mara Beatriz Nunes Gomes
  • Resumo
  •  

    Investigar as complexidades do ambiente em que se vive requer, para Mills (1969), um esforço de imaginação sociológica, a partir de um estranhamento entre a pesquisa e quem a conduz. Desempenhar tal atividade, em um mundo permeado pela tecnologia e suas realidades digitais, força as novas indagações e reflexões acerca das alterações nas dinâmicas do espaço social. Buscando esquadrinhar uma faceta do universo das relações impulsionadas pelas redes tecnológicas, este trabalho constitui um microexercício etnográfico realizado a partir da miniobservação da interação entre usuários/as da plataforma digital BlaBlaCar. Em seu portal eletrônico, o aplicativo é definido como “[...] o maior app de caronas do mundo. Conectamos pessoas indo para o mesmo destino [...]” (BLABLACAR, 2018). Através dele, durante o intervalo temporal e espacial da carona paga, desconhecidos estruturam dinâmicas interpessoais que, provavelmente, não aconteceriam sem a intervenção desse mediador digital. A partir desse aspecto, investigou-se a rota Pelotas/RS x Porto Alegre/RS (ida e volta), frente a 06 (seis) viagens realizadas durante o período de Julho/2018 a Setembro/2019. A amostra englobou a interação entre 20 (vinte) pessoas diferentes, divididas em 06 (seis) grupos distintos, com permanência apenas da observadora. O experimento levantou questões sobre a socialidade (PISCITELLI, 2017) que o aplicativo promove, a partir do compartilhamento de experiências entre condutores e caroneiros, ao mesmo tempo em que funciona como uma alternativa de redução de custos no percurso do trajeto desejado. Esse cenário problematiza as fronteiras entre a zona da prestação econômica e o care (ZELIZER, 2011), dentro da perspectiva do cuidado, trazendo para o centro do debate a precificação da vida privada mediada pelo consumo colaborativo (BOTSMAN e ROGERS, 2011), que se intensifica diariamente frente às novas formas de socialização trazidas pela realidade digital.

  • Palavras-chave
  • Aplicativos; Caronas pagas; Socialização; Consumo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Jovens Pesquisadores e temas contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais
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