O presente trabalho tem por proposta elencar usos e possibilidades da aplicação das práticas de contação de histórias e storytelling em sala de aula como metodologia ativa que fomente a construção de uma consciência crítica nos atores que fazem parte do ambiente de ensino. Pois permite ser utilizado de forma abrangente sendo possível pensar em um método planejado podendo a narrativa ter uma continuidade a longo prazo ao explorar personagens e cenários que acompanham o aluno durante toda uma trajetória. Buscamos discutir num experimento com os alunos, através de uma abordagem histórico-cultural, bem como com o uso da análise literária, as alegorias e representações nos Contos da Cantuária de Geoffrey Chaucer (século XIV). Tendo por resultados práticos a apreensão do conhecimento por parte dos alunos através de uma ferramenta lúdica e produtora do saber histórico crítico a respeito de uma temporalidade á muito distante de nosso momento no tempo, mas que ainda nos relega contato próximo através de suas representações culturais postas em nosso imaginário por uma “herança” midiática re-significada nas mais diversas formas e produções culturais dos homens e mulheres em seu tempo. Em nosso caso, fazendo uso da literatura como fonte de consulta e da metodologia ativa das contações de histórias propiciamos um aparato que visava fomentar a percepção dos alunos para que desenvolvessem um “produto” cultural resultante de nossos encontros ao final do bimestre em nossa Feira Cultural. Abordagem esta que buscava incentivar a iniciativa dos alunos ao ponto à “desafiá-los” a compor uma nova representação re-significada desta carga cultural recém adquirida, em forma de uma peça teatral, das mitologias medievais compostas por Chaucer em seu tempo.
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