O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização de estereótipos na Campanha Publicitária “Ame Seus Cachos” da empresa Dove. Para melhor entendimento sobre o tema, será abordado os conceitos de representação, identidade e significado sob a ótica dos Estudos Culturais, mais especificamente os estudos realizados por Stuart Hall em The Work of Representatios, 1997. A Campanha tem como foco central romper com “Ditadura do cabelo liso”. Mostra depoimentos de meninas infelizes com seus cabelos e como seus familiares e amigos podem ajudar para superar esse problema. Tem como ponto principal as informações obtidas por meio de pesquisas feitas em três países: Brasil, EUA e Reino Unido. Segundo a pesquisa, nos EUA, apenas 10% das entrevistadas sentiam orgulho de seus cabelos cacheados e apenas quatro em dez acham bonito. Oitocentos e cinquenta e nove crianças, adolescentes e mulheres com cabelos encaracolados foram entrevistadas.
Comissão Organizadora
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Seminário
Comissão Científica