O objetivo do presente trabalho busca apresentar a diversidade do termo cultura a partir da pesquisa bibliográfica constante no programa da disciplina cursada no Mestrado em Educação, com base em autores como, Foucault (2044), Laraia (2001), Lévy (1999), Sibilia (2002; 2012), entre outros, com reflexões sobre mídias, culturas, processos de aprendizagens e tecnologias digitais, constantes em tese de doutorado em andamento. O texto apresenta os diversos conceitos de cultura, assim como também discute a forma com que a cultura de massa dita padrões sociais e de consumo. Na educação, o trabalho docente é manipulado pelas políticas neoliberais, além de transformar a escola em um dispositivo vigiado. Neste contexto tão diversificado do conceito e dos diferentes tipos, nos quais a cultura pode se estabelecer e se configurar com diferentes olhares, entra-se no contexto de diversidade cultural. A escola sistematiza o processo de escolarização, influenciando na constituição dos modos de ser, agir e pensar dos sujeitos que nela circulam e, dependendo de como a forma de ensino for sistematizada e conduzida, a mesma influenciará no modelo de aluno que quer formar. E, assim a escola de hoje acaba se tornando um ambiente entediante para os estudantes do mundo hiperconectado, pois a presença dos aparatos digitais e tecnológicos que fazem parte da cultura dos jovens estudantes têm sido negligenciadas nas metodologias de ensino (por diversos motivos), tornando a escola, um ambiente distante do mundo hipercultural.
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