FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE VÍDEO ESTUDANTIL: UM OLHAR A PARITR DA REALIDADE ESCOLAR

  • Autor
  • Vânia Dal Pont Pereira da SIlva
  • Co-autores
  • Maristani Polidori Zamperetti
  • Resumo
  •  

    O artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa realizada com professores da rede municipal de ensino do estado do Rio Grande do Sul, sobre a produção de vídeo estudantil e a formação docente. Os dados foram coletados juntamente ao projeto de Extensão de Produção de Vídeo Estudantil da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em agosto de 2019. Discute-se o crescimento da produção de vídeo dentro do contexto escolar como possibilidade de aprendizagem e se faz uma aproximação com a realidade vivenciada pelos jovens nas experiências oferecidas pelas escolas. Observou-se o distanciamento das tecnologias na formação docente e verificou-se que o percurso realizado pelos docentes que se envolvem com a produção de vídeo é vivenciado de forma autônoma. Ainda foi possível detectar algumas contribuições da produção de vídeo no âmbito escolar e as dificuldades encontradas na formação docente.

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem; Produção de Vídeo; Formação Docente.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
Voltar Download
  • Biopolítica e Necropolítica
  • Comunicação, Cultura, Mídia e Indústria Criativa
  • Direitos Humanos e Fundamentais: perspectivas jurídicas, políticas e sociais
  • Diversidades, Gêneros e Sexualidades: desafios contemporâneos
  • Educação em espaços formais e informais
  • Estado, Políticas Públicas e Demandas Sociais
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
  • História, Memória, Patrimônio e Identidade
  • Justiça Restaurativa, Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não-Violenta
  • Política, Judiciário e Direito: politização da justiça e judicialização da política
  • Questão Social, Movimentos Sociais e Serviço Social
  • Relações de opressão, Trabalho, Movimento Agrário e Urbano
  • Repensando o Estado: as ações de enfrentamento ao COVID-19
  • Territórios, Territorialidades, Fronteiras e Desenvolvimento Regional
  • Jovens Pesquisadores e temas contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais

Comissão Organizadora

Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Seminário

Comissão Científica