Embora o SUS aconteça em ambientes interprofissionais, precisa avançar no seu ambiente de formação na prática interprofissional. A formação é muito conteudista e sem estratégias capazes de formar atitudes e habilidades pautadas na colaboração. O objetivo deste estudo foi descrever as percepções de preceptores e discentes de um grupo PET-Saúde Interprofissionalidade da UFJ sobre as contribuições da Educação Interprofissional para a equipe. Trata-se de pesquisa qualitativa utilizando o grupo focal e a análise dos portfólios dos participantes, entre março de 2019 a abril de 2020, no Município de Jataí, Goiás. Os participantes reconheceram uma cultura de formação uniprofissional com uma tendência na centralização das competências específicas, que leva a dificuldade da maioria dos profissionais têm em trabalhar em equipe. A Educação Interprofissional (EIP) valoriza o trabalho conjunto e o trabalho de equipe que permite uma prática mais resolutiva à integralidade do cuidado. O grupo considera o PET-Saúde Interprofissionalidade um espaço favorável para promover experiências interprofissionais por aproximar o estudante de processos de trabalho comuns a todos os profissionais da saúde, não só os específicos de sua área de formação. Também possibilita a interação com profissionais do serviço e com usuários o que tornam o programa uma experiência única e desafiadora com experiências e momentos reais sobre a prática profissional, o trabalho em equipe e o SUS. O PET-Saúde Interprofissionalidade possibilita uma qualificação e melhora da qualidade da atenção à saúde individual e coletiva, da qualidade da formação profissional e até da satisfação dos trabalhadores dos serviços. Por isso, os governos devem reconhecer a importância e apoiar a implementação das políticas de EIP como o PET-Saúde Interprofissionalidade, contribuindo para a qualificação dos profissionais e obtenção de respostas mais efetivas na melhoria da atenção à saúde.
Comissão Organizadora
Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Seminário
Comissão Científica