São muitas as pesquisas na área da Linguística Aplicada (LA) que se debruçam sobre as competências do professor de língua estrangeira (LE), principalmente, sobre a competência linguístico-comunicativa (CLC) cuja aquisição possibilita a produção de linguagem na língua-alvo. Esta competência pertence ao conjunto das cinco competências pensadas por Almeida Filho (2002). Atuar com a língua-alvo concebendo-a como instrumento de comunicação, traçar objetivos comunicacionais, e, ao mesmo tempo, fornecer insumo de qualidade ao aprendiz, capacitando-o para operar através da LE é apenas um dos requisitos exigidos pela profissão professor de LE, conforme nos indica Consolo (2018). Teixeira da Silva (2008) aponta que há um número considerável de professores de LE desprovidos de proficiência na língua da qual serão ou são professores. Barbirato e Cassoli (2013) acreditam que os futuros professores podem adquirir esta competência por meio de tarefas comunicativas as quais focalizam o sentido e o uso da língua-alvo. Segundo Consolo e Porto (2011), a proficiência na língua-alvo é a característica que mais se sobressai dentre as habilidades requeridas ao professor de LE. Consolo e Teixeira da Silva (2014) defendem uma avaliação da proficiência do professor de LE com o intuito de verificar sua capacidade de atuação em situações reais de comunicação. Neste sentido, propomos uma reflexão acerca da formação inicial de professores de LE no que tange ao desenvolvimento/aprimoramento da CLC. Trazer à tona esta temática permite uma discussão necessária e ao mesmo tempo instigante, uma vez que julgamos indispensável o professor de LE usar a língua que ensina. Quanto à natureza, este trabalho é uma pesquisa básica cujo objetivo é ampliar conhecimentos, sem forçosamente, resolver problemas; quanto às fontes de informações é uma pesquisa secundária, uma vez que há uma revisão de literatura especializada; quanto à abordagem é pesquisa qualitativa que tem por finalidade descrever/explicar/compreender certos fenônemos (PAIVA, 2019).
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