A DANÇA, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A EDUCAÇÃO: construindo possibilidades

  • Autor
  • Anderson José de Oliveira
  • Resumo
  •  

    Resumo: O presente trabalho tem como preocupação fundamental analisar a prática docente de uma professora de educação física. Para tal, foi utilizada metodologia de cunho qualitativo, sendo necessária uma imersão no ambiente escolar. O trabalho em questão se referencia em autores como Nilma Lino Gomes (2008), Milton Santos (2002), Guacira Lopes Louro (2003), entre outros. A prática da professora citada foi analisada sob dois prismas: aulas de educação física escolar e aulas de dança educação. Foram feitas considerações apenas sobre esse segundo aspecto. A docente aqui referendada coordena um grupo de dança na escola em que leciona, contando com a colaboração de uma professora que fundamenta a organização das coreografias dentro de um contexto histórico. Sendo assim, as apresentações realizadas estão vinculadas a uma discussão de temas previamente estudados. Amparadas em uma discussão sobre a lei 10.639 (essa lei inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira") decidiram por montar um espetáculo abordando temáticas relacionadas ao negro. Para tal, contaram com a colaboração de um coreografo para a direção do espetáculo. Foram proporcionadas para os alunos do grupo de dança, bem como para os alunos das turmas regulares da professora de educação física, oficinas como: identidade negra, auto maquiagem, street dance. As músicas dançadas no espetáculo foram contextualizadas explicando-se para os integrantes do grupo o porquê delas fazerem parte da apresentação, mostrando sua importância e a história que contam. Observando-se as aulas foi possível perceber a importância que o projeto assumiu na vida de seus integrantes, sendo necessárias novas iniciativas como essa, que propiciem discussões de temas de extrema relevância como o combate ao preconceito, ao racismo e a necessidade de valorização da cultura do negro.

     

  • Palavras-chave
  • Dança, Educação, Negro, Prática Docente
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação em espaços formais e informais
Voltar Download
  • Biopolítica e Necropolítica
  • Comunicação, Cultura, Mídia e Indústria Criativa
  • Direitos Humanos e Fundamentais: perspectivas jurídicas, políticas e sociais
  • Diversidades, Gêneros e Sexualidades: desafios contemporâneos
  • Educação em espaços formais e informais
  • Estado, Políticas Públicas e Demandas Sociais
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
  • História, Memória, Patrimônio e Identidade
  • Justiça Restaurativa, Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não-Violenta
  • Política, Judiciário e Direito: politização da justiça e judicialização da política
  • Questão Social, Movimentos Sociais e Serviço Social
  • Relações de opressão, Trabalho, Movimento Agrário e Urbano
  • Repensando o Estado: as ações de enfrentamento ao COVID-19
  • Territórios, Territorialidades, Fronteiras e Desenvolvimento Regional
  • Jovens Pesquisadores e temas contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais

Comissão Organizadora

Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Seminário

Comissão Científica