Resumo: O presente trabalho tem como preocupação fundamental analisar a prática docente de uma professora de educação física. Para tal, foi utilizada metodologia de cunho qualitativo, sendo necessária uma imersão no ambiente escolar. O trabalho em questão se referencia em autores como Nilma Lino Gomes (2008), Milton Santos (2002), Guacira Lopes Louro (2003), entre outros. A prática da professora citada foi analisada sob dois prismas: aulas de educação física escolar e aulas de dança educação. Foram feitas considerações apenas sobre esse segundo aspecto. A docente aqui referendada coordena um grupo de dança na escola em que leciona, contando com a colaboração de uma professora que fundamenta a organização das coreografias dentro de um contexto histórico. Sendo assim, as apresentações realizadas estão vinculadas a uma discussão de temas previamente estudados. Amparadas em uma discussão sobre a lei 10.639 (essa lei inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira") decidiram por montar um espetáculo abordando temáticas relacionadas ao negro. Para tal, contaram com a colaboração de um coreografo para a direção do espetáculo. Foram proporcionadas para os alunos do grupo de dança, bem como para os alunos das turmas regulares da professora de educação física, oficinas como: identidade negra, auto maquiagem, street dance. As músicas dançadas no espetáculo foram contextualizadas explicando-se para os integrantes do grupo o porquê delas fazerem parte da apresentação, mostrando sua importância e a história que contam. Observando-se as aulas foi possível perceber a importância que o projeto assumiu na vida de seus integrantes, sendo necessárias novas iniciativas como essa, que propiciem discussões de temas de extrema relevância como o combate ao preconceito, ao racismo e a necessidade de valorização da cultura do negro.
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