O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: Experiências e vivências

  • Autor
  • Felipe da Costa Negrão
  • Co-autores
  • Érika da Silva Ramos
  • Resumo
  •  

    A educação a cada dia é confirmada como ferramenta para desenvolvimento holístico do ser humano, por isso, sempre foi estudada em suas delicadezas e metodologias. Sabe-se que com as mudanças do mundo contemporâneo, cada vez mais faz-se necessário o uso de recursos e/ou espaços diferenciados para angariar mais interesse dos discentes e por fim a aprendizagem coerente. Neste sentido, uma das práticas exitosas de se trabalhar com estudantes (indepentende de nível educacional) é o uso de espaços não-formais. Por isso, neste trabalho retomamos esta questão com acadêmicos de Pegagogia, na cidade de Manaus, com o objetivo de discutir os possíveis saberes teóricos e práticos acerca do ensino em espaços não formais por meio da leitura e análise de produções científicas que contemplem essa linha de discussão, bem como compreensão sobre as situações emergentes de contato com ambientes externos à universidade. Por isso o viés do estudo foi fenomenológico em torno de como os discentes percebem esta alternativa de ambiente laboral. Destarte, por estarmos trabalhando com impressões, opiniões de instâncias subjetivas, optamos por uma abordagem qualitativa, ainda que tivéssemos apresentado os dados por meio de percentual. A pesquisa teve cunho descritivo e participaram 24 estudantes, devidamente matriculados no componente curricular “Educação em Espaços Não Formais”. Os instrumentos para coleta de dados foram questionários e rodas de discussões. Os dados obtidos foram organizados em categorias e apresentados aos próprios acadêmicos posteriormente, e assim, foram debatidos o porquê de tais reincidências de respostas, logo, os resultados estão expostos em tabela, seguido de análise descritiva e reflexiva.

     

  • Palavras-chave
  • Espaços Não Formais, Formação de Professores, Aprendizagem Significativa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em espaços formais e informais
Voltar Download
  • Biopolítica e Necropolítica
  • Comunicação, Cultura, Mídia e Indústria Criativa
  • Direitos Humanos e Fundamentais: perspectivas jurídicas, políticas e sociais
  • Diversidades, Gêneros e Sexualidades: desafios contemporâneos
  • Educação em espaços formais e informais
  • Estado, Políticas Públicas e Demandas Sociais
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
  • História, Memória, Patrimônio e Identidade
  • Justiça Restaurativa, Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não-Violenta
  • Política, Judiciário e Direito: politização da justiça e judicialização da política
  • Questão Social, Movimentos Sociais e Serviço Social
  • Relações de opressão, Trabalho, Movimento Agrário e Urbano
  • Repensando o Estado: as ações de enfrentamento ao COVID-19
  • Territórios, Territorialidades, Fronteiras e Desenvolvimento Regional
  • Jovens Pesquisadores e temas contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais

Comissão Organizadora

Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Seminário

Comissão Científica