Questões sobre leitura e escrita são comuns em estudos científicos e são pautas presentes em documentos educacionais, como a LDB (1996), os PCN (1998) e a BNCC (2017). Tais documentos colocam essas questões como eixos a serem trabalhados em todos os níveis de ensino, evidenciando que trata-se de uma preocupação das políticas públicas nacionais. Neste trabalho, refletimos sobre uma experiência didática em andamento na disciplina de leitura, escrita e interpretação de textos acadêmicos, oferecida no Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Universidade Estadual de Campinas (CARNEIRO et al., 2017). A disciplina possui uma parte teórica e outra prática, sendo a última o foco de nossas discussões. Abordando diferentes modalidades de documentação de textos acadêmicos, são desenvolvidos os seguintes aspectos: a) pesquisa e seleção de textos utilizando operadores de busca na internet; b) registro de fontes bibliográficas, a partir da elaboração de referências e uso de normas da ABNT; c) leitura e interpretação dos textos, pela prática do mapeamento; d) elaboração de síntese de textos, em resumos e fichamentos compostos por paráfrases e citações; e) leitura e compreensão do movimento argumentativo; f) argumentação em práticas de escrita. Resultados preliminares deste estudo apontam para a compreensão dos desafios enfrentados na transposição de um modelo baseado em “Ler para aprender”, planejado em moldes presenciais, para a Educação a Distância (EaD). Dados os direcionamentos do isolamento social, do atual contexto pandêmico, o curso tem sua primeira experiência a distância. Assim, a disciplina passa a ser mediada pelas tecnologias digitais e a construção das aulas permeia o trabalho remoto que envolve as interações docente-colaboradores-discentes. Por isso, considera-se que os diálogos aqui propostos podem ser férteis para pensar as relações de ensino e aprendizagem de leitura e escrita acadêmica em ambientes virtuais, para próximos semestres da disciplina e para os demais interessados na temática.
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