DIÁLOGOS INICIAIS ENTRE MÍDIAS SOCIAIS E HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO EM LARANJEIRAS DO SUL-PR.

  • Autor
  • LUCIMARA LEMIECHEK
  • Resumo
  •  

     

    Resumo: Este relato tem objetiva apresentar as redes sociais, em particular os grupos e páginas do Facebook, como ferramentas na busca e catalogação de fontes que são essenciais ao trabalho do historiador especialmente no contexto da historiografia da educação. Diariamente surgem novos grupos ou páginas do Facebook destinadas a resgatar a trajetória de municípios e instituições das mais variadas naturezas e fins. A maioria dessas páginas tem na fotografia a síntese de sua existência e o fator que desencadeia memórias individuais e coletivas. A página e o grupo relatados neste trabalho foram criados a partir de acervo fotográfico digital organizado durante pesquisa de mestrado concluída em 2014. Esse material, que inicialmente dizia respeito à instituições escolares do município de Laranjeiras do Sul – PR, foi ampliado e organizado em álbuns temáticos dentro da página. Os membros compartilham fotos, documentos pessoais, antigos cadernos e cadernetas, cartas e outros materiais que possuem em seus acervos. Coletivamente vão, aos poucos, (re) escrevendo a história do município, pois as imagens postadas suscitam relatos escritos e orais de quem vivenciou os fatos: nomes, datas e protagonistas de determinada situação. Esse material contribui com o trabalho dos historiadores qualificando futuras pesquisas. A metodologia utilizada neste trabalho é o relato de caso tendo como objetos a página Laranjeiras do Sul: memórias e histórias e o grupo Túnel do Tempo – Laranjeiras do Sul. Para isso ampara-se em bibliografia que aborda fontes, historiografia e instituições escolares. Desta forma, conclui-se que o trabalho de recuperação da memória é desafiador considerando que as fontes estão se perdendo devido a falta de políticas públicas de conservação e recuperação de arquivos públicos. Desta forma, os arquivos pessoais, repletos de significados e valor emocional e histórico são relevantes para os pesquisadores pois contribuem na reconstrução da história que é dinâmica, complexa e multifacetada. 

     

  • Palavras-chave
  • Fontes, Fotografias, Mídias Sociais, historiografia.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • História, Memória, Patrimônio e Identidade
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