INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM AUTISMO EM ESCOLA DE ENSINO COMUM REGULAR: Uma visão crítica ao ensino especial

  • Autor
  • Pamela Piardi de Almeida
  • Co-autores
  • Taylan Alves Alderette , Paulo Roberto Cardoso da Silveira , Carla Lisiane Ibaldi Carabajal
  • Resumo
  • A fase mais importante de uma criança na educação é o Ensino Fundamental, pois é neste momento que ela adquire constructos cognitivos e emocionais básicos para seu desenvolvimento como estudante e cidadão. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um distúrbio do desenvolvimento neurológico, o qual está presente desde a infância, apresentando déficits nas dimensões sócio comunicativas e comportamental (APA, 2013).  O autista apresenta um transtorno que gera alterações na capacidade de comunicação, provocando sintomas que causam bloqueio na forma de expressar ideias e sentimentos, dificultando a interação social do mesmo. O objetivo do trabalho é abordar as tensões percebidas no processo de inclusão das crianças diagnosticadas com autismo no ambiente escolar. Realizou-se uma revisão de literatura sobre a necessidade de especialização pedagógica no curso de Educação especial e a sensibilização de graduandos na referida área e, também, daqueles que já estão em serviço. Utilizou-se a análise documental de artigos científicos que tratam sobre a temática do estudo. A leitura possibilitou um amplo espaço de esclarecimentos para conclusões em relação à inclusão educacional de crianças com TEA no Brasil. O estudo também faz um levantamento das estratégias e políticas adotadas pelas escolas brasileiras para receber alunos com TEA. Constatou-se, com base nos estudos feitos até este momento, que é necessária uma formação específica sobre o autismo e os desafios da educação inclusiva, possibilitando aos professores compreender os fundamentos sócio-interativos adequados. Portanto, considera-se essencialmente necessário estabelecer estratégias na formação docente para a convivência interativa com os alunos especiais em âmbito escolar e social, reformando práticas pedagógicas partindo de uma reflexão crítica aos métodos inclusivos.

  • Palavras-chave
  • Transtorno Autista, Ensino Fundamental Regular, Educação Especial, Prática Pedagógica.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Educação em espaços formais e informais
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