DISCUTINDO DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA: ENCONTRO DA PESQUISA E EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADE DE PENSAR O AGIR COLETIVO NA COMUNIDADE

  • Autor
  • Vitória Brito Santos
  • Co-autores
  • Janaina Wazlawick Müller , Sarai Patricia Schmidt
  • Resumo
  •  

    O presente texto versa sobre uma atividade desenvolvida com professores/as da rede pública de ensino de um município do Rio Grande do Sul, que ocorreu a partir de uma integração entre o projeto de extensão universitária “Cidade Viva: Intervenção Urbana como ato comunicacional” e o grupo de pesquisa “Criança na Mídia: Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura”, ambos da Universidade Feevale. O objetivo do artigo centra-se em uma discussão que vai além da teoria, atingindo a prática e considerando as vivências dos sujeitos, de modo a pensar os Direitos Humanos não somente enquanto diretrizes, mas como ideias que fomentam ações e se manifestam no cotidiano da comunidade escolar. Teórico-metodológicamente o artigo traz uma reflexão pautada na noção de Direitos Humanos, bem como, parte de uma análise que toma como base os estudos de Zygmunt Bauman sobre identidade  e que nos levam a compreender a importância do debate sobre o Outro, os modos de sociabilidade, a noção de comunicação/mídia na escola. O território escolar ocupa na sociedade um local primordial como espaço para o fortalecimento das identidades múltiplas e plurais da infância, assim como, é na escola que temos a oportunidade de potencializar o debate sobre Direitos Humanos a partir das particularidades de cada sujeito/a e seu entorno.

     

  • Palavras-chave
  • Direitos Humanos, Identidade, Pesquisa e Extensão, Zygmunt Bauman, Criança na Mídia
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em espaços formais e informais
Voltar Download
  • Biopolítica e Necropolítica
  • Comunicação, Cultura, Mídia e Indústria Criativa
  • Direitos Humanos e Fundamentais: perspectivas jurídicas, políticas e sociais
  • Diversidades, Gêneros e Sexualidades: desafios contemporâneos
  • Educação em espaços formais e informais
  • Estado, Políticas Públicas e Demandas Sociais
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
  • História, Memória, Patrimônio e Identidade
  • Justiça Restaurativa, Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não-Violenta
  • Política, Judiciário e Direito: politização da justiça e judicialização da política
  • Questão Social, Movimentos Sociais e Serviço Social
  • Relações de opressão, Trabalho, Movimento Agrário e Urbano
  • Repensando o Estado: as ações de enfrentamento ao COVID-19
  • Territórios, Territorialidades, Fronteiras e Desenvolvimento Regional
  • Jovens Pesquisadores e temas contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais

Comissão Organizadora

Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Seminário

Comissão Científica