CENAS DO ENEM EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Autor
  • Alberto Lopo Montalvão Neto
  • Co-autores
  • José Pedro Simas Filho , Éderson Luís da Silveira
  • Resumo
  •  

    Desde a primeira edição, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) gradativamente tem ganhado destaque, expandido-se em âmbito nacional, tornando-se o principal mecanismo de avaliação para o ingresso em instituições de ensino superior. Diversos movimentos sociais defenderam o adiamento da prova em 2020, ato que teve como justificativa as desigualdades socioeconômicas existentes no país e que se acentuaram em meio ao contexto de pandemia da Covid-19. Considerando que as dimensões políticas, ideológicas, econômicas e sociais no Brasil são múltiplas e heterogêneas, muitas pessoas têm sofrido as consequências da crise sanitária e social que se instalou no país, relacionadas à disseminação do coronavírus, principalmente aquelas que fazem parte dos chamados grupos em vulnerabilidade social, tais como jovens  das periferias, negros e mulheres. Neste cenário se dá a emergência de ações autoritárias do governo federal com o propósito de instrumentalizar a atual situação para impor políticas educacionais que filiam-se ao neoliberalismo e a globalização, abrindo margem para uma necropolítica que supervaloriza a soberania e o estado de exceção (MBEMBE, 2018). Pautados numa educação que busca equidade e  justiça social, no presente trabalho, com base numa abordagem discursiva preconizada por Michel Pêcheux e referenciada nos estudos de Eni Orlandi, bem como em diálogos com outros autores, analisamos alguns efeitos de sentido produzidos por uma propaganda sobre o ENEM 2020 veiculada recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) na mídia nacional. Partimos do pressuposto que essa propaganda, favorável à realização do ENEM, caracteriza-se pelo atravessamento de um discurso excludente que silencia histórias de vida e realidades. Desse modo, em busca de compreender mecanismos de antecipação, condições de produção e formas do silêncio (ORLANDI, 1995, 2003) que atravessam esses discursos e que estão relacionados aos posicionamentos do governo atual, refletimos sobre diversas instâncias, sobretudo aquelas ligadas ao âmbito educacional.

  • Palavras-chave
  • ENEM; Ministério da Educação; pandemia; Análise de Discurso.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Estado, Políticas Públicas e Demandas Sociais
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