Se formar em Dança é a escolha daqueles que tem uma motivação notável para trabalhar com o que de fato gostam, a afirmação à priori pode parecer romantizada, mas não para quem está na área, uma vez que é uma situação que precisa ser sustentada continuamente, pois o cenário e espaço laboral nem sempre são dóceis. Embora seja uma área de reconhecimento ímpar e incontestável no meio cultural, fazer dela uma profissão implica em reforçar demarcações em vários campos, dentre eles o escolar. É através desta perspectiva que objetivou-se investigar como está consolidado o curso de Licenciatura em Dança, na cidade de Manaus, correlacionando o cenário ideal e as implicações reais encontradas por graduandos finalistas em relação a teoria e a aplicabilidade da dança na escola. A trajetória metodológica foi direcionada pela Fenomenologia, portanto, de cunho qualitativo, com a finalidade exploratória e como procedimentos técnicos o levantamento documental e a pesquisa-ação, sendo participantes do estudo 35 discentes do curso citado. Os dados coletados foram analisados por meio de levantamento histórico do curso, categorização de interferências à formação em dança e as falas averiguadas através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos ratificam que a dança possui respaldo nos marcos legais para ser implantada no contexto educacional, contudo, não consta clareza sobre como e por quem ela deve ser ministrada, cabendo por isso aos egressos e estudantes do curso superior em dança atentarem para suas funções e fazerem-se vistos, ouvidos, respaitados e valorizados em sua arte de ensinar.
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Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
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