APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM UM IF: POSSIBILIDADES E FRAGILIDADES

  • Autor
  • Adrielly Aparecida de Oliveira
  • Co-autores
  • Rosenilde Nogueira Paniago
  • Resumo
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    O presente estudo almeja identificar as possibilidades e fragilidades do processo de Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura em Química de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Rio Verde, denominado IF Campus, para a aprendizagem da docência. Como procedimento metodológico, utilizamos documentos e recolhemos narrativas de oito estagiários do Curso de Licenciatura em Química. As questões que conduziram a pesquisa foram: o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do IF Campus contribui para a aprendizagem docente? Em que sentido, ocorrem estas contribuições? Quais os limites e fragilidades deste processo? Os resultados sinalizam que o ECS tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos estagiários por propiciar a sua aproximação com o ambiente escolar e o desenvolvimento de atividades que possibilitam iniciação à pesquisa. Entretanto, constatamos fragilidades, tais como, falta de articulação entre o ECS e as demais disciplinas do curso e ausência de um efetivo uso de referenciais teóricos para dar suporte ao desenvolvimento de atividades e reflexões no âmbito do ECS.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem docente, Estágio Curricular, Formação Inicial, Pesquisa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
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