O presente estudo almeja identificar as possibilidades e fragilidades do processo de Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura em Química de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Rio Verde, denominado IF Campus, para a aprendizagem da docência. Como procedimento metodológico, utilizamos documentos e recolhemos narrativas de oito estagiários do Curso de Licenciatura em Química. As questões que conduziram a pesquisa foram: o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do IF Campus contribui para a aprendizagem docente? Em que sentido, ocorrem estas contribuições? Quais os limites e fragilidades deste processo? Os resultados sinalizam que o ECS tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos estagiários por propiciar a sua aproximação com o ambiente escolar e o desenvolvimento de atividades que possibilitam iniciação à pesquisa. Entretanto, constatamos fragilidades, tais como, falta de articulação entre o ECS e as demais disciplinas do curso e ausência de um efetivo uso de referenciais teóricos para dar suporte ao desenvolvimento de atividades e reflexões no âmbito do ECS.
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Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
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