O presente resumo é resultado das reflexões da pesquisa desenvolvida entre 2018 e 2019 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC - EM), destinado a estudantes dos cursos técnicos de nível médio do IFG; ao qual a linha investigatória era compreender como os discentes compreendem o sentido da ação prática da ciência via campo formal de estudo. A preocupação margeia a apropriação e decodificação dos conteúdos escolares e como construíam e desconstruíam suas vivências e se organizavam socialmente. Foi verificado que os saberes científicos ainda estão organizamos em “caixas” estereotipadas de conceitos e categorias, que os indivíduos ao ingressar no ensino médio não demonstraram conhecimento prático da ciência em suas vidas, ou ainda, desconhece que existe ciência no seu cotidiano, por imaginar ser algo distante por ser realizado em laboratórios. As nossas análises trouxerem como base para reflexões que o processo de ensino aprendizagem ainda permanece com fortes marcas do ensino tradicional, que é necessário promover novas formas interação dos conteúdos escolares e sua decodificação, promovendo um diálogo da práxis do mundo social, da realidade do alunado com os conteúdos científicos trabalhados, arquitetando valores, ideias, práticas inerentes de uma formação escolar para uma sociedade justa. A metodologia de pesquisa foi a pesquisa de vértice qualitativo, com aplicação de questionário individual. As respostas foram decodificadas com auxílio de autores/estudiosos na temática, a saber: Carl Edward Sagan, Boaventura de Sousa Santos, Michel Paty entre outros para fundamentar as intepretaçoes do estudo.
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