CICLO DE ESTUDOS SOBRE CUBA: INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS

  • Autor
  • Rita Rodrigues de Souza
  • Resumo
  • O presente artigo apresenta o relato de experiência  sobre o desenvolvimento do Projeto de Ensino intitulado “Ciclo de Estudos sobre Cuba”. Esse Projeto consistiu na realização de palestras, mesa-redonda e oficinas sobre aspectos socioculturais, políticos, geográficos, econômicos e históricos de Cuba. A participação discente, em específico, do alunado do Curso Técnico em Secretariado na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos dois últimos períodos (7º e 8º) possibilitou a integração de conhecimentos e recursos tecnológicos. A execução do projeto visou proporcionar um “laboratório de práticas” para conteúdos da formação geral e específica estudados da EJA. Na concepção da proposta, residiu o diálogo, a troca, a socialização, a (re)construção de conhecimentos para um processo de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento discente. Esse não figurou somente como “plateia” protagonizou ações que podem contribuir para a consolidação do diálogo teoria e prática. O esforço da comunidade acadêmica, docentes e discentes do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Jataí, somada à contribuição de docentes do Instituto Federal Goiano – Câmpus Rio Verde valorizaram saberes de múltiplas ordens: formal, informal e experiências. Para o alunado, o projeto resultou em aprendizado significativo. 

  • Palavras-chave
  • Integração Curricular, Cuba, Educação de Jovens e Adultos, Leitura, Recursos tecnológicos
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em espaços formais e informais
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  • Biopolítica e Necropolítica
  • Comunicação, Cultura, Mídia e Indústria Criativa
  • Direitos Humanos e Fundamentais: perspectivas jurídicas, políticas e sociais
  • Diversidades, Gêneros e Sexualidades: desafios contemporâneos
  • Educação em espaços formais e informais
  • Estado, Políticas Públicas e Demandas Sociais
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
  • História, Memória, Patrimônio e Identidade
  • Justiça Restaurativa, Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não-Violenta
  • Política, Judiciário e Direito: politização da justiça e judicialização da política
  • Questão Social, Movimentos Sociais e Serviço Social
  • Relações de opressão, Trabalho, Movimento Agrário e Urbano
  • Repensando o Estado: as ações de enfrentamento ao COVID-19
  • Territórios, Territorialidades, Fronteiras e Desenvolvimento Regional
  • Jovens Pesquisadores e temas contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais

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