A INTER-RELAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: NA ESCOLA DO CAMPO

  • Autor
  • Carolina Nascimento de Jesus
  • Co-autores
  • Rosenilde Nogueira Paniago
  • Resumo
  • A presente pesquisa, insere-se no Programa do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás. O objetivo consiste em investigar se há evidências da inter-relação entre o ensino de Ciências e Educação Física na escola do campo. Os objetivos específicos consistem em: Identificar as vozes dos professores das escolas do campo sobre a inter-relação do ensino de Ciências e Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental e desenvolver um produto educacional com vistas a inter-relacionar o ensino de Ciências e Educação Física por meio de diferentes estratégias didáticas. A pesquisa utiliza-se a abordagem qualitativa e a entrevista narrativa com dois professores que ministraram as disciplinas de Ciências e Educação Física. Os resultados iniciais sinalizaram que não há articulação entre a disciplina de Educação Física e de Ciências. A partir disso, elaborou-se um produto educacional com diferentes estratégias didáticas envolvendo temática de Ciências e Educação Física que está desenvolvido em escolas da área rural. No que refere-se a uma proposta para o trabalho na escola localizada na área rural, significa que a proposta deve atender às singularidades  socioambientais, culturais e econômicas das crianças, de jovens e dos adultos que vivem e sobrevivem neste espaço. 

  • Palavras-chave
  • Educação Física; Ensino de Ciências; Escola no/do campo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
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