BRINQUEDOTECA: uma investigação das possibilidades de ações interdisciplinares na formação dos pedagogos

  • Autor
  • Merie Bitar Moukachar
  • Co-autores
  • Regina Rosa dos Santos Leal
  • Resumo
  •  

    Neste texto apresentamos uma pesquisa realizada cujo objetivo foi o de investigar o espaço e tempo da brinquedoteca como um laboratório de pesquisas sobre o brincar, os jogos e as brincadeiras, articulados aos processos educativos nos cursos de Pedagogia. Este tema se justifica, pois torna-se necessário aprofundar a concepção de brinquedoteca como um espaço científico de aprendizagem, com ferramentas que possibilitam o aprimoramento da concepção do brincar, dos jogos e das brincadeiras na formação dos pedagogos para seu trabalho futuro na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Em termos metodológicos, na pesquisa qualitativa desenvolvida em uma Faculdade de Educação de uma Universidade pública, foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação tendo como sujeitos, as/os estudantes e professores/as da faculdade que se propuseram a participar. Para tanto, foi constituído incialmente um Grupo de Estudos com os estudantes, que teve como objetivo não somente desenvolver, coletivamente, estudos para aprofundamento teórico sobre o tema, mas também desenvolver, no espaço da brinquedoteca, atividades experimentais no formato de oficinas e atividades lúdicas, com o intuito de aprofundar, do ponto de vista prático, as leituras sobre a brinquedoteca na formação lúdica do pedagogo. Os professores também participaram como sujeitos da pesquisa, ao responderem a um questionário, que investigou outras possibilidades de ações na brinquedoteca, articuladas às disciplinas do curso. Como resultados da pesquisa, foram encontrados diversos argumentos teóricos, também constatados nas respostas ao questionário, apoiando a ideia da brinquedoteca como um laboratório de significativa importância na formação do educador. No entanto, ainda foram detectadas muitas fragilidades na efetivação de práticas que possam, de fato, legitimar esse espaço na formação do professor, implementando a utilização permanente da brinquedoteca como laboratório de ações cientificas e interdisciplinares, tal como requer uma formação de qualidade para pedagogos, na sua formação, para enfrentar os desafios do mundo atual.

  • Palavras-chave
  • brinquedoteca, brincar, jogos, brincadeiras, formação docente
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
Voltar Download
  • Biopolítica e Necropolítica
  • Comunicação, Cultura, Mídia e Indústria Criativa
  • Direitos Humanos e Fundamentais: perspectivas jurídicas, políticas e sociais
  • Diversidades, Gêneros e Sexualidades: desafios contemporâneos
  • Educação em espaços formais e informais
  • Estado, Políticas Públicas e Demandas Sociais
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
  • História, Memória, Patrimônio e Identidade
  • Justiça Restaurativa, Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não-Violenta
  • Política, Judiciário e Direito: politização da justiça e judicialização da política
  • Questão Social, Movimentos Sociais e Serviço Social
  • Relações de opressão, Trabalho, Movimento Agrário e Urbano
  • Repensando o Estado: as ações de enfrentamento ao COVID-19
  • Territórios, Territorialidades, Fronteiras e Desenvolvimento Regional
  • Jovens Pesquisadores e temas contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais

Comissão Organizadora

Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER
Seminário

Comissão Científica