A LITERATURA QUE NÃO SE LÊ NA ESCOLA: construção de identidades através do conto No Seu Pescoço, de Chimamanda Ngozi Adichie

  • Autor
  • Bruna Agliardi Verastegui
  • Resumo
  • Este artigo tem por objetivo analisar de que forma as pedagogias culturais podem construir e moldar identidades a partir das representações encontradas nas produções literárias contemporâneas de autoria feminina. Sabe-se que a literatura enquanto componente curricular no Ensino Médio ocupa, geralmente, o período de uma hora por semana, o que limita o ato da leitura e dá preferência por autores do cânone literário que, de maneira geral, é composto por homens. Devido a isso, onde a literatura de autoria feminina e contemporânea se encontra? Em outros espaços que não se constituem como ambientes formais de ensino, mas que também incutem nos sujeitos formas de ser, agir e pensar, transformando-os. Para analisar essas questões, analiso o conto “No Seu Pescoço”, de Chimamanda Ngozi Adichie, fazendo uso dos conceitos de representação, identidade e pedagogias culturais pelas lentes dos Estudos Culturais, área em que a cultura possui caráter central e constitutivo tanto na sociedade, quanto nos sujeitos.     

  • Palavras-chave
  • Estudos Culturais; Pedagogias Culturais; Representações; Literatura; Literatura Nigeriana.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em espaços formais e informais
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