OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A TÉCNICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANÉSIA. COM DESTAQUE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL II

  • Autor
  • Amanda Oliveira
  • Co-autores
  • Ana Caroline Lourenço , Cláudia Rocha
  • Resumo
  •  

    O papel da escola não se limita à formação técnico-científica dos alunos, o mundo moderno tem delegado várias funções para essa instituição, sobretudo uma formação mais ampla dos estudantes. Partindo do pressuposto que a inserção da criança nessa nova visão educacional é capaz de produzir frutos mais profícuos. Objetivos: Com o objetivo de analisar a aplicabilidade dos quatros pilares da educação, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a aprender e aprender a ser, numa escola de educação infantil do município de Goianésia, essa pesquisa foi despertada nas estagiárias do 6º período do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás-UEG, campus-Goianésia . Metodologia: Para esse estudo, unimos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na obra de Delors (1999) e outros e pesquisa qualitativa denominada observação participante. Resultados e Discussões:  foi observado que os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a aprender e aprender a ser, são desenvolvidas com excelência no processo de ensino- aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Goianésia. O trabalho pedagógico dessa unidade de Educação Infantil é realizado em parceria com todos os atores como: os funcionários, os gestores, alunos, pais enfim toda comunidade educativa. O processo de ensino-aprendizagem ocorre de modo lúdico sendo os conteúdos dinâmicos, com brincadeiras criativas, músicas que estimulam a imaginação, o cognitivo e a socialização das crianças, preparando-as, para integrá-las no meio social. Uma educação promissora consegue transmitir bases para que as crianças continuem a aprender ao longo de toda a vida. Considerações finais: A observação participante aliada ao estudo bibliográfico da obra Educação um Tesouro a Descobrir ratifica sobejamente a propositura inicial, identificando a vivência dos quatro pilares na escola do munícipio de Goianésia.

     

  • Palavras-chave
  • Pilares. Educação. Aprendizagem.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Políticas públicas de avaliação
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 03/10 a 06/10/2017. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

Expediente

Periodicidade da publicação: Anual

Modalidade de publicação: On-line

Idioma que serão aceitos os artigos: Português

Autor corporativo: 

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)

Coordenação dos cursos de História e Pedagogia
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
Goianésia-GO, Brasil

Contato: coord.goianesia@ueg.br

Periodicidade da publicação: Anual

Modalidade de publicação: On-line

Idioma que serão aceitos os artigos: Português

RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

Corpo editorial/Comitê científico:

Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Endereço postal

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
Goianésia-GO, Brasil

Contato Principal

Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br

A publicação do trabalhos aceitos começou a partir de 2017.