LIBRAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS,ATRAVÉS DO PROJETO SOCIAL VOLUNTARIO DESPERTAR DO SILÊNCIO

  • Autor
  • Daniele Rufino da Silva Soares
  • Co-autores
  • Leandro da Silva Sousa
  • Resumo
  • LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS, ATRAVES DO PROJETO SOCIAL VOLUNTARIO DESPERTAR DO SILÊNCIO.

     

     

    Daniele Rufino da S. Soares¹, Leandro da Silva Sousa², Euzeanne Elias de Souza Rodrigues³.

     

    Libras é a língua usada pela comunidade surda brasileira oficializada pela lei 10436/2002, como meio de comunicação dessa comunidade, é uma língua natural dotada de estrutura e gramática própria de modalidade gestual visual. O objetivo dessa pesquisa é apresentar a Libras através Projeto Social Voluntário Despertar do Silêncio desenvolvendo a mesma em espaços não formais da cidade de Goianésia-Go, onde a comunidade ouvinte tenha contato com a realidade vivenciada pelos surdos, quebrando as barreiras impostas pela falta da acessibilidade comunicacional e a inclusão do surdo na sociedade. A metodologia adotada nesta pesquisa é de cunho bibliográfico e qualitativo, pautada no Projeto intitulado como Projeto Social Voluntário Despertar do Silêncio e autores: Frinzanco e Lopes (2009), Amaral (1993), Gohn (2006), Mantoan (2003), Sacks (2010), Quadros (2006) dentre outros. Pesquisa documental embasada nos seguintes documentos: Constituição Federal (1988), PCN (2001), LDB (1996) etc. E pesquisa de campo utilizando como ferramenta entrevistas semiestruturadas em órgãos públicos e privados, tendo como finalidade contribuir para a inclusão social do surdo. Ao longo de três anos se percebe em Goianésia GO, que ainda há o desconhecimento da lei 10.436/2002, contudo o interesse dos ouvintes na busca da aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais está fluindo a partir da insistência e luta do Projeto e da comunidade surda pela inclusão dos mesmos na sociedade, onde estes desenvolvem Libras nas Praças, nas igrejas, nas empresas e etc. Através da realização do Projeto pode se perceber que é necessário o ensino de Libras em espaços não formais, onde divulgue e apresente a comunidade surda como autores de uma história, de uma identidade e cultura, trazendo a consciência de respeito quebrando os paradigmas que foram perpetuados e arraigados na comunidade surda brasileira. As Políticas Públicas e o trabalho voluntário e de pesquisa são as alavancas para impulsionar o crescimento e conquistas da comunidade surda de Goianésia.

    Palavras-chave: LIBRAS. Inclusão. Espaços não Formais.

     

     

    ¹ Acadêmica no 7º período do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na UEG – Câmpus Goianésia, danielerufino23@gmail.com.

    ² Acadêmico no 7º período do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na UEG – Câmpus Goianésia, leandro.philosophus@gmail.com.

    ³ Orientadora Euzeanne Elias de Souza Rodrigues

  • Palavras-chave
  • LIBRAS. Inclusão. Espaços não Formais.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas e Processos de Avaliação
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2018. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

Expediente

Comissão organizadora 

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Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
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Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
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Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


Autor corporativo:

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Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil

Contato Principal

Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
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E-mail: buenograca@bol.com.br

Periodicidade da publicação: Anual

Modalidade de publicação: On-line

Idioma que serão aceitos os artigos: Português

RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

Corpo editorial/Comitê científico:

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Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

 

 

Endereço postal

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ANAIS DO SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG CAMPUS GOIANÉSIA V. 1, 2017

 

1. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – ESTUDO DE CASO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL MAGNÓLIA PROTÁSIO MACHADO, GOIANÉSIA, GOIÁS. 

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83746

2. EDUCAÇÃO NO TRANSITO

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83762

3. MÉTODO ABA NO AUTISMO

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83770

4. MÚSICA CAIPIRA SERTANEJA: 1950-70 DA CULTURA A REPRESENTAÇÃO DO FETICHE DE GÊNERO

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83768

5. O USO DO LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83747

6. OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A TÉCNICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANÉSIA. COM DESTAQUE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL II

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83743

7. PRINCESAS DISNEY: PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NO IMAGINÁRIO INFANTIL

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83769

8. QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: COMO TEM SIDO A PLICAÇÃO DELES NA EDUCAÇÃO INFANTIL II, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANESIA

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83744

9. SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: ENFRENTAMENTOS ATUAIS

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83742

10. UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, PERANTE OS SEUS 4 PILARES

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83745

 

Visite a página do eventohttps://www.doity.com.br/iv-simposio-de-ensino-pesquisa-e-extensao