Encontramos no Brasil, desigualdades profundas desde sua origem cultural e histórica, refletindo isso nos dias atuais. O ultimo País a abolir a escravidão e o segundo maior do mundo com negros, perdendo apenas para a Nigéria. Desde que aconteceu a libertação dos escravos, eles acabaram ficando sem lugar na sociedade, completamente marginalizados, fazendo com que o país implantasse manobras de inclusão dos mesmos. As Ações Afirmativas e Políticas Públicas tornaram – se uma pauta extremamente significativa no contexto social brasileiro, uma vez que as mesmas visam apoio a grupos menores.
Além do Brasil, outros países do globo também adotaram políticas raciais, a exemplo dos Estados Unidos da América (EUA). As políticas de proteção de ambos os países serão citadas no decorrer do presente estudo, focando em seus princípios históricos, suas semelhanças e diferenças.
O presente trabalho também analisou como a legislação nesse tema pode apresentar critérios não objetivos, devido à dificuldade trazida das múltiplas conceitualizações de quais são os indivíduos negros na sociedade brasileira. Isso porque a miscigenação do povo brasileiro difere da população dos EUA, país do qual originou as políticas de cotas do Brasil, onde a referência conceitual para que um indivíduo seja considerado negro está pautada na ancestralidade africana. Enquanto no Brasil, além da miscigenação racial, há o fator econômico a ser analisado, pois é um dos principais fatores que afetam a população negra, sendo a principal marca e prejuízo que cerceia a sua plena inclusão social.
Para que os princípios da Constituição Brasileira de 1988 prevaleçam, foi necessário a implementação de ações afirmativas no Brasil. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 2012, de forma unânime, pela constitucionalidade da política de cotas raciais nas universidades brasileiras, baseado em princípios presentes na Constituição Federal. No decorrer da pesquisa, analisamos o processo de criação e implementação de programas de cotas raciais no Brasil em universidades brasileiras. Trazendo a origem e a constitucionalidade das cotas perante as leis brasileiras que, constitucionalmente, tem como fundamento a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sem discriminação de raça ou qualquer forma de desigualdade no país.
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2018. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
Corpo editorial da revista:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo:
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br
Periodicidade da publicação: Anual
Modalidade de publicação: On-line
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.
Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.
Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.
Corpo editorial/Comitê científico:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br
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Comissão organizadora
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Professores membros:
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Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
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1. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – ESTUDO DE CASO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL MAGNÓLIA PROTÁSIO MACHADO, GOIANÉSIA, GOIÁS.
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2. EDUCAÇÃO NO TRANSITO
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83762
3. MÉTODO ABA NO AUTISMO
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4. MÚSICA CAIPIRA SERTANEJA: 1950-70 DA CULTURA A REPRESENTAÇÃO DO FETICHE DE GÊNERO
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6. OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A TÉCNICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANÉSIA. COM DESTAQUE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL II
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7. PRINCESAS DISNEY: PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NO IMAGINÁRIO INFANTIL
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8. QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: COMO TEM SIDO A PLICAÇÃO DELES NA EDUCAÇÃO INFANTIL II, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANESIA
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9. SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: ENFRENTAMENTOS ATUAIS
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10. UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, PERANTE OS SEUS 4 PILARES
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Visite a página do evento: https://www.doity.com.br/iv-simposio-de-ensino-pesquisa-e-extensao