A história do processo de inclusão no Brasil:Um olhar voltado para os colégios estaduais de Goianésia 2°fase do ensino fundamental

  • Autor
  • Andreia Aparecida Ribeiro Mendes
  • Co-autores
  • Isabela Cristina Magalhães Costa
  • Resumo
  • Seja devido às leis ou até mesmo pelo aumento dos portadores de necessidade especial e a diversidade existente nas instituições de ensino, o processo de inclusão se encontra amplamente interligado ao ambiente escolar. O mesmo tem como objetivo acolher a todos sem restrições, independente de sua de cor, classe social, religião e condições físicas e psicológicas. Sendo assim, nosso estudo traz como objetivo verificar se o processo de inclusão educacional está realmente sendo cumprido como assegura a lei nº 208, de ensino para todos, além de observar as metodologias educacionais que são utilizadas no processo de inclusão estão sendo feitas de forma significativa, e contribuindo para que a criança ou adolescente seja incluso no ciclo escolar de forma ativa e participativa. Utilizaremos em nosso trabalho tanto pesquisa de campo realizada por meio de questionário com os professores de apoio e regentes além de entrevista com alguns dos alunos das unidades escolares e também bibliográfica que angariarão ainda mais nosso conhecimento sobre o tema trabalhado, visando um aprofundamento do estudo para uma melhor compreensão dos aspectos teóricos sobre formas de obter uma inclusão para esses alunos, e subsídios consistentes quanto ao assunto investigado gerando condições para melhor organizar e desenvolver o trabalho.  Percebe-se que o necessário não é apenas manter os alunos em sala de aula, mas fazer com que o mesmo se envolva com as atividades dentro e fora da sala de aula, juntamente com os demais alunos, de forma igualitária. O conhecimento da diferença deve ser integrado na compreensão da diversidade humana. É importante conhecer as diferenças para promover a inclusão e não para justificar a separação. As caracterizações mais comuns devem vir aliadas a indicações pedagógicas, para que o professor possa pensar sobre as melhores estratégias no processo de inclusão de seus alunos. Visando que o processo de inclusão engloba o desenvolvimento de um conjunto de competências que farão fluir a aprendizagem do aluno de forma a atender o grau de necessidade de cada um. Os professores detêm o conhecimento, sendo preciso usar diferentes estratégias e metodologias para alcançar os objetivos propostos para a inclusão. O professor possui papel ativo, sendo capaz de desafiar o aluno para que este se sinta cada vez mais hábil ao realizar uma tarefa considerada difícil de acordo com as suas necessidades especiais.

  • Palavras-chave
  • Inclusão, Educação, Escola.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Pesquisas Interdisciplinares em Educação e História
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2018. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

Expediente

Comissão organizadora 

Corpo editorial da revista:

Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


Autor corporativo:

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil

Contato Principal

Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br

Periodicidade da publicação: Anual

Modalidade de publicação: On-line

Idioma que serão aceitos os artigos: Português

RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.

Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.

Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho

10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.

Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.

Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

Organização:

Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.

Corpo editorial/Comitê científico:

Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

 

 

Endereço postal

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
Goianésia-GO, Brasil

Contato Principal

Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089 
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br

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Comissão organizadora 

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Professores membros:

Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento

Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português


Autor corporativo:

Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
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Contato Principal

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Rua 35 nº 436 - Setor Sul
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ANAIS DO SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG CAMPUS GOIANÉSIA V. 1, 2017

 

1. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – ESTUDO DE CASO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL MAGNÓLIA PROTÁSIO MACHADO, GOIANÉSIA, GOIÁS. 

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83746

2. EDUCAÇÃO NO TRANSITO

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83762

3. MÉTODO ABA NO AUTISMO

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83770

4. MÚSICA CAIPIRA SERTANEJA: 1950-70 DA CULTURA A REPRESENTAÇÃO DO FETICHE DE GÊNERO

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83768

5. O USO DO LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83747

6. OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A TÉCNICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANÉSIA. COM DESTAQUE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL II

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83743

7. PRINCESAS DISNEY: PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NO IMAGINÁRIO INFANTIL

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83769

8. QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: COMO TEM SIDO A PLICAÇÃO DELES NA EDUCAÇÃO INFANTIL II, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANESIA

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83744

9. SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: ENFRENTAMENTOS ATUAIS

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83742

10. UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, PERANTE OS SEUS 4 PILARES

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83745

 

Visite a página do eventohttps://www.doity.com.br/iv-simposio-de-ensino-pesquisa-e-extensao