O trabalho apresentado aborda uma análise crítica sobre como o imaginário “viking” foi criado durante os séculos XIX-XXI, serão analisadas principalmente as produções artísticas desse período (como livros, cinema, teatro, histórias em quadrinhos e etc). Tais obras foram um marco na construção de estereótipos errôneos dos povos que viveram na região da Escandinávia no século XIII ao XI, o presente trabalho buscará também um estudo mais profundo do imaginário medieval e assim compreender o impacto na sociedade do século XXI e como a população enxerga os vikings, pois segundo François Laplantine (1997) o imaginário é uma abordagem que trata de como o homem utiliza-se das imagens e símbolos para liberta-se delas ou modifica-las, em um processo de criação. Através de pesquisas de campo e de entrevistas com questionários objetivos focando em acadêmicos de universidades e alunos do ensino básico, desenvolvendo assim um perfil do imaginário viking transmitido pelas mídias e sua influência para a educação, pois como Langer (2009) ressalta a partir do século XX os Vikings se popularizaram nos filmes e HQ-Histórias em quadrinhos-, essas obras são de grande importância por popularizar personagens históricos, e também para prolongar certos imaginários, porém as mesmas são reféns da vendagem, Pois os autores ao fugir do imaginário coletivo corre o risco de não agradar ou chamar tanta atenção, então o roteiro acaba em certos estereótipos. A sociedade “Viking” deve ter sua relevância e sua história respeitada, pois seu legado está presente em nossa sociedade, tanto em cultura e costumes, como segundo Langer (2002) no quesito Viking, o imaginário que surgiu desde antes da cristianização no final da Era Viking, gerou estereótipos aos como: Guerreiros impiedosos, cometendo barbáries, elmos com chifres, estupradores, piratas pagãos, sem higiene, beberrões e etc. Esses estereótipos surgiram no início do século XIX, torna-se importante compreender e analisar de forma mais crítica essa situação que a história viking sofre na nossa sociedade, limitada claramente aos estereótipos, e quanto mais o tempo passa mais a sociedade tem fixado esse imaginário coletivo porem obsoleto, parafraseando Langer (2002) Vivemos em um mundo onde o estereótipo está repleto de imagens fantasiosas sobre o passado, tais estereótipos estão muito bem estruturados na nossa sociedade e teremos muita dificuldade para elimina-los.
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2018. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
Corpo editorial da revista:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo:
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br
Periodicidade da publicação: Anual
Modalidade de publicação: On-line
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.
Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.
Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.
Corpo editorial/Comitê científico:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br
Expediente
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Corpo editorial da revista:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
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Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
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1. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – ESTUDO DE CASO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL MAGNÓLIA PROTÁSIO MACHADO, GOIANÉSIA, GOIÁS.
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83746
2. EDUCAÇÃO NO TRANSITO
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83762
3. MÉTODO ABA NO AUTISMO
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83770
4. MÚSICA CAIPIRA SERTANEJA: 1950-70 DA CULTURA A REPRESENTAÇÃO DO FETICHE DE GÊNERO
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83768
5. O USO DO LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83747
6. OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A TÉCNICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANÉSIA. COM DESTAQUE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL II
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83743
7. PRINCESAS DISNEY: PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NO IMAGINÁRIO INFANTIL
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83769
8. QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: COMO TEM SIDO A PLICAÇÃO DELES NA EDUCAÇÃO INFANTIL II, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANESIA
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83744
9. SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: ENFRENTAMENTOS ATUAIS
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83742
10. UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, PERANTE OS SEUS 4 PILARES
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83745
Visite a página do evento: https://www.doity.com.br/iv-simposio-de-ensino-pesquisa-e-extensao