O VÍNCULO AFETIVO NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO X UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  • Autor
  • Jaqueline Silva Lima
  • Co-autores
  • Evanildes Brandão Santos
  • Resumo
  • O VÍNCULO AFETIVO NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO X UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

    Evanildes Brandão Santos[1],Jaqueline Silva Lima[2]

     

     

    Este trabalho fundamenta-se em apresentar a importância e influência dos vínculos afetivos da criança para o desenvolvimento eficaz do processo de aprendizagem significativa, compreendendo como esses vínculos surgem e se desenvolvem desde a relação entre crianças e a família até o reflexo sobre o vínculo entre professor e aluno. Objetiva-se buscar nas principais obras educacionais e pedagógicas sendo elas CUNHA (2008), CHALITA (2004), FREIRE (1997), PIAGET (1975), WALLON (1954) entre outras, referências sobre afetividade, aprendizagem significativa e o vínculo de dependência entre ambos, elencando obras contemporâneas que refletem sobre as contribuições do vínculo afetivo para o processo de aprendizagem escolar. Para este estudo, além da realização de uma vasta pesquisa bibliográfica, será também realizada pesquisa de campo de caráter investigativo exploratório, por meio da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas destinadas tanto aos professores quanto aos alunos de algumas instituições do município. A afetividade está ligada diretamente a toda e qualquer forma de sentimento e relação humana e juntamente com a aprendizagem constitui        um dos fatores primordiais para o desenvolvimento e evolução da sociedade que hoje conhecemos.  Para Piaget, é incontestável que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento e desenvolvimento da inteligência. Sem esse vínculo afetivo não existiria interesse, nem motivação e como conseqüência perguntas não seriam levantadas e dessa forma, não haveria inteligência. Sendo assim, é possível afirmar que a afetividade é uma condição necessária na constituição e desenvolvimento da inteligência. Durante todo o processo de escolarização da criança pressupõe-se que haverá varias interações sociais, nas quais a afetividade estará imprescindivelmente presente. Cabe a escola proporcionar um espaço de reflexões sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo assim para o desenvolvimento de um ser com consciência crítica e transformadora, sendo que esse processo não deveria dissociar-se da afetividade. O professor é fundamental na busca de uma aprendizagem significativa para os alunos, e a afetividade é um dos elementos que mais influenciam esse processo.

    Palavras-chave: Afetividade. Aprendizagem. Criança.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • AFETIVIDADE. APRENDIZAGEM. CRIANÇA.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Políticas e Processos de Avaliação
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Apresentação

Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia,  irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2018. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.

O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG)  para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico,  por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.

O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.

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RESUMO SIMPLES - PÔSTER

Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)

  1. Os resumos deverão estar digitados em editor de texto Word (Office 97-2016), fonte Arial, estilo normal, tamanho 12, em português, espaçamento simples (1,0) entre linhas.
  2. Utilizar as seguintes margens: superior e esquerda 3.0 cm, margem direita e inferior 2.0 cm; fonte Arial, estilo normal papel A4.
  1. Os resumos deverão conter os seguintes itens:

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Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.

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Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.

Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

A apresentação do pôster deverá obedecer aos seguintes itens:

  • Tamanho sugerido de 120 cm (altura) x 90 cm (largura).
  • O pôster deve conter: título, autores, endereço de e-mail do autor(s), uma breve introdução, objetivos, metodologia ou material e métodos, resultados (parciais ou concluídos), considerações finais e referências.
  • Deve-se utilizar o uso de recursos visuais, como imagens, quadros, tabelas, figuras e fotos, no pôster.
  • O tamanho da fonte deve ser suficiente para permitir a leitura a uma distância de 2 metros (sugere-se tamanho 32 para o texto principal, em espaço 1,5 entre linhas).
  • Pode – se imprimir o pôster em papel ou lona de vinil.
  • No dia e horário da apresentação do pôster, os apresentadores, devidamente inscritos no evento, deverão ficar disponíveis ao lado de seu pôster durante todo o período preestabelecido. A ausência ou afastamento do apresentador do pôster no horário determinado implicará no não recebimento do comprovante de apresentação.
  • A confecção do pôster será de responsabilidade do autor(s), seguindo as normas estabelecidas. Os locais e horários de apresentação do pôster serão divulgados na semana do evento.

Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.

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ANAIS DO SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UEG CAMPUS GOIANÉSIA V. 1, 2017

 

1. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – ESTUDO DE CASO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL MAGNÓLIA PROTÁSIO MACHADO, GOIANÉSIA, GOIÁS. 

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83746

2. EDUCAÇÃO NO TRANSITO

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83762

3. MÉTODO ABA NO AUTISMO

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83770

4. MÚSICA CAIPIRA SERTANEJA: 1950-70 DA CULTURA A REPRESENTAÇÃO DO FETICHE DE GÊNERO

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83768

5. O USO DO LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83747

6. OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A TÉCNICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANÉSIA. COM DESTAQUE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL II

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83743

7. PRINCESAS DISNEY: PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NO IMAGINÁRIO INFANTIL

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83769

8. QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: COMO TEM SIDO A PLICAÇÃO DELES NA EDUCAÇÃO INFANTIL II, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANESIA

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83744

9. SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: ENFRENTAMENTOS ATUAIS

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83742

10. UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, PERANTE OS SEUS 4 PILARES

https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83745

 

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