O VÍNCULO AFETIVO NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO X UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Evanildes Brandão Santos[1],Jaqueline Silva Lima[2]
Este trabalho fundamenta-se em apresentar a importância e influência dos vínculos afetivos da criança para o desenvolvimento eficaz do processo de aprendizagem significativa, compreendendo como esses vínculos surgem e se desenvolvem desde a relação entre crianças e a família até o reflexo sobre o vínculo entre professor e aluno. Objetiva-se buscar nas principais obras educacionais e pedagógicas sendo elas CUNHA (2008), CHALITA (2004), FREIRE (1997), PIAGET (1975), WALLON (1954) entre outras, referências sobre afetividade, aprendizagem significativa e o vínculo de dependência entre ambos, elencando obras contemporâneas que refletem sobre as contribuições do vínculo afetivo para o processo de aprendizagem escolar. Para este estudo, além da realização de uma vasta pesquisa bibliográfica, será também realizada pesquisa de campo de caráter investigativo exploratório, por meio da aplicação de um questionário com questões objetivas e subjetivas destinadas tanto aos professores quanto aos alunos de algumas instituições do município. A afetividade está ligada diretamente a toda e qualquer forma de sentimento e relação humana e juntamente com a aprendizagem constitui um dos fatores primordiais para o desenvolvimento e evolução da sociedade que hoje conhecemos. Para Piaget, é incontestável que o afeto desempenha um papel essencial no funcionamento e desenvolvimento da inteligência. Sem esse vínculo afetivo não existiria interesse, nem motivação e como conseqüência perguntas não seriam levantadas e dessa forma, não haveria inteligência. Sendo assim, é possível afirmar que a afetividade é uma condição necessária na constituição e desenvolvimento da inteligência. Durante todo o processo de escolarização da criança pressupõe-se que haverá varias interações sociais, nas quais a afetividade estará imprescindivelmente presente. Cabe a escola proporcionar um espaço de reflexões sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo assim para o desenvolvimento de um ser com consciência crítica e transformadora, sendo que esse processo não deveria dissociar-se da afetividade. O professor é fundamental na busca de uma aprendizagem significativa para os alunos, e a afetividade é um dos elementos que mais influenciam esse processo.
Palavras-chave: Afetividade. Aprendizagem. Criança.
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2018. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
Corpo editorial da revista:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo:
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
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Modalidade de publicação: On-line
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Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.
Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.
Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.
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