V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: QUESTÕES EM DEBATE
08 A 11 DE OUTUBRO DE 2018
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Origem, Trajetória e Legislação
Cristina Rodrigues de Assunção Borges[1], Leicy Francisca da Silva(a)[2]
Resumo: O atual trabalho tem como finalidade apresentar a trajetória da Educação Ambiental e a forma como é tratada na legislação brasileira. Com o avanço da industrialização, passaram a surgir às dificuldades ambientais e estes, por sua vez, acabaram comprometendo a qualidade de vida dos indivíduos. A tomada de consciência deste acontecimento está transformando a percepção da humanidade em relação ao meio ambiente e a precisão de uma nova postura em relação ao meio ambiente.A revolução industrial mostrou ao mundo uma nova maneira de fabricar produtos, houve uma troca do trabalho artesanal pelo assalariado. E com a utilização de combustíveis fosseis em grande escala, trouxe muitas conseqüências como, por exemplo, o crescimento descontrolado. Assim o homem passou a produzir mais do que era necessário para sua sobrevivência. Nesta perspectiva, todas essas transformações sociais trouxeram vários danos ao meio ambiente, como por exemplo, o aumento da poluição do ar. É indispensável detectar os problemas e projeção de saídas por meio de ações educativas. Dessa forma, a Educação Ambiental deve ser desenvolvida e vivenciada de modos peculiares, principalmente nas escolas. A educação ambiental é um modo compreensivo de educação, por meio de um método pedagógico participativo que induz ao estudante um pensamento crítico sobre os problemas ambientais. Nesse sentido, tem-se a Educação Ambiental Crítica, também intitulada como transformadora ou emancipatória e de caráter interdisciplinar, surgiu do cunho entre a pedagogia de Paulo Freire e da pedagogia crítica, cujo início se deu na teoria do materialismo histórico-dialético, na qual aproxima para uma prática revolucionária para entender a realidade social e seus problemas. Para o desenvolvimento da pesquisa, procurou-se fundamentação teórica em autores que revelam reflexões sobre a história da Educação Ambiental , como Genebaldo Dias e no pensamento de Paulo Freire, à luz do materialismo histórico-dialético. Dessa forma, analisando toda a trajetória da EA, percebeu-se que não foi ocorrida de modo aleatório, mais sim, através de processos históricos.
Palavras-chave:Educação Ambiental. Legislação. Paulo Freire.
[1] Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na UEG – Campus Anápolis, cristinaassuncao5@gmail.com.
[2] Professora Orientadora do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na UEG – Campus Anápolis, leicyf@hotmail.com.
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2018. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
Corpo editorial da revista:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo:
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
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Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br
Periodicidade da publicação: Anual
Modalidade de publicação: On-line
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.
Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.
Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.
Corpo editorial/Comitê científico:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
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Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
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Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
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Nilma Cristina MirandaToledo
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Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
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Contato Principal
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