O presente texto trata-se de uma análise bibliográfica a respeito da importância dos espaços de culto afro-brasileiros e das irmandades católicas negras no Brasil entre o século XVII ainda período colonial até o início do século XX. Como referencial teórico são utilizados livros e artigos científicos tendo como principais autores: Giordani (1993) que retrata as religiões africanas tradicionais, Souza (1986) e Mott (1997) a respeito da religiosidade Católica que fazia parte do dia a dia dos colonos, Mattos (2009) sobre as práticas do calundu, Silva (1994) sobre o candomblé e outros assuntos pertinentes as religiões afro-brasileiras, Costa (1998) a respeito dos festejos dos santos negros e Albuquerque (2006) que fundamenta a pesquisa tratando das relações de parentesco simbólicos, das irmandades negras e da formação dos chamados terreiros de candomblé. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa desenvolvida através de análises bibliográficas em obras especializadas. A pesquisa caminha expondo aspectos das religiões influentes em África e que vieram para o Brasil com os negros na condição de escravos e que chegadas aqui se fundiram com o catolicismo português e com as práticas indígenas dos nativos, o processo de aculturação e de morte social do negro, Também é trabalhado nessa pesquisa o início das praticas do Candomblé que unia curandeirismo, adivinhações e possessões e que mais uma vez unia aspectos de outras culturas principalmente indígenas, além da história das irmandades católicas erguidas por negros e que eram reconhecidas pela Igreja Católica em um período em que Igreja e Estado unidos pelo regime do Padroado detinham total controle sob a colônia, é discutido também o culto aos santos negros e a Nossa Senhora do Rosário como modelos ideais de vida cristã e os festejos desses santos pelos associados dessas irmandades. Falar sobre esse tema torna-se importante uma vez que ainda há muito preconceito acerca das formas de religiosidade negra que sempre tem sido demonizada ou considerada profana por indivíduos que não levam em consideração o sentido de tais praticas e cultos muito menos as vê como possibilidade de culto ancestral e de oportunidade de integrar de fato uma sociedade que os exclui e minimiza.
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2018. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
Corpo editorial da revista:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Autor corporativo:
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br
Periodicidade da publicação: Anual
Modalidade de publicação: On-line
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
Escrever apenas nome e sobrenome dos autores, em forma de texto corrido, separados por vírgula. Não escrever qualquer outro termo, como autor e coautores, professor orientador etc.
Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
10. Conter apenas filiação institucional e e-mail do autor(s), formação, curso que frequenta e ou professor orientador.
Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
Cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goianésia.
Corpo editorial/Comitê científico:
Professores membros:
Arlene Alves Antunes Pereira
Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
Dario Leopoldino da Costa
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues
Hermes Gonçalves da Silva
Kátia Regina Rodrigues de Oliveira
Leicy Francisca da Silva
Maria das Graças Bueno da Silva
Nilma Cristina MirandaToledo
Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Universidade Estadual de Goiás - Campus Goianésia(UEG)
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
Rua 35 nº 436 - Setor Sul
CEP 76381-089
Goianésia-GO, Brasil
Telefone: +55 62 3353 4277
E-mail: buenograca@bol.com.br
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Comissão organizadora
Corpo editorial da revista:
Professores membros:
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Cristina Araújo Oliveira
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Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
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Contato Principal
Maria das Graças Bueno da Silva
Diretora do câmpus Goianésia
Universidade Estadual de Goiás
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1. A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL – ESTUDO DE CASO ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL MAGNÓLIA PROTÁSIO MACHADO, GOIANÉSIA, GOIÁS.
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83746
2. EDUCAÇÃO NO TRANSITO
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83762
3. MÉTODO ABA NO AUTISMO
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83770
4. MÚSICA CAIPIRA SERTANEJA: 1950-70 DA CULTURA A REPRESENTAÇÃO DO FETICHE DE GÊNERO
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83768
5. O USO DO LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIANÉSIA: INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM.
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83747
6. OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A TÉCNICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANÉSIA. COM DESTAQUE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL II
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83743
7. PRINCESAS DISNEY: PRODUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS NO IMAGINÁRIO INFANTIL
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83769
8. QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO: COMO TEM SIDO A PLICAÇÃO DELES NA EDUCAÇÃO INFANTIL II, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE GOIANESIA
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9. SOCIEDADE E EDUCAÇÃO: ENFRENTAMENTOS ATUAIS
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10. UM NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO, PERANTE OS SEUS 4 PILARES
https://www.doity.com.br/anais/sep/trabalho/83745
Visite a página do evento: https://www.doity.com.br/iv-simposio-de-ensino-pesquisa-e-extensao