INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Jaqueline Paiva Costa, Maria Ribeiro Gonçalves da Conceição
Resumo:
A pesquisa tem por objetivo evidenciar a necessidade e a probabilidade de inclusão da pessoa com autismo na escola comum, os requisitos e perspectivas de mudança de conduta dos professores e toda instituição de ensino na organização do trabalho pedagógico em consequência das características particulares dos alunos, analisando as possibilidades, assim como, as dificuldades que os encontram no trabalho de inclusão dos alunos autistas no ensino regular e como a integração com ambiente influencia de forma direta ou indireta na aprendizagem do aluno. Também será realizada uma pesquisa de campo envolvendo a inclusão de alunos autistas na primeira etapa do ensino fundamental.
Palavras-chave: Autismo. Inclusão. Aprendizagem.
Introdução
A inclusão educacional visa uma maior interação de crianças com necessidades educacionais com outros alunos no ensino regular, garantindo melhor aprendizagem, maior diversidade e no caso da criança autista favorecendo no seu desenvolvimento. Estar junto de outras crianças, ter que compartilhar e mudar hábitos, são tarefas extremamente complicadas, pois uma das principais características do autismo é a dificuldade de se relacionar e comunicar.
Objetivos
Analisar os benefícios da inclusão aos alunos e buscar variadas formas pedagógicas de interação da criança autista na sala de aula.
Metodologia
A presente pesquisa utiliza-se de revisões bibliográficas, artigos e pesquisa de campo, com observações e entrevistas com pessoas que trabalham diretamente com o autista. Investigando e discutindo os benefícios e dificuldades da educação inclusiva.
Resultados e Discussões
Com os resultados parciais, percebe-se que a inclusão de alunos autistas no ensino regular enfrenta grandes desafios, principalmente, na formação acadêmica de professores de sala de aula e toda a equipe da instituição de ensino e a falta de recursos e materiais disponíveis na escola para o atendimento destes alunos, em específico para autistas.
Conclusão
É possível concluir que existem várias formas pedagógicas de interação do aluno na sala de aula. Sendo a inclusão capaz de proporcionar benefícios aos alunos autistas e uma maior interação, fazendo com que todos aprendam com as diferenças, pois o coletivo pode fazer com que a criança autista se desenvolva melhor. O convívio social das crianças autistas na escola propicia estímulos às suas capacidades, impedindo um isolamento contínuo.
Referência
SANTOS, Ana Maria Tarcitano dos (2008), SILVA, Evaldo Alves da. (2011), UCHÔA, Yasmim Figueredo (2015).
Apresentação
Os cursos de História e Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás campus Goianésia informam que o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG campus Goianésia, irá acontecer dos dias 08/10 a 11/10/2018. O evento, de acontecimento Anual, trará ao público discussões acerca de importantes políticas educacionais e seus reflexos na educação.
O Simpósio conta com especialistas das principais Instituições de Ensino Superior do estado (UFG, PUC-GO, FACEG e UEG) para promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico, por meio de palestras e debates sobre as políticas públicas atuais voltadas para a educação, com mesas-redondas, simpósios temáticos posteres e minicursos.
O principal objetivo do Simpósio, é oferecer aos estudantes das graduações em licenciatura, pós-graduação, egressos, docentes e profissionais da área educacional, debates referentes às principais questões tratadas nas políticas educacionais, socializar e divulgar resultados de pesquisas que comprovem transformações e progressos no campo educacional.
Expediente
Comissão organizadora
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Bráulio Fernando da Silva
Cristina Araújo Oliveira
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Sebastiana Perpétua Rezende Silva
Ubiraci Victovik do Nascimento
Periodicidade da publicação: Anual
Idioma que serão aceitos os artigos: Português
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Normas para Resumo científico de trabalho concluído ou em andamento (apresentação na forma de pôster)
Título: o título do resumo deverá ser em letra maiúscula, em negrito, centralizado, fonte Arial, estilo normal, tamanho 12.
Nomes e sobrenomes dos autores: deverão ser escritos nesta ordem e estar três linhas abaixo do título (pular duas linhas), alinhados à direita. Utilizar fonte Arial, tamanho 12.
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Informações do autor/autores: deve ser escrito em nota de rodapé em fonte Arial, tamanho
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Corpo do resumo estruturado: deverá estar duas linhas abaixo do endereço do autor (pular uma linha). O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.
Devem constar nos resumos: Introdução; Objetivo; Metodologia ou Material e Métodos; Resultados/ ou discussões (parciais ou concluído); Considerações finais.
Palavras-chave: Redigir na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. Deverá conter três palavras- chave.
Fonte de Financiamento: Após os autores pular uma linha e informar fontes de financiamento (custeio, quando for o caso), em letra Arial, tamanho 12.
Obs: Os grupos de pôsteres deverão conter no máximo quatro componentes, incluindo o professor orientador.
Organização:
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