Alfabetização científica: construindo Pluviômetro caseiro como recurso didático para a educação básica da Escola Municipal Dr. Antônio Gomes de Barros, União dos Palmares, Alagoas

  • Autor
  • José Lidemberg de Sousa Lopes
  • Co-autores
  • Maria Ranielle da Rocha Silva , Maria Vitória da Rocha Silva
  • Resumo
  •  

    A segurança de ambientes escolares, nos últimos anos está no cerne de discussões em relação a ambientes vulneráveis a riscos, seja social ou ambiental. O objetivo desse trabalho foi a construção de pluviômetro caseiro pelos discentes da escola, visto que a comunidade a qual está inserida passa por constante enchentes sempre que chove a cima de 50 mm. A presente pesquisa faz parte de um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas/FAPEAL, em que o título do projeto é “mapeamento de escolas públicas que se encontram em situação de exposição à riscos socioambientais no município de União dos Palmares – Al. Nesse contexto, o termo alfabetização científica (AC) serviu de base para aplicarmos na pesquisa, onde segundo Alves (2018), a alfabetização científica tem a premissa de aproximar os conhecimentos cotidianos da Ciência, e a sala de aula e a escola propícia para que a atividade seja executada com sucesso, estimulando o aluno a usar e criar ferramentas de pesquisa, para compreender coisas ligadas ao processo da formação da natureza, dentre outros fenômenos.. Há uma crescente complexidade conceitual a respeito do espaço, da interação homem e natureza e das transformações do espaço geográfico. A escola que foi realizada as atividades do projeto central foi a “Escola Municipal Dr. Antônio Gomes de Barros” no Distrito de Rocha Cavalcanti em União dos Palmares, Alagoas. A modelo do pluviômetro caseiro foi desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais-Cemaden Educação das pesquisadoras Dra. Rachel Trajber, Dra. Ana Gabriela Araújo, onde se pretende responder alguns questionamentos: como se observa e mensura o volume de chuvas no território da escola? Como se instala uma rede de pluviômetros na comunidade escolar? Por que é importante saber o quanto choveu ou há quanto tempo não chove? As etapas metodológicas aplicadas na pesquisa foram: a) pesquisas bibliográficas de trabalhos acadêmicos, bibliotecas virtuais, sites, sobre autores e pesquisadores que trabalham na construção de materiais didáticos, nesse caso, o pluviômetro caseiro; b) visita in loco a escola para mostrar o projeto ao corpo escolar; c) palestra e oficina para a confecção dos pluviômetros caseiros. Após, a confecção dos pluviômetros, escolhemos um para ficar permanente na escola, pois enquanto os alunos estiverem freqüentando a escola, os mesmos terão incentivos de observar e coletar os dados de chuvas nos aparelhos instalados no ambiente o qual eles fixaram os que eles produziram. Como resultado inicial foi pedido que os discentes, após a construção de seus pluviômetros, os mesmo levasse para suas residências e lá com ajuda de um responsável, fixassem em um local aberto ou em um ambiente superior que os mesmos pudessem analisar a quantidade de chuvas que caia diariamente. Também foi entregue a cada um, uma ficha para os mesmos coletassem os dados diariamente. 

     

  • Palavras-chave
  • Precipitação, Material Didático, Ludicidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

APRESENTAÇÃO


A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que  também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


 

Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que  submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Órgãos da Uneal que organizaram o evento:

Prograd - Propep - Proext

Comissão editorial e científica do SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

E-mail: sepex@uneal.edu.br

APRESENTAÇÃO


O Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 a 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Incluiu também atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


PÚBLICO ALVO

  • Comunidade interna e externa;
  • Reitor e Pró-Reitores da UNEAL;
  • Parceiros dos projetos e programas;
  • Representantes de segmentos sociais relacionados ao ensino, pesquisa e extensão;
  • Avaliadores e colaboradores ad hoc para as ações de ensino, pesquisa e extensão;
  • Público atendido pelos projetos ou programas;
  • Alunos da educação básica com os seus respectivos professores, coordenadores, supervisores de iniciação à docência, preceptores e docentes orientadores dos residentes que atuam nas escolas da região;
  • Servidores e alunos da UNEAL distribuídos nos seus Campi;
  • Professores coordenadores dos projetos e programas e os respectivos bolsistas;
  • Pesquisas voluntárias guiadas por orientadores.

Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL


Equipe gestora envolvida


Reitor

Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais

Vice-Reitor

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Pró-reitoria de Extensão - PROEXT

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Direção do Campus I

Diretora
Profa. Dra. Cristina Maria Bezerra de Oliveira

Vice-diretor
Profa. Dr. Augusto Ferreira Ramos Filho

Direção do Campus II

Diretor

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Vice-diretora

Profa. Ma. Maria do Carmo Carneiro

Direção do Campus III

Diretor

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Vice-Diretora

Profa. Dra. Denize dos Santos

Direção do Campus IV

Diretor

Prof. Esp. Petrúcio Remígio de Siqueira

Vice-diretor

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Direção do Campus V

Diretor

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Vice-Diretor

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Direção do Campus VI

Diretor

Profa. Ma. Ilda Elizabeth Acioly Lima

Vice-diretor

Prof. Esp.Roberto Cesar Alves Correia


Comissão de organização geral do evento SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Ma. Ilda Elizabeth Acioly Lima

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Prof. Esp. Petrúcio Remígio de Siqueira

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Cristina Maria Bezerra de Oliveira

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Comissão editorial e científica do SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2023


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto