LABORATÓRIO ABERTO E DESIGN EDUCACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE SEA PARA O ENSINO DE FÍSICA

  • Autor
  • Sarah Moreira Lopes
  • Co-autores
  • Janesmar Camilo de Mendonça Cavalcanti
  • Resumo
  • Desenvolveu-se e validou-se novas sequências de ensino

    aprendizagem, utilizando-se das metodologias de laboratório aberto e design

    educacional, mais especificamente DBA - Aprendizado Baseado em Design,

    para que futuras tecnologias educacionais facilitadoras do processo de

    ensino aprendizado sejam implementadas. Sabe-se que, ao se trabalhar com

    sequências de ensino aprendizagem, é extremamente importante considerar

    os diversos “universos” dos alunos, assim como no design educacional, em

    que se pressupoe imprescindivel, a contextualização processual. O objetivo

    é criar um ambiente estimulante, que possa auxiliar na compreensão e na

    aplicação de conteudos classificados como “distantes de realidades” para os

    alunos, unindo-se ao laboratório aberto, que oferece ambiente de liberdade e

    autonomia e consequentemente melhor aprendizado. Desmistifica-se a ideia

    de que a física se resume a cálculos de difíceis resoluções, mas que podemos

    sim trazê-la para vivências do cotidiano e auxiliar no desenvolvimento

    científico. Foi desenvolvida uma correlação entre o processo de ensino

    aprendizagem, advinda das metodologias de laboratório aberto e design

    educacional, além do método de predizer, observar e explicar. Duas turmas

    do terceiro ano do ensino médio foram auxiliadoras para que uma análise

    estatística fosse feita, portanto, um questionário foi aplicado junto de uma

    pergunta chave sobre eletricidade estática e um experimento virtual no PHET,

    nas referidas turmas. Uma pergunta chave estratégica foi elaborada “O que

    acontece quando usamos um fone de ouvido conectado a um objeto ligado

    a tomada?” e foi obtida algumas hipóteses como resposta, como por exemplo,

    “choque”, “curto-circuito”, “explosão”, entre outros. Logo em seguida, o

    questionário foi aplicado para compreender até onde os alunos possuíam

    conhecimento sobre a temática abordada e, posteriormente, um experimento

    virtual do PHET “Jonh Travoltagem” foi exibido aos alunos, que retornaram a

    responder o questionário. Com isso, foi realizada uma análise antes e depois

    do experimento virtual e da SEA. Pôde-se observar, após lançarmos a

    pergunta chave e aplicar um grau de experimentação nível dois, e ao analisar

    os resultados da primeira aplicação do questionário, que os alunos possuíam

    um conhecimento breve sobre algumas questões do tema, mas que as

    dúvidas eram ainda maiores do que sua base de conhecimento, principalmente em relação aos termos científicos. Logo após a aplicação do

    experimento virtual, houve uma evolução significativa no aprendizado, por

    parte de ~60% dos alunos participantes. Pormenorizando os resultados

    observa-se que, independente da questão analisada, houve acréscimos

    satisfatórios em todos os percentuais de respostas corretas, superior a 50%,

    e diminuição em todos os percentuais de respostas incorretas, superior a

    80%, demonstrando que a união das metodologias de laboratório aberto

    aliada ao redesenho do processo (design) é a base para a criação da SEA

    aqui criada e testada com resultados promissores. Resultados semlhantes

    foram obtidos em outras escolas, e estão sendo agrupados para consolidar o

    trabalho como um todo. Confirma-se, que a união entre as metodologias de

    DBA e LA, é digna de aprimoramentos para se desenvolver novas SEA e

    contribuir com a melhoria do ensino de física, e posterior produtos de base

    tecnológica.

  • Palavras-chave
  • Tecnologia Educacional, Software Educacional.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

APRESENTAÇÃO


A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que  também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


 

Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que  submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Órgãos da Uneal que organizaram o evento:

Prograd - Propep - Proext

Comissão editorial e científica do SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

E-mail: sepex@uneal.edu.br

APRESENTAÇÃO


O Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 a 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Incluiu também atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


PÚBLICO ALVO

  • Comunidade interna e externa;
  • Reitor e Pró-Reitores da UNEAL;
  • Parceiros dos projetos e programas;
  • Representantes de segmentos sociais relacionados ao ensino, pesquisa e extensão;
  • Avaliadores e colaboradores ad hoc para as ações de ensino, pesquisa e extensão;
  • Público atendido pelos projetos ou programas;
  • Alunos da educação básica com os seus respectivos professores, coordenadores, supervisores de iniciação à docência, preceptores e docentes orientadores dos residentes que atuam nas escolas da região;
  • Servidores e alunos da UNEAL distribuídos nos seus Campi;
  • Professores coordenadores dos projetos e programas e os respectivos bolsistas;
  • Pesquisas voluntárias guiadas por orientadores.

Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL


Equipe gestora envolvida


Reitor

Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais

Vice-Reitor

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Pró-reitoria de Extensão - PROEXT

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Direção do Campus I

Diretora
Profa. Dra. Cristina Maria Bezerra de Oliveira

Vice-diretor
Profa. Dr. Augusto Ferreira Ramos Filho

Direção do Campus II

Diretor

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Vice-diretora

Profa. Ma. Maria do Carmo Carneiro

Direção do Campus III

Diretor

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Vice-Diretora

Profa. Dra. Denize dos Santos

Direção do Campus IV

Diretor

Prof. Esp. Petrúcio Remígio de Siqueira

Vice-diretor

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Direção do Campus V

Diretor

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Vice-Diretor

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Direção do Campus VI

Diretor

Profa. Ma. Ilda Elizabeth Acioly Lima

Vice-diretor

Prof. Esp.Roberto Cesar Alves Correia


Comissão de organização geral do evento SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Ma. Ilda Elizabeth Acioly Lima

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Prof. Esp. Petrúcio Remígio de Siqueira

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Cristina Maria Bezerra de Oliveira

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Comissão editorial e científica do SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2023


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto