CARTAS, DEFICIÊNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE OS EGRESSOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA TÊM A NOS DIZER?

  • Autor
  • Elizete Santos Balbino
  • Co-autores
  • Maria Vitoria Alexandre da Silva , Joyse Gomes da Silva
  • Resumo
  • O presente estudo, oriundo de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), teve como objetivo analisar o que os egressos dos Cursos de Pedagogia de uma instituição de ensino superior do estado de Alagoas têm a nos dizer sobre a presença de estudantes com deficiência nas suas salas de aulas, problematizando a ideia sobre a maneira como os pedagogos significam os modos de ser e estar professores desses estudantes nas escolas regulares de ensino. Para tanto, apresentou como pergunta norteadora: o que os egressos dos Cursos de Pedagogia de uma instituição pública do estado de Alagoas têm a nos dizer sobre a presença de estudantes com deficiência nas suas salas de aulas? O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior do estado de Alagoas, cujos participantes foram 14 egressos dos Cursos de Pedagogia que concluíram os cursos no período compreendido entre 2015 a 2020. A coleta dos dados se deu por meio da escrita de cartas, considerada, na literatura pertinente, como uma pesquisa documental. Para a análise dos dados, a organização e as sucessivas leituras das cartas foram realizadas sob inspiração da análise de conteúdo de Bardin (2011), por meio da abordagem qualitativa. As reflexões foram suscitadas a partir da contribuição dos escritos de Diniz (2007), Medeiros (2009), Tardif (2011), Martins (2021), Vasques e Ullrich (2019), Farias (2021), Oliveira e Dias (2022), dentre outros. Os resultados esperados foram que tanto os pedagogos egressos da instituição pesquisada, quanto os bolsistas vinculados ao projeto não vissem nas deficiências apresentadas por seus estudantes um impasse para a aprendizagem escolar, promovendo uma reflexão capaz de desnaturalizar práticas segregadoras que colocam os estudantes com deficiência numa condição de merecedor de caridade e marcados como aqueles que não conseguem aprender e, por isso, rotulados como incapazes. Ao final do estudo realizado, conclui-se que a formação inicial emerge como um elemento importante, considerando que os participantes da pesquisa relatam suas experiências sobre essa fase de suas formações, bem como frisam a importância na participação em projetos de pesquisa e extensão na instituição formadora. Com isso, percebe-se que o tripé da universidade, ensino-pesquisa-extensão, marca de modo positivo a formação dos egressos. Contudo, para além dessa formação, compreende-se a importância do envolvimento do próprio professor, a participação da família, da escola e de todos os profissionais envolvidos na ação educativa. O uso de cartas como forma de contar acerca das experiências com estudantes com deficiência despontou como uma ferramenta que permitiu aos docentes discorrerem sobre suas práticas, como também suscitou uma reflexão em relação ao papel que a universidade exerce na formação deles. Frente ao exposto, os egressos, apesar de reconhecerem a importância da formação inicial para o processo de inclusão escolar, não deixam de mencionar que a formação comprometida com e para todos os alunos precisa ser contínua.

  • Palavras-chave
  • Aluno, Educação, Epístola
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
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APRESENTAÇÃO


A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que  também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


 

Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que  submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Órgãos da Uneal que organizaram o evento:

Prograd - Propep - Proext

Comissão editorial e científica do SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

E-mail: sepex@uneal.edu.br

APRESENTAÇÃO


O Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 a 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Incluiu também atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


PÚBLICO ALVO

  • Comunidade interna e externa;
  • Reitor e Pró-Reitores da UNEAL;
  • Parceiros dos projetos e programas;
  • Representantes de segmentos sociais relacionados ao ensino, pesquisa e extensão;
  • Avaliadores e colaboradores ad hoc para as ações de ensino, pesquisa e extensão;
  • Público atendido pelos projetos ou programas;
  • Alunos da educação básica com os seus respectivos professores, coordenadores, supervisores de iniciação à docência, preceptores e docentes orientadores dos residentes que atuam nas escolas da região;
  • Servidores e alunos da UNEAL distribuídos nos seus Campi;
  • Professores coordenadores dos projetos e programas e os respectivos bolsistas;
  • Pesquisas voluntárias guiadas por orientadores.

Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL


Equipe gestora envolvida


Reitor

Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais

Vice-Reitor

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Pró-reitoria de Extensão - PROEXT

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Direção do Campus I

Diretora
Profa. Dra. Cristina Maria Bezerra de Oliveira

Vice-diretor
Profa. Dr. Augusto Ferreira Ramos Filho

Direção do Campus II

Diretor

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Vice-diretora

Profa. Ma. Maria do Carmo Carneiro

Direção do Campus III

Diretor

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Vice-Diretora

Profa. Dra. Denize dos Santos

Direção do Campus IV

Diretor

Prof. Esp. Petrúcio Remígio de Siqueira

Vice-diretor

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Direção do Campus V

Diretor

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Vice-Diretor

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Direção do Campus VI

Diretor

Profa. Ma. Ilda Elizabeth Acioly Lima

Vice-diretor

Prof. Esp.Roberto Cesar Alves Correia


Comissão de organização geral do evento SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Ma. Ilda Elizabeth Acioly Lima

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Prof. Esp. Petrúcio Remígio de Siqueira

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Cristina Maria Bezerra de Oliveira

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Comissão editorial e científica do SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2023


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto