O presente estudo, oriundo de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e apresentado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL), teve como objetivo analisar o que os egressos dos Cursos de Pedagogia de uma instituição de ensino superior do estado de Alagoas têm a nos dizer sobre a presença de estudantes com deficiência nas suas salas de aulas, problematizando a ideia sobre a maneira como os pedagogos significam os modos de ser e estar professores desses estudantes nas escolas regulares de ensino. Para tanto, apresentou como pergunta norteadora: o que os egressos dos Cursos de Pedagogia de uma instituição pública do estado de Alagoas têm a nos dizer sobre a presença de estudantes com deficiência nas suas salas de aulas? O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior do estado de Alagoas, cujos participantes foram 14 egressos dos Cursos de Pedagogia que concluíram os cursos no período compreendido entre 2015 a 2020. A coleta dos dados se deu por meio da escrita de cartas, considerada, na literatura pertinente, como uma pesquisa documental. Para a análise dos dados, a organização e as sucessivas leituras das cartas foram realizadas sob inspiração da análise de conteúdo de Bardin (2011), por meio da abordagem qualitativa. As reflexões foram suscitadas a partir da contribuição dos escritos de Diniz (2007), Medeiros (2009), Tardif (2011), Martins (2021), Vasques e Ullrich (2019), Farias (2021), Oliveira e Dias (2022), dentre outros. Os resultados esperados foram que tanto os pedagogos egressos da instituição pesquisada, quanto os bolsistas vinculados ao projeto não vissem nas deficiências apresentadas por seus estudantes um impasse para a aprendizagem escolar, promovendo uma reflexão capaz de desnaturalizar práticas segregadoras que colocam os estudantes com deficiência numa condição de merecedor de caridade e marcados como aqueles que não conseguem aprender e, por isso, rotulados como incapazes. Ao final do estudo realizado, conclui-se que a formação inicial emerge como um elemento importante, considerando que os participantes da pesquisa relatam suas experiências sobre essa fase de suas formações, bem como frisam a importância na participação em projetos de pesquisa e extensão na instituição formadora. Com isso, percebe-se que o tripé da universidade, ensino-pesquisa-extensão, marca de modo positivo a formação dos egressos. Contudo, para além dessa formação, compreende-se a importância do envolvimento do próprio professor, a participação da família, da escola e de todos os profissionais envolvidos na ação educativa. O uso de cartas como forma de contar acerca das experiências com estudantes com deficiência despontou como uma ferramenta que permitiu aos docentes discorrerem sobre suas práticas, como também suscitou uma reflexão em relação ao papel que a universidade exerce na formação deles. Frente ao exposto, os egressos, apesar de reconhecerem a importância da formação inicial para o processo de inclusão escolar, não deixam de mencionar que a formação comprometida com e para todos os alunos precisa ser contínua.
APRESENTAÇÃO
A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).
Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX
O participante que submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.
I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);
II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.
III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;
IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);
V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.
Órgãos da Uneal que organizaram o evento:
Prograd - Propep - Proext
Comissão editorial e científica do SEPEX 2023
Prof. Me. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves
Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto
E-mail: sepex@uneal.edu.br
APRESENTAÇÃO
O Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 a 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Incluiu também atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).
PÚBLICO ALVO
Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
Equipe gestora envolvida
Reitor
Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais
Vice-Reitor
Prof. Me. Anderson de Almeida Barros
Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Pró-reitoria de Extensão - PROEXT
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Direção do Campus I
Diretora
Profa. Dra. Cristina Maria Bezerra de Oliveira
Vice-diretor
Profa. Dr. Augusto Ferreira Ramos Filho
Direção do Campus II
Diretor
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Vice-diretora
Profa. Ma. Maria do Carmo Carneiro
Direção do Campus III
Diretor
Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda
Vice-Diretora
Profa. Dra. Denize dos Santos
Direção do Campus IV
Diretor
Prof. Esp. Petrúcio Remígio de Siqueira
Vice-diretor
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Direção do Campus V
Diretor
Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende
Vice-Diretor
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Direção do Campus VI
Diretor
Profa. Ma. Ilda Elizabeth Acioly Lima
Vice-diretor
Prof. Esp.Roberto Cesar Alves Correia
Comissão de organização geral do evento SEPEX 2023
Prof. Me. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Profa. Ma. Ilda Elizabeth Acioly Lima
Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende
Prof. Esp. Petrúcio Remígio de Siqueira
Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda
Profa. Dra. Cristina Maria Bezerra de Oliveira
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira
Profa. Dra. Taline Cristina da Silva
Comissão editorial e científica do SEPEX 2023
Prof. Me. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves
Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto
Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2023
Campus I - Arapiraca-AL
Equipes das Pró-Reitorias
Prograd
Propep
Proext
Campus II - Santana do Ipanema-AL
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Campus III - Palmeira dos Indios-AL
Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda
Profa. Dra. Denize dos Santos
Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira
Profa. Dra. Taline Cristina da Silva
Campus IV - São Miguel dos Campos-AL
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Campus V - União dos Palmares-AL
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva
Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Campus VI - Maceió-AL
Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto