FILME NA SALA DE AULA: MECANISMO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE REDAÇÃO ESCOLAR

  • Autor
  • Emanuele Marques de Sá
  • Co-autores
  • Eduardo da Silva Cabral , Jeniffer Rayane Rocha dos Santos , Pedro Henrique de Melo Barbosa
  • Resumo
  •  

    Com o surgimento dos vestibulares brasileiros no início do século XX e posteriormente com a criação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o gênero dissertativo-argumentativo vem se tornando, ao longo dos anos, parte de maior importância nestes testes admissionais. Desta forma, esse gênero textual filme tem se mostrado, desde então, um dos principais focos dentre os conteúdos de língua portuguesa que devem ser ofertados nos anos finais do ensino médio brasileiro. Embora seja um dos assuntos mais relevantes a serem trabalhados nesta etapa, instituições públicas de ensino ainda enfrentam barreiras com a grade curricular que tende a não favorecer esse conteúdo na sua matriz. Isso tem gerado dificuldades e desvantagens aos estudantes da rede básica quando comparados aos alunos de instituições privadas. O gênero filme é um mecanismo didático-pedagógico que deve estar coerentemente, articulada ao conteúdo curricular e à temática da sala de aula. A estética visual junto com a narrativa têm uma grande aceitação na sociedade. Nas suas diferentes formas, esse gênero traz inúmeros contextos, histórias, questões filosóficas, culturas e entre outros assuntos. Nessa perspectiva, pode servir para diversas interpretações e críticas para diferentes estudos, sendo utilizado como apoio e referência para sustentar o texto de forma que possa extrair o conteúdo abordado. Vale dizer que a motivação para realizar este trabalho surgiu a partir de discussões nos encontros de formação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – CAPES/UNEAL em parceria com escolas da educação básica. O objetivo deste estudo é discorrer sobre o gênero filme, evidenciando sua importância como suporte na produção do texto dissertativo-argumentativo (redação) que é trabalhado nas escolas. Nesse contexto, formulamos a questão norteadora: O gênero filme pode contribuir, de maneira positiva, para as práticas de escrita (redação) de estudantes de instituições públicas de ensino? Para responder a este questionamento, buscamos amparo teórico nos autores:  Koch (2003), Bezerra (2005), Bakhtin (2003), Miller (2012), dentre outros. A pesquisa é de caráter bibliográfico/qualitativa, com foco no gênero dissertativo-argumentativo. Por fim, enfatiza-se aqui que a relevância deste trabalho consiste em poder servir como auxílio ao amadurecimento do olhar crítico dos alunos ao terem acesso às obras dessa natureza. Como resultados, espera-se que os alunos conheçam, não apenas os gêneros abordados, mas sejam bem sucedidos na escrita de textos coerentes, coesos, satisfatórios e significativos. E que o filme possa servir de instrumento auxiliar para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tornando-os capazes de interpretar e compreender a realidade na qual estão inseridos.

  • Palavras-chave
  • Competências. Ensino médio. Multimodalidade.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
Voltar Download

APRESENTAÇÃO


A comunicação oral e a apresentação em banneres dos trabalhos apresentados no Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". Se torna em Anais... A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Os trabalhos apresentados discutiram as bases do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. Por isso que  também os trabalhos mostraram as atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


 

Regulamento da submissão dos trabalhos no SEPEX

O participante que  submeteu o trabalho teve a obrigação primeiro de se inscrever no evento e ler todas as orientações e saber que TODOS OS AUTORES DO TRABALHO DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NO EVENTO.

I. Os trabalhos foram OBRIGADOS a ter um orientador com as afiliações de todos os autores e endereções eletrônicos (E-mail);

II. A organização geral e subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que não tiveram autenticidade acadêmica e ou práticas de plágios, ficando sob a responsabilidade dos autores.

III. O resumo simples pode ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, resultado parcial ou final de atividades do projeto de Iniciação à pesquisa (Pibic), Iniciação à pesquisa tecnológica e inovação (Pibiti), Iniciação à docência (Pibid), Residência pedagógica (RP) e projetos que estão em execução de forma voluntária, mas com orientação;

IV. A comissão cientifica deliberou que os trabalham deveriam ter até cinco autores incluindo o orientador. O trabalho teve um texto único contendo: introdução, objetivo, material e métodos (ou metodologia), resultados e conclusão (ou considerações finais). Título: até 15 palavras; nomes e afiliações dos autores com e-mails (preferencialmente e-mail institucional); resumo com até 500 palavras; Palavras-chave: até cinco palavras separadas por ponto. (regras das ABNT);

V. O RESUMO SIMPLES (regras da ABNT, NBR 6028), foi submetido conforme o Template na aba de submissão de trabalhos neste site.

  • Campus I - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus II - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus III - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus IV - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus V - Ensino, Pesquisa e Extensão
  • Campus VI - Ensino, Pesquisa e Extensão

Órgãos da Uneal que organizaram o evento:

Prograd - Propep - Proext

Comissão editorial e científica do SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto

 

E-mail: sepex@uneal.edu.br

APRESENTAÇÃO


O Seminário de ensino, pesquisa e extensão - SEPEX 2023, da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, aconteceu nos dias 7 a 10 de agosto de 2023, com o tema: "Caminhos para a construção da indissociabilidade". A edição do evento promoveu atividades acadêmicas referentes ao ensino, à pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas e bacharelados nos Campi da Uneal. Incluiu também atividades dos programas de iniciação à docência (Pibid) e de Residência Pedagógica – (RP), no âmbito da Universidade Estadual de Alagoas. Nesse sentido, os Campi da Uneal reviveram mais uma etapa de debates, discussões, apresentação oral, roda de conversa, mini-cursos, oficinas para o público interno e externo. O evento aconteceu de forma híbrida, com as apresentações dos trabalhos de forma presencial e conferências com transmissão no canal youtube da Universidade Estadual de Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8).


PÚBLICO ALVO

  • Comunidade interna e externa;
  • Reitor e Pró-Reitores da UNEAL;
  • Parceiros dos projetos e programas;
  • Representantes de segmentos sociais relacionados ao ensino, pesquisa e extensão;
  • Avaliadores e colaboradores ad hoc para as ações de ensino, pesquisa e extensão;
  • Público atendido pelos projetos ou programas;
  • Alunos da educação básica com os seus respectivos professores, coordenadores, supervisores de iniciação à docência, preceptores e docentes orientadores dos residentes que atuam nas escolas da região;
  • Servidores e alunos da UNEAL distribuídos nos seus Campi;
  • Professores coordenadores dos projetos e programas e os respectivos bolsistas;
  • Pesquisas voluntárias guiadas por orientadores.

Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL


Equipe gestora envolvida


Reitor

Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais

Vice-Reitor

Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Pró-reitoria de Extensão - PROEXT

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Direção do Campus I

Diretora
Profa. Dra. Cristina Maria Bezerra de Oliveira

Vice-diretor
Profa. Dr. Augusto Ferreira Ramos Filho

Direção do Campus II

Diretor

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Vice-diretora

Profa. Ma. Maria do Carmo Carneiro

Direção do Campus III

Diretor

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Vice-Diretora

Profa. Dra. Denize dos Santos

Direção do Campus IV

Diretor

Prof. Esp. Petrúcio Remígio de Siqueira

Vice-diretor

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Direção do Campus V

Diretor

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Vice-Diretor

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Direção do Campus VI

Diretor

Profa. Ma. Ilda Elizabeth Acioly Lima

Vice-diretor

Prof. Esp.Roberto Cesar Alves Correia


Comissão de organização geral do evento SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Ma. Ilda Elizabeth Acioly Lima

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Prof. Esp. Petrúcio Remígio de Siqueira

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Cristina Maria Bezerra de Oliveira

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Comissão editorial e científica do SEPEX 2023


Prof. Me. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Me. Francis Cleiton Balbino da Silva

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2023


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Profa. Dra. Denize dos Santos

Prof. Dr. Almir Almeida de Oliveira

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Profa. Dra. Erica Thereza Farias Abreu

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Profa. Dra. Karla de Oliveira Santos

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos


Campus VI - Maceió-AL

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco De Albuquerque Peixoto