MICROBIOLOGIA EM JOGO: UMA ESTRATÉGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE MICRORGANISMOS

  • Autor
  • Leticia Gama Ferreira
  • Co-autores
  • Bruno Kayky Barbosa de Jesus , Fabiana Farias de Santana , Esmeralda Aparecida Porto Lopes
  • Resumo
  • O objetivo desta atividade foi desenvolver e aplicar uma sequência didática utilizando uma abordagem lúdica para o ensino de conceitos fundamentais da microbiologia, buscando promover a aprendizagem significativa por meio de metodologias ativas, com foco na fixação do conteúdo e no estímulo ao interesse pela ciência. A microbiologia é uma área das Ciências Biológicas que estuda os microrganismos e sua relação com os seres vivos e o ambiente. No entanto, devido à sua natureza invisível aos olhos humanos, seu ensino pode apresentar desafios em contextos escolares. Diante disso, elaborou-se uma sequência didática utilizando uma abordagem lúdica, como estratégia de ensino aprendizagem para tornar os conteúdos mais acessíveis, dinâmicos e atrativos aos estudantes. Essa proposta foi elaborada por discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), no âmbito da disciplina de Microbiologia, e aplicada no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Arapiraca, em uma turma do 3º ano do ensino médio, com 25 alunos. A atividade contou com três etapas: pré-teste, aula expositiva e dinâmica, seguidas de um pós-teste. Inicialmente, foi aplicado um pré-teste contendo 15 questões objetivas, para diagnosticar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os microrganismos. Os alunos tiveram 10 minutos para responder. Em seguida, realizou-se uma aula teórica expositiva, com auxílio de slides, ministrada pelos três integrantes do grupo. O conteúdo abordado incluiu temas como tipos de  microrganismos, suas funções ecológicas, reprodução, patogenicidade, entre outros aspectos relevantes. Após a explicação teórica, os estudantes participaram de uma dinâmica lúdica intitulada “O Mundo Invisível”, baseada em um jogo da memória com 16 cartas por conjunto. A turma foi dividida em três grupos, com cerca de oito alunos cada. O objetivo era relacionar corretamente imagens de microrganismos às suas respectivas descrições, promovendo a fixação do conteúdo de maneira interativa e colaborativa. Para estimular ainda mais o engajamento dos participantes, foi oferecida uma premiação ao grupo que realizasse a atividade no menor tempo possível e com mais acertos. Por fim, aplicou-se um pós-teste, também com 15 questões, para verificar se houve avanço no aprendizado após a sequência didática. Os resultados do pré-teste indicaram um índice de 75% de acertos, com média de 11,25 acertos por questionário. Destaca-se que alguns alunos acertaram todas as questões, enquanto outros acertaram apenas duas. No pós-teste, observou-se um aumento para 79% de acertos, com média de 11,75 questões corretas. Nesse caso, alguns alunos mantiveram o desempenho máximo, enquanto o menor número de acertos foi cinco. Constata-se que a diferença de desempenho entre os testes foi pouco expressiva. Isso pode ser atribuído ao fato de a turma ser composta por alunos do 3º ano do ensino médio, que já haviam tido contato prévio com o conteúdo abordado, o que limita avanços significativos após a intervenção com a microaula e o jogo didático. Conclui-se que, embora os jogos didáticos favoreçam o engajamento e contribuam para a fixação do conteúdo, sua eficácia tende a ser mais perceptível em turmas sem conhecimento prévio do tema ou quando utilizados de forma mais aprofundada e estratégica.

  • Palavras-chave
  • Percurso didático. Gamificação. Avaliação diagnóstica. Ludicidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Campus I
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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2025), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), ocorreu entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, tendo como tema central: “Ensino, pesquisa e extensão: o avanço da tecnologia na era digital”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu diversas atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL. As apresentações abordaram as bases teóricas e práticas que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, evidenciando também as ações desenvolvidas nos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Nesse contexto, os campi da UNEAL vivenciaram mais uma edição marcada por debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, destinadas tanto ao público interno quanto externo. O evento foi realizado de forma híbrida, com apresentações presenciais e conferências transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8

O participante responsável pela submissão do trabalho teve como obrigação inicial realizar sua inscrição no evento e ler atentamente todas as orientações. Ressalta-se que todos os autores dos trabalhos deveram estar devidamente inscritos no evento.

I. Requisitos gerais

  1. Todos os trabalhos submetidos deveram obrigatoriamente contar com um orientador, constando as afiliações institucionais e os endereços eletrônicos (e-mails) de todos os autores.

  2. A organização geral e as subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que apresentassem falta de autenticidade acadêmica ou práticas de plágio, sendo estas de inteira responsabilidade dos autores.

II. Tipos de trabalhos aceitos

  1. O resumo simples pôde ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, bem como de resultados parciais ou finais de atividades vinculadas aos programas de:

    • Iniciação Científica (PIBIC);

    • Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);

    • Iniciação à Docência (PIBID);

    • Residência Pedagógica (RP);

    • e de projetos voluntários que estivessem em execução, desde que contassem com orientação docente.

III. Estrutura e formatação

  1. A Comissão Científica deliberou que cada trabalho poderia ter até cinco autores, incluindo o orientador.

  2. O texto deveria ser único e contínuo, contendo os seguintes elementos:

    • Introdução

    • Objetivos

    • Material e Métodos (ou Metodologia)

    • Resultados

    • Conclusão (ou Considerações Finais)

  3. O título poderia conter até 15 palavras; os nomes e afiliações dos autores, bem como seus e-mails (preferencialmente institucionais), deveriam constar no cabeçalho do trabalho.

  4. O resumo deveria ter até 500 palavras, seguido de palavras-chave (até cinco, separadas por ponto), conforme as normas da ABNT (NBR 6028).

  5. O modelo (template) para submissão esteve disponível na aba “Submissão de Trabalhos” do site oficial do evento.

  • Campus I
  • Campus II
  • Campus III
  • Campus IV
  • Campus V
  • Campus VI
  • Campus VI

Comissão Organizadora

Propep

Comissão Científica

Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext

 

propep@uneal.edu.br

sepex@uneal.edu.br


Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL


Equipe gestora envolvida


Reitor

Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais

Vice-Reitor

Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD

Profa. Dra. Rosa de Lima Medeiros Neta

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Pró-reitoria de Extensão - PROEXT

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Direção do Campus I

Diretor
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Vice-diretor
Prof. Me. José Inaldo Valões

Direção do Campus II

Diretor

Prof. Israel Gomes de Amorim Santos

Vice-diretora

Profa. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho

Direção do Campus III

Diretora

Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos (Diretora)

Vice-Diretora

Profa. Dra. Denise dos Santos

Direção do Campus IV

Diretor

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Vice-diretor

Prof. Me.José Kleber Ivo

Direção do Campus V

Diretor

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Vice-Diretor

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Direção do Campus VI

Diretor

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Vice-diretor

Prof. Dr. Edel Guilherme Silva Pontes

 

Comissão de organização geral do evento SEPEX 2025


Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra.Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva

 


Comissão editorial e científica do SEPEX 2025


Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Dr. José Crisólogo de Sales Silva

 


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Profa. Dra. Iraci Nobre da Silva
Profa. Dra. Maria Margarete de Paiva Silva
Prof. Dr. Pedro Antônio Gomes de Melo
Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos
Profa. Dra. Denise dos Santos


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Me. José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva

Prof. Me. Petrúcio Remigio de Siqueira

Prof. Dr. Willams da Conceição de Oliveira

Prof. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dra. Erica Thereza Farias de Abreu

Prof. Dra. Maria Betânia Rocha de Oliveira

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento


Campus VI - Maceió-AL

Edel Guilherme Silva Pontes

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

A comunicação oral e a apresentação de banners dos trabalhos submetidos ao Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2023) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema “Caminhos para a construção da indissociabilidade”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2023 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.

 

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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2024) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2024 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.