A intervenção foi realizada com bolsistas do PIBID do Campus Universitário Zumbi Dos Palmares da Universidade Estadual de Alagoas com alunos da rede pública municipal na Escola Jairo Correia Viana localizada em União dos Palmares, Alagoas. Essa experiência teve o objetivo de integrar o conteúdo curricular: Formação Territorial do Brasil a uma educação Patrimonial crítica debatendo os impactos e os marcos históricos oriundos da colonização. A experiência é uma junção do assunto em sala: Formação Econômica e Territorial do Brasil, com o tema do projeto: Os sujeitos trilham suas memórias: A educação Patrimonial como ferramenta de ensino na Região Serrana dos Quilombos dos Palmares em Alagoas. Essa atividade se divide em dois momentos: primeiramente o supervisor deu o assunto referente a chegada dos europeus e o início da colonização. Em seguida, fizemos uma análise dos impactos do período colonial e relacionamos esses impactos com o racismo estrutural e questões referentes à desigualdade social moderna. Além disso, para que os alunos pudessem se identificar com o patrimônio de sua cidade abordamos como a chegada dos portugueses interferiu na paisagem em escala mais nacional, como a escravidão, as senzalas e a arquitetura até em uma escala mais regional como a formação dos quilombos e a influência desse período na arquitetura de alguns prédios mais antigos. Além disso, refletimos com os alunos as heranças culturais da colonização como por exemplo:a língua e a religião. A aplicação dessa atividade se torna importante pois inicia um processo de identificação necessária para que o aluno passe a se sentir parte do ambiente em que vive. Além disso, mostra como a Educação Patrimonial pode ser uma ferramenta no ensino de Geografia pois permite não somente a possibilidade de se trabalhar importantes conceitos como a transformação da paisagem, questões referentes ao território e lugar. Como destaca Gonçalves (2005, p. 112), 'a valorização do patrimônio local na educação básica opera como um espelho social, onde os estudantes veem refletidas não apenas as marcas do passado, mas as possibilidades de transformação do seu próprio território'. Nessa abordagem, é possível posicionar o aluno como agente ativo e consciente do processo de formação de sua cultura e território. Nesse sentido, conforme apontado por Ruiz (2021, p. 35) o aluno passa a ser sujeito ativo na construção das suas identidades territoriais e promove uma leitura crítica do espaço geográfico. Essa atividade possibilitou não somente aos alunos uma maneira nova de se enxergar a cidade em que vivemos. Os bolsistas também puderam ampliar seus horizontes e se integrarem a essa perspectiva de Geografia que é pouco abordada no ensino básico. Portanto, a atividade proposta atingiu seu propósito de forma significativa e abre margens para uma nova aplicação e melhorias na metodologia já que não houve a aplicação de questionários. Porém, ainda sim, mesmo em âmbito teórico, essa experiência carrega uma reflexão importante sobre a cidade de União dos Palmares, a geografia e o patrimônio satisfazendo os propósitos iniciais da atividade que não tinha pretensão nenhuma de ser um trabalho acadêmico.
A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2025), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), ocorreu entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, tendo como tema central: “Ensino, pesquisa e extensão: o avanço da tecnologia na era digital”.
Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu diversas atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL. As apresentações abordaram as bases teóricas e práticas que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, evidenciando também as ações desenvolvidas nos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.
Nesse contexto, os campi da UNEAL vivenciaram mais uma edição marcada por debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, destinadas tanto ao público interno quanto externo. O evento foi realizado de forma híbrida, com apresentações presenciais e conferências transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8
O participante responsável pela submissão do trabalho teve como obrigação inicial realizar sua inscrição no evento e ler atentamente todas as orientações. Ressalta-se que todos os autores dos trabalhos deveram estar devidamente inscritos no evento.
Todos os trabalhos submetidos deveram obrigatoriamente contar com um orientador, constando as afiliações institucionais e os endereços eletrônicos (e-mails) de todos os autores.
A organização geral e as subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que apresentassem falta de autenticidade acadêmica ou práticas de plágio, sendo estas de inteira responsabilidade dos autores.
O resumo simples pôde ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, bem como de resultados parciais ou finais de atividades vinculadas aos programas de:
Iniciação Científica (PIBIC);
Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);
Iniciação à Docência (PIBID);
Residência Pedagógica (RP);
e de projetos voluntários que estivessem em execução, desde que contassem com orientação docente.
A Comissão Científica deliberou que cada trabalho poderia ter até cinco autores, incluindo o orientador.
O texto deveria ser único e contínuo, contendo os seguintes elementos:
Introdução
Objetivos
Material e Métodos (ou Metodologia)
Resultados
Conclusão (ou Considerações Finais)
O título poderia conter até 15 palavras; os nomes e afiliações dos autores, bem como seus e-mails (preferencialmente institucionais), deveriam constar no cabeçalho do trabalho.
O resumo deveria ter até 500 palavras, seguido de palavras-chave (até cinco, separadas por ponto), conforme as normas da ABNT (NBR 6028).
O modelo (template) para submissão esteve disponível na aba “Submissão de Trabalhos” do site oficial do evento.
Comissão Organizadora
Propep
Comissão Científica
Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves
Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Prof. Me. Diego Jorge da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima
Prof. Me.José Kleber Ivo
Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva
Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025
Campus I - Arapiraca-AL
Equipes das Pró-Reitorias
Prograd
Propep
Proext
propep@uneal.edu.br
sepex@uneal.edu.br
Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
Equipe gestora envolvida
Reitor
Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais
Vice-Reitor
Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros
Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD
Profa. Dra. Rosa de Lima Medeiros Neta
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Pró-reitoria de Extensão - PROEXT
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Direção do Campus I
Diretor
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Vice-diretor
Prof. Me. José Inaldo Valões
Direção do Campus II
Diretor
Prof. Israel Gomes de Amorim Santos
Vice-diretora
Profa. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho
Direção do Campus III
Diretora
Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos (Diretora)
Vice-Diretora
Profa. Dra. Denise dos Santos
Direção do Campus IV
Diretor
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Vice-diretor
Prof. Me.José Kleber Ivo
Direção do Campus V
Diretor
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Vice-Diretor
Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende
Direção do Campus VI
Diretor
Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia
Vice-diretor
Prof. Dr. Edel Guilherme Silva Pontes
Comissão de organização geral do evento SEPEX 2025
Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende
Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Profa. Dra. Taline Cristina da Silva
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Profa. Dra.Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima
Prof. Me.José Kleber Ivo
Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva
Comissão editorial e científica do SEPEX 2025
Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves
Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima
Prof. Me.José Kleber Ivo
Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva
Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025
Campus I - Arapiraca-AL
Equipes das Pró-Reitorias
Prograd
Propep
Proext
Campus II - Santana do Ipanema-AL
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Prof. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Dr. José Crisólogo de Sales Silva
Campus III - Palmeira dos Indios-AL
Profa. Dra. Iraci Nobre da Silva
Profa. Dra. Maria Margarete de Paiva Silva
Prof. Dr. Pedro Antônio Gomes de Melo
Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos
Profa. Dra. Denise dos Santos
Campus IV - São Miguel dos Campos-AL
Prof. Me. José Kleber Ivo
Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva
Prof. Me. Petrúcio Remigio de Siqueira
Prof. Dr. Willams da Conceição de Oliveira
Prof. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima
Prof. Dra. Erica Thereza Farias de Abreu
Prof. Dra. Maria Betânia Rocha de Oliveira
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Campus V - União dos Palmares-AL
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva
Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Campus VI - Maceió-AL
Edel Guilherme Silva Pontes
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
A comunicação oral e a apresentação de banners dos trabalhos submetidos ao Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2023) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema “Caminhos para a construção da indissociabilidade”.
Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.
As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.
Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2023 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.
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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2024) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas”.
Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.
As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.
Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2024 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.