Educação Patrimonial e Práticas Pedagógicas: experiências das aulas-passeio do/no PIBID em União dos Palmares, Al

  • Autor
  • Gustavo Henrique Valencio
  • Co-autores
  • Herik Roseno Ferreira da Silva , Danilo Antônio Monteiro , Jose Lidemberg de Sousa Lopes
  • Resumo
  •  

    Este trabalho visa analisar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aplicação de práticas de Educação Patrimonial na Escola Municipal Pedro Cândido da Silva, situada no assentamento Cavaco, em União dos Palmares, Alagoas. A pesquisa ressalta a importância do município, que possui um vasto patrimônio histórico e cultural, com destaque para a herança material e imaterial do Quilombo dos Palmares. O PIBID, fomentado pelo MEC e gerido pela CAPES, integra licenciandos ao ambiente escolar público, unindo teoria e prática na formação docente. A educação patrimonial surge como uma ferramenta essencial para formar jovens críticos e conscientes de sua história e de seu lugar, fortalecendo a compreensão da memória coletiva, apesar da negligência do poder público e da limitada mobilização social em relação ao tema. Dessa forma, a metodologia adotada consistiu em observação, registro e exploração durante aulas-passeio. Essa abordagem, conforme sugere Lopes (2008), permite que os alunos construam suas próprias geografias e narrativas a partir da interação direta com o espaço. A observação foi realizada em duas aulas-passeio: a primeira ao Restaurante A Porteira e a segunda ao Território Quilombola do Muquém, com a participação de bolsistas do PIBID, do professor supervisor e dos alunos da escola. O objetivo era contemplar paisagens, explorar objetos antigos e conhecer memórias quilombolas. As atividades foram registradas por meio de relatórios, questionários e desenhos dos trajetos casa-escola. A exploração foi conduzida com explicações do supervisor, dos pibidianos, de guias e em rodas de conversa com moradores. Compreendida como um processo contínuo, a educação patrimonial funciona como um "instrumento de alfabetização cultural" (Horta; Grunberg; Monteiro, 1999), capacitando o indivíduo para uma leitura crítica do mundo e do patrimônio para além de monumentos. As aulas-passeio combatem o "analfabetismo espacial", reconectando os jovens às suas heranças culturais. Os resultados evidenciam o potencial dessa prática. A visita ao Restaurante A Porteira, em 11 de março de 2025, com alunos do 6º e 7º anos, permitiu a observação de paisagens rurais e a exploração de objetos no Museu da Liberdade. Conceitos como espaço geográfico, lugar e território foram trabalhados de forma prática. Em 16 de abril de 2025, a visita à Comunidade Quilombola do Muquém ampliou a compreensão sobre territórios quilombolas, patrimônio e resistência. A atividade incluiu discussões na Ponte da Liberdade, contextualizações históricas e o contato com a agricultura familiar e com artesãs locais, como Dona Irinéia, exemplificando o patrimônio material e imaterial. A jornada revelou a resistência como uma afirmação cultural diária. Por fim, conclui-se que as aulas-passeio desafiam a visão tradicionalista do patrimônio, valorizando o local e o comunitário de forma democrática e inclusiva. A abordagem é inerentemente interdisciplinar, com a geografia dialogando com outras áreas para uma compreensão complexa do patrimônio cultural. Essas experiências formam estudantes mais atentos ao seu entorno, que valorizam suas raízes e constroem uma relação mais viva com a escola e seu território.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Patrimonial, aula-passeio, Geografia escolar, PIBID.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus V
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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2025), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), ocorreu entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, tendo como tema central: “Ensino, pesquisa e extensão: o avanço da tecnologia na era digital”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu diversas atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL. As apresentações abordaram as bases teóricas e práticas que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, evidenciando também as ações desenvolvidas nos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Nesse contexto, os campi da UNEAL vivenciaram mais uma edição marcada por debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, destinadas tanto ao público interno quanto externo. O evento foi realizado de forma híbrida, com apresentações presenciais e conferências transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8

O participante responsável pela submissão do trabalho teve como obrigação inicial realizar sua inscrição no evento e ler atentamente todas as orientações. Ressalta-se que todos os autores dos trabalhos deveram estar devidamente inscritos no evento.

I. Requisitos gerais

  1. Todos os trabalhos submetidos deveram obrigatoriamente contar com um orientador, constando as afiliações institucionais e os endereços eletrônicos (e-mails) de todos os autores.

  2. A organização geral e as subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que apresentassem falta de autenticidade acadêmica ou práticas de plágio, sendo estas de inteira responsabilidade dos autores.

II. Tipos de trabalhos aceitos

  1. O resumo simples pôde ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, bem como de resultados parciais ou finais de atividades vinculadas aos programas de:

    • Iniciação Científica (PIBIC);

    • Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);

    • Iniciação à Docência (PIBID);

    • Residência Pedagógica (RP);

    • e de projetos voluntários que estivessem em execução, desde que contassem com orientação docente.

III. Estrutura e formatação

  1. A Comissão Científica deliberou que cada trabalho poderia ter até cinco autores, incluindo o orientador.

  2. O texto deveria ser único e contínuo, contendo os seguintes elementos:

    • Introdução

    • Objetivos

    • Material e Métodos (ou Metodologia)

    • Resultados

    • Conclusão (ou Considerações Finais)

  3. O título poderia conter até 15 palavras; os nomes e afiliações dos autores, bem como seus e-mails (preferencialmente institucionais), deveriam constar no cabeçalho do trabalho.

  4. O resumo deveria ter até 500 palavras, seguido de palavras-chave (até cinco, separadas por ponto), conforme as normas da ABNT (NBR 6028).

  5. O modelo (template) para submissão esteve disponível na aba “Submissão de Trabalhos” do site oficial do evento.

  • Campus I
  • Campus II
  • Campus III
  • Campus IV
  • Campus V
  • Campus VI
  • Campus VI

Comissão Organizadora

Propep

Comissão Científica

Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext

 

propep@uneal.edu.br

sepex@uneal.edu.br


Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL


Equipe gestora envolvida


Reitor

Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais

Vice-Reitor

Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD

Profa. Dra. Rosa de Lima Medeiros Neta

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Pró-reitoria de Extensão - PROEXT

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Direção do Campus I

Diretor
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Vice-diretor
Prof. Me. José Inaldo Valões

Direção do Campus II

Diretor

Prof. Israel Gomes de Amorim Santos

Vice-diretora

Profa. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho

Direção do Campus III

Diretora

Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos (Diretora)

Vice-Diretora

Profa. Dra. Denise dos Santos

Direção do Campus IV

Diretor

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Vice-diretor

Prof. Me.José Kleber Ivo

Direção do Campus V

Diretor

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Vice-Diretor

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Direção do Campus VI

Diretor

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Vice-diretor

Prof. Dr. Edel Guilherme Silva Pontes

 

Comissão de organização geral do evento SEPEX 2025


Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra.Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva

 


Comissão editorial e científica do SEPEX 2025


Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Dr. José Crisólogo de Sales Silva

 


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Profa. Dra. Iraci Nobre da Silva
Profa. Dra. Maria Margarete de Paiva Silva
Prof. Dr. Pedro Antônio Gomes de Melo
Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos
Profa. Dra. Denise dos Santos


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Me. José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva

Prof. Me. Petrúcio Remigio de Siqueira

Prof. Dr. Willams da Conceição de Oliveira

Prof. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dra. Erica Thereza Farias de Abreu

Prof. Dra. Maria Betânia Rocha de Oliveira

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento


Campus VI - Maceió-AL

Edel Guilherme Silva Pontes

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

A comunicação oral e a apresentação de banners dos trabalhos submetidos ao Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2023) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema “Caminhos para a construção da indissociabilidade”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2023 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.

 

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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2024) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2024 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.