Estudo de Parasitas Intestinais em Escolares de Comunidade Ribeirinha

  • Autor
  • Lucas Gabriel Pereira da Silva
  • Co-autores
  • Myrlla Lopes de Castro Pereira Leandro , Maria Mônica Mikaelly Farias dos Santos , João Vinicius Domingos dos Reis , Maria Denise Mota , Claudimary Bispo dos Santos
  • Resumo
  • Este trabalho tem por objetivo investigar a incidência de parasitoses intestinais em escolares de populações ribeirinhas do município de Piaçabuçu, Alagoas. A temática se mostra relevante tendo em vista que, segundo Alves et al. (2022), comunidades rurais e ribeirinhas, em virtude de limitações no acesso ao saneamento básico, tendem a ser mais vulneráveis a doenças parasitárias. Nessas localidades, é comum o uso da água do rio como principal fonte de higiene e alimentação, o que contribui para a disseminação de agentes patogênicos. A falta de infraestrutura sanitária adequada compromete a saúde da população, especialmente de crianças, tornando necessária a realização de investigações que subsidiem ações educativas e preventivas. A pesquisa caracteriza-se como um estudo descritivo, quantitativo e de intervenção, desenvolvido no âmbito de um projeto de ensino, pesquisa e extensão. As atividades ocorreram na Escola de Educação Básica Padre Luís, localizada Piaçabuçu-AL. Inicialmente, respeitando os princípios éticos da pesquisa com seres humanos, houve a apreciação e aprovação do Comitê de ética em Pesquisa, sob o número CAAE: 81863624.4.0000.5011; e em seguida todos os trâmites pertinentes, tais como: reuniões com os pais/responsáveis para a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e com os alunos para assinatura do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE). A coleta das amostras fecais foi feita individualmente, com o auxílio de frascos apropriados contendo solução de formol a 10% para a conservação do material biológico. As amostras foram posteriormente encaminhadas ao Laboratório de Parasitologia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), onde foram analisadas segundo o método de sedimentação espontânea de Hoffman. Esse método permite a identificação de ovos, larvas e cistos de, fornecendo dados confiáveis sobre a ocorrência de enteroparasitoses na população estudada. Ao todo, foram analisadas 17 amostras fecais de estudantes da instituição, com idades entre 11 e 15 anos. As análises laboratoriais revelaram que 9 amostras (52,9%) apresentaram resultado positivo para a presença de protozoários intestinais, enquanto 8 (47,1%) foram negativas. Entre os protozoários identificados, o mais prevalente foi Giardia lamblia, detectado em cinco amostras (55,6%), seguida por Entamoeba histolytica em três amostras (33,3%), Entamoeba coli em duas amostras (22,2%) e Endolimax nana em uma amostra (11,1%). Os dois últimos não são considerados patogênicos, porém podem ser um indicador da exposição a água e alimentos contaminados, sugerindo a necessidade de melhorias nas condições de higiene e saneamento básico. Ressalta-se que nenhum dos laudos apontou a presença de ovos de helmintos, o que indica ausência de infecções por verminoses nas amostras analisadas. A presença de protozoários patógenos representa risco à saúde desses estudantes, podendo causar quadros clínicos de diarreia, dor abdominal, desnutrição e prejuízo ao desempenho escolar. Apesar do número reduzido de amostras analisadas, os dados obtidos sinalizam a necessidade de ações de saúde pública, como programas de desparasitação, educação em higiene e melhoria das condições de saneamento, para prevenir a disseminação da doença e proteger a saúde dos escolares.

     

  • Palavras-chave
  • Diagnóstico laboratorial. Populações vulneráveis. Análise epidemiológica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus I
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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2025), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), ocorreu entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, tendo como tema central: “Ensino, pesquisa e extensão: o avanço da tecnologia na era digital”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu diversas atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL. As apresentações abordaram as bases teóricas e práticas que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, evidenciando também as ações desenvolvidas nos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Nesse contexto, os campi da UNEAL vivenciaram mais uma edição marcada por debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, destinadas tanto ao público interno quanto externo. O evento foi realizado de forma híbrida, com apresentações presenciais e conferências transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8

O participante responsável pela submissão do trabalho teve como obrigação inicial realizar sua inscrição no evento e ler atentamente todas as orientações. Ressalta-se que todos os autores dos trabalhos deveram estar devidamente inscritos no evento.

I. Requisitos gerais

  1. Todos os trabalhos submetidos deveram obrigatoriamente contar com um orientador, constando as afiliações institucionais e os endereços eletrônicos (e-mails) de todos os autores.

  2. A organização geral e as subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que apresentassem falta de autenticidade acadêmica ou práticas de plágio, sendo estas de inteira responsabilidade dos autores.

II. Tipos de trabalhos aceitos

  1. O resumo simples pôde ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, bem como de resultados parciais ou finais de atividades vinculadas aos programas de:

    • Iniciação Científica (PIBIC);

    • Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);

    • Iniciação à Docência (PIBID);

    • Residência Pedagógica (RP);

    • e de projetos voluntários que estivessem em execução, desde que contassem com orientação docente.

III. Estrutura e formatação

  1. A Comissão Científica deliberou que cada trabalho poderia ter até cinco autores, incluindo o orientador.

  2. O texto deveria ser único e contínuo, contendo os seguintes elementos:

    • Introdução

    • Objetivos

    • Material e Métodos (ou Metodologia)

    • Resultados

    • Conclusão (ou Considerações Finais)

  3. O título poderia conter até 15 palavras; os nomes e afiliações dos autores, bem como seus e-mails (preferencialmente institucionais), deveriam constar no cabeçalho do trabalho.

  4. O resumo deveria ter até 500 palavras, seguido de palavras-chave (até cinco, separadas por ponto), conforme as normas da ABNT (NBR 6028).

  5. O modelo (template) para submissão esteve disponível na aba “Submissão de Trabalhos” do site oficial do evento.

  • Campus I
  • Campus II
  • Campus III
  • Campus IV
  • Campus V
  • Campus VI
  • Campus VI

Comissão Organizadora

Propep

Comissão Científica

Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext

 

propep@uneal.edu.br

sepex@uneal.edu.br


Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL


Equipe gestora envolvida


Reitor

Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais

Vice-Reitor

Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD

Profa. Dra. Rosa de Lima Medeiros Neta

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Pró-reitoria de Extensão - PROEXT

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Direção do Campus I

Diretor
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Vice-diretor
Prof. Me. José Inaldo Valões

Direção do Campus II

Diretor

Prof. Israel Gomes de Amorim Santos

Vice-diretora

Profa. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho

Direção do Campus III

Diretora

Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos (Diretora)

Vice-Diretora

Profa. Dra. Denise dos Santos

Direção do Campus IV

Diretor

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Vice-diretor

Prof. Me.José Kleber Ivo

Direção do Campus V

Diretor

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Vice-Diretor

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Direção do Campus VI

Diretor

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Vice-diretor

Prof. Dr. Edel Guilherme Silva Pontes

 

Comissão de organização geral do evento SEPEX 2025


Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra.Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva

 


Comissão editorial e científica do SEPEX 2025


Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Dr. José Crisólogo de Sales Silva

 


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Profa. Dra. Iraci Nobre da Silva
Profa. Dra. Maria Margarete de Paiva Silva
Prof. Dr. Pedro Antônio Gomes de Melo
Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos
Profa. Dra. Denise dos Santos


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Me. José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva

Prof. Me. Petrúcio Remigio de Siqueira

Prof. Dr. Willams da Conceição de Oliveira

Prof. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dra. Erica Thereza Farias de Abreu

Prof. Dra. Maria Betânia Rocha de Oliveira

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento


Campus VI - Maceió-AL

Edel Guilherme Silva Pontes

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

A comunicação oral e a apresentação de banners dos trabalhos submetidos ao Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2023) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema “Caminhos para a construção da indissociabilidade”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2023 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.

 

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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2024) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2024 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.