Inferência de Sentidos e Informações Implícitas em Textos: Estratégia para a Compreensão e Fluência Leitora

  • Autor
  • Daiane Pontes da SILVA
  • Co-autores
  • Renata Miguel da Cruz , Almir Almeida de Oliveira
  • Resumo
  • RESUMO: Este trabalho tem como foco a intervenção pedagógica em uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá Leite, localizada em Palmeira dos Índios-AL. A proposta se ancora na importância da leitura como prática social e no papel do ensino de língua portuguesa na formação crítica dos alunos, tendo como objetivo investigar de que forma a leitura global de textos pode contribuir para que os estudantes do ensino fundamental desenvolvam a habilidade de inferir o significado de palavras e expressões não coloquiais, promovendo a ampliação da compreensão leitora e o fortalecimento de práticas de leitura como atividade social e formativa. A relevância do estudo reside na necessidade de superação das dificuldades de leitura e escrita, identificadas no diagnóstico inicial da turma, e no fortalecimento das práticas de letramento dos alunos da escola. Com base em uma abordagem de pesquisa-ação de natureza qualitativa Thiollent (1986), a proposta pedagógica está estruturada em uma sequência didática adaptada ao contexto da turma, conforme o modelo desenvolvido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Desenvolvida para 35 alunos de 10 a 14 anos, nesse sentido, os gêneros Fábula, Letra de Canção e Conto foram utilizados como instrumentos para desenvolver a compreensão leitora por meio de atividades de leitura dirigida, escuta ativa, análise contextual, reorganização textual, produção escrita e debates coletivos. O trabalho fundamenta-se nos estudos da concepção dialógica da linguagem de Bakhtin (2003), que entende a construção de sentido como um processo social interativo, crucial para a compreensão de informações implícitas. Cosson (2006) contribui com o letramento literário, e Rojo (2009), com os multiletramentos, ampliando a visão sobre a diversidade de gêneros e linguagens. As estratégias de leitura de Solé (1998) oferecem ferramentas para a construção do significado, enquanto a análise dos gêneros textuais de Marcuschi (2008) auxilia na interpretação, considerando as especificidades de cada tipo de texto. O trabalho está vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de Letras “Gêneros textuais e variação linguística: estratégias de letramento no ensino fundamental”, com apoio da CAPES e com a parceria da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus III. Espera-se que a proposta contribua de forma significativa para a superação das dificuldades de leitura e, consequentemente, para o fortalecimento das competências leitoras dos estudantes da escola pública. Almeja-se que a metodologia aplicada amplie o repertório cultural dos alunos, incentive o senso crítico, a capacidade de inferência e promova uma relação mais engajada com a leitura e a escrita, impactando positivamente seu desempenho escolar.

     Palavras-Chave: Letramento. Interpretação textual. Gênero textual.

  • Palavras-chave
  • Palavras-Chave: Letramento. Interpretação textual. Gênero textual.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Campus III
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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2025), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), ocorreu entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, tendo como tema central: “Ensino, pesquisa e extensão: o avanço da tecnologia na era digital”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu diversas atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL. As apresentações abordaram as bases teóricas e práticas que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, evidenciando também as ações desenvolvidas nos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Nesse contexto, os campi da UNEAL vivenciaram mais uma edição marcada por debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, destinadas tanto ao público interno quanto externo. O evento foi realizado de forma híbrida, com apresentações presenciais e conferências transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8

O participante responsável pela submissão do trabalho teve como obrigação inicial realizar sua inscrição no evento e ler atentamente todas as orientações. Ressalta-se que todos os autores dos trabalhos deveram estar devidamente inscritos no evento.

I. Requisitos gerais

  1. Todos os trabalhos submetidos deveram obrigatoriamente contar com um orientador, constando as afiliações institucionais e os endereços eletrônicos (e-mails) de todos os autores.

  2. A organização geral e as subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que apresentassem falta de autenticidade acadêmica ou práticas de plágio, sendo estas de inteira responsabilidade dos autores.

II. Tipos de trabalhos aceitos

  1. O resumo simples pôde ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, bem como de resultados parciais ou finais de atividades vinculadas aos programas de:

    • Iniciação Científica (PIBIC);

    • Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);

    • Iniciação à Docência (PIBID);

    • Residência Pedagógica (RP);

    • e de projetos voluntários que estivessem em execução, desde que contassem com orientação docente.

III. Estrutura e formatação

  1. A Comissão Científica deliberou que cada trabalho poderia ter até cinco autores, incluindo o orientador.

  2. O texto deveria ser único e contínuo, contendo os seguintes elementos:

    • Introdução

    • Objetivos

    • Material e Métodos (ou Metodologia)

    • Resultados

    • Conclusão (ou Considerações Finais)

  3. O título poderia conter até 15 palavras; os nomes e afiliações dos autores, bem como seus e-mails (preferencialmente institucionais), deveriam constar no cabeçalho do trabalho.

  4. O resumo deveria ter até 500 palavras, seguido de palavras-chave (até cinco, separadas por ponto), conforme as normas da ABNT (NBR 6028).

  5. O modelo (template) para submissão esteve disponível na aba “Submissão de Trabalhos” do site oficial do evento.

  • Campus I
  • Campus II
  • Campus III
  • Campus IV
  • Campus V
  • Campus VI
  • Campus VI

Comissão Organizadora

Propep

Comissão Científica

Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Prof. Me. Diego Jorge da Silva 

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext

 

propep@uneal.edu.br

sepex@uneal.edu.br


Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL


Equipe gestora envolvida


Reitor

Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais

Vice-Reitor

Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD

Profa. Dra. Rosa de Lima Medeiros Neta

Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Pró-reitoria de Extensão - PROEXT

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Direção do Campus I

Diretor
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Vice-diretor
Prof. Me. José Inaldo Valões

Direção do Campus II

Diretor

Prof. Israel Gomes de Amorim Santos

Vice-diretora

Profa. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho

Direção do Campus III

Diretora

Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos (Diretora)

Vice-Diretora

Profa. Dra. Denise dos Santos

Direção do Campus IV

Diretor

Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais

Vice-diretor

Prof. Me.José Kleber Ivo

Direção do Campus V

Diretor

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Vice-Diretor

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Direção do Campus VI

Diretor

Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia

Vice-diretor

Prof. Dr. Edel Guilherme Silva Pontes

 

Comissão de organização geral do evento SEPEX 2025


Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende

Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Taline Cristina da Silva

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra.Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva

 


Comissão editorial e científica do SEPEX 2025


Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros

Profa. Dra. Adenize Costa Acioli

Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino

Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos

Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros

Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves

Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.

Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos

Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho

Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Me.José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva


Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025


Campus I - Arapiraca-AL

Equipes das Pró-Reitorias

Prograd

Propep

Proext


Campus II - Santana do Ipanema-AL

Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos

Prof. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho

Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa

Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo

Profa. Dr. José Crisólogo de Sales Silva

 


Campus III - Palmeira dos Indios-AL

Profa. Dra. Iraci Nobre da Silva
Profa. Dra. Maria Margarete de Paiva Silva
Prof. Dr. Pedro Antônio Gomes de Melo
Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos
Profa. Dra. Denise dos Santos


Campus IV - São Miguel dos Campos-AL

Prof. Me. José Kleber Ivo

Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva

Prof. Me. Petrúcio Remigio de Siqueira

Prof. Dr. Willams da Conceição de Oliveira

Prof. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima

Prof. Dra. Erica Thereza Farias de Abreu

Prof. Dra. Maria Betânia Rocha de Oliveira

Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho


Campus V - União dos Palmares-AL

Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos

Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva

Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva

Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento


Campus VI - Maceió-AL

Edel Guilherme Silva Pontes

Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

A comunicação oral e a apresentação de banners dos trabalhos submetidos ao Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2023) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema “Caminhos para a construção da indissociabilidade”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2023 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.

 

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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2024) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas”.

Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.

As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.

Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2024 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.