O presente trabalho busca evidenciar a importância da mediação pedagógica no processo de aquisição da leitura na primeira infância, destacando a relevância da prática da leitura planejada com intencionalidade. O material aqui apresentado é parte dos estudos vivenciados no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Alagoas, vinculado ao subprojeto Pedagogia - Alfabetização. Para o desenvolvimento das ações, estamos trabalhando com uma abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa-ação. Aqui neste recorte, vamos apresentar os estudos e levantamento de artigos que foram base teórica para compreensão do processo de leitura na primeira infância. Buscou-se evidenciar a importância da mediação pedagógica no processo de aquisição da leitura na primeira infância, destacando a relevância da prática da leitura planejada com intencionalidade. Durante o desenvolvimento das ações interventivas na Educação Infantil foi possível observar o engajamento das crianças durante as propostas de contação de histórias e os demais recursos pedagógicos utilizados nesse processo, evidenciando que a mediação planejada, intencional e sensível, desperta na criança o interesse pelas histórias. “Essa mediação implica a organização intencional de atividades capazes de provocar novas necessidades leitoras na criança, posto que, somente quando devidamente orientada pelo professor e significativa para a criança, a atividade desenvolve e amplia a visão de mundo infantil.”(MARCO, 2020, P. 06). Os textos analisados evidenciam que a mediação não se limita apenas à leitura em voz alta, mas, permite o contato direto dos bebês e crianças com os livros. “É importante proporcionar um ambiente acolhedor, que permita aos bebês ter acesso a livros, conhecer, investigar, tocar, cheirar, levar até a boca, folhear e, às vezes até rasgar, pois é por meio dos sentidos que os bebês fazem as suas leituras e descobertas.” (MARGOTTI; SIMIANO, 2023, p.08). Assim, através desse contato os bebês e crianças começam a estabelecer relações com a narrativa e a partir disso expressar atitudes leitoras (MARCO, 2020). Dessa forma, a pesquisa desenvolvida com base na revisão de artigos científicos e as vivências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), permitiu uma análise mais ampla sobre o papel do educador como leitor modelo, destacando sua importância na formação de leitores desde a primeira infância.
A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2025), da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), ocorreu entre os dias 12 e 14 de agosto de 2025, tendo como tema central: “Ensino, pesquisa e extensão: o avanço da tecnologia na era digital”.
Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu diversas atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL. As apresentações abordaram as bases teóricas e práticas que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, evidenciando também as ações desenvolvidas nos programas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.
Nesse contexto, os campi da UNEAL vivenciaram mais uma edição marcada por debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, destinadas tanto ao público interno quanto externo. O evento foi realizado de forma híbrida, com apresentações presenciais e conferências transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8
O participante responsável pela submissão do trabalho teve como obrigação inicial realizar sua inscrição no evento e ler atentamente todas as orientações. Ressalta-se que todos os autores dos trabalhos deveram estar devidamente inscritos no evento.
Todos os trabalhos submetidos deveram obrigatoriamente contar com um orientador, constando as afiliações institucionais e os endereços eletrônicos (e-mails) de todos os autores.
A organização geral e as subcomissões não se responsabilizaram por trabalhos que apresentassem falta de autenticidade acadêmica ou práticas de plágio, sendo estas de inteira responsabilidade dos autores.
O resumo simples pôde ser resultado de práticas pedagógicas decorrentes do ensino, bem como de resultados parciais ou finais de atividades vinculadas aos programas de:
Iniciação Científica (PIBIC);
Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI);
Iniciação à Docência (PIBID);
Residência Pedagógica (RP);
e de projetos voluntários que estivessem em execução, desde que contassem com orientação docente.
A Comissão Científica deliberou que cada trabalho poderia ter até cinco autores, incluindo o orientador.
O texto deveria ser único e contínuo, contendo os seguintes elementos:
Introdução
Objetivos
Material e Métodos (ou Metodologia)
Resultados
Conclusão (ou Considerações Finais)
O título poderia conter até 15 palavras; os nomes e afiliações dos autores, bem como seus e-mails (preferencialmente institucionais), deveriam constar no cabeçalho do trabalho.
O resumo deveria ter até 500 palavras, seguido de palavras-chave (até cinco, separadas por ponto), conforme as normas da ABNT (NBR 6028).
O modelo (template) para submissão esteve disponível na aba “Submissão de Trabalhos” do site oficial do evento.
Comissão Organizadora
Propep
Comissão Científica
Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves
Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Prof. Me. Diego Jorge da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima
Prof. Me.José Kleber Ivo
Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva
Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025
Campus I - Arapiraca-AL
Equipes das Pró-Reitorias
Prograd
Propep
Proext
propep@uneal.edu.br
sepex@uneal.edu.br
Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
Equipe gestora envolvida
Reitor
Prof. Dr. Odilon Máximo de Morais
Vice-Reitor
Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros
Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD
Profa. Dra. Rosa de Lima Medeiros Neta
Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPEP
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Pró-reitoria de Extensão - PROEXT
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Direção do Campus I
Diretor
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Vice-diretor
Prof. Me. José Inaldo Valões
Direção do Campus II
Diretor
Prof. Israel Gomes de Amorim Santos
Vice-diretora
Profa. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho
Direção do Campus III
Diretora
Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos (Diretora)
Vice-Diretora
Profa. Dra. Denise dos Santos
Direção do Campus IV
Diretor
Prof. Dr. Eduardo Pantaleão de Morais
Vice-diretor
Prof. Me.José Kleber Ivo
Direção do Campus V
Diretor
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Vice-Diretor
Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende
Direção do Campus VI
Diretor
Prof. Esp. Roberto Cesar Alves Correia
Vice-diretor
Prof. Dr. Edel Guilherme Silva Pontes
Comissão de organização geral do evento SEPEX 2025
Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Prof. Dr. Nilton José Melo de Resende
Prof. Dr. Nalfran Modesto Benvinda
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Profa. Dra. Taline Cristina da Silva
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Profa. Dra.Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima
Prof. Me.José Kleber Ivo
Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva
Comissão editorial e científica do SEPEX 2025
Prof. Dr. Anderson de Almeida Barros
Profa. Dra. Adenize Costa Acioli
Profa. Dra. Sanadia Gama dos Santos
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Esp. Valéria Rodrigues Sabino
Profa. Dra. Ana Paula Maia dos Santos
Prof. Dr. Rubens Pessoa de Barros
Profa. Ma. Maryny Dyellen Barbosa Alves
Prof. Dr. Tiago Soares Vicente.
Prof. Esp. Marcos Alexandre da Silva
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
Prof. Dr. Abel Barbosa Lira Neto
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Dariana Nunes dos Santos
Profa. Dra. Jeylla Salome Barbosa dos Santos Lima
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Dra. Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Profa. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima
Prof. Me.José Kleber Ivo
Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva
Comissão de organização nos Campi do SEPEX 2025
Campus I - Arapiraca-AL
Equipes das Pró-Reitorias
Prograd
Propep
Proext
Campus II - Santana do Ipanema-AL
Prof. Dr. Israel Gomes de Amorim Santos
Prof. Dra. Cláudia Cseko Nolasco de Carvalho
Prof. Ma. Loane Márzia Lopes Costa
Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa Macedo
Profa. Dr. José Crisólogo de Sales Silva
Campus III - Palmeira dos Indios-AL
Profa. Dra. Iraci Nobre da Silva
Profa. Dra. Maria Margarete de Paiva Silva
Prof. Dr. Pedro Antônio Gomes de Melo
Profa. Dra. Josiene Maria Falcão Fraga dos Santos
Profa. Dra. Denise dos Santos
Campus IV - São Miguel dos Campos-AL
Prof. Me. José Kleber Ivo
Prof. Me. Marcelo Moreira da Silva
Prof. Me. Petrúcio Remigio de Siqueira
Prof. Dr. Willams da Conceição de Oliveira
Prof. Dra. Jeylla Salomé Barbosa dos Santos Lima
Prof. Dra. Erica Thereza Farias de Abreu
Prof. Dra. Maria Betânia Rocha de Oliveira
Prof. Dr. Andrew Yan Solano Marinho
Campus V - União dos Palmares-AL
Prof. Dr. Clélio Cristiano dos Santos
Profa. Esp. Mirelly Melo da Silva
Prof. Dr. Paulo Cândido da Silva
Profa. Dra. Maria das Graças Correia Gomes
Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento
Campus VI - Maceió-AL
Edel Guilherme Silva Pontes
Prof. Dr. Wellyngton Chaves Monteiro da Silva
A comunicação oral e a apresentação de banners dos trabalhos submetidos ao Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2023) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreram nos dias 8, 9 e 10 de agosto de 2023, com o tema “Caminhos para a construção da indissociabilidade”.
Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.
As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.
Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2023 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.
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A comunicação oral dos trabalhos apresentados no Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX 2024) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto de 2024, com o tema “Ensino, Pesquisa e Extensão: trajetórias e perspectivas”.
Os trabalhos apresentados compõem os Anais do evento, que promoveu atividades acadêmicas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão nos cursos de licenciatura e bacharelado dos diferentes campi da UNEAL.
As apresentações discutiram as bases que sustentam o tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão —, destacando também as ações dos programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) no âmbito da instituição.
Durante o evento, os campi da UNEAL foram palco de debates, rodas de conversa, apresentações orais, minicursos e oficinas, voltados ao público interno e externo. O SEPEX 2024 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões ao vivo pelo canal oficial da Universidade Estadual de Alagoas no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZgpOal7QRP8.