UMA ANÁLISE DA OMISSÃO DE GESTÃO NO GERENCIAMENTO DA ROTINA DIÁRIA DENTRO DE UMA USINA DE FERRO-NÍQUEL

  • Autor
  • Izanilde Silva da Silva
  • Co-autores
  • Kátia Regina R de O Gouveia
  • Resumo
  • Estabilidade operacional também é sinônimo de redução de custo em uma organização, tornando-a competitiva em escala mundial. Para uma maior eficiência operacional o uso de ferramentas de controle de processo dentro de uma organização torna-se essencial, pois através do seu acompanhamento pode ser feita uma análise e compreensão de problemas. tais ferramentas auxiliam os profissionais a entender e compreender as variações de um processo buscando a melhoria da qualidade dos seus resultados através da estabilidade operacional. Este trabalho de pesquisa apresenta a irrelevância da gestão no término da implantação do método gerenciamento da rotina diária   de processo dentro de uma organização. A pesquisa tem o objetivo de levantar as consequências da omissão gerencial e operacional em não analisar e tratar as informações da ferramenta do Gerenciamento da Rotina Diária.  A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e observação participativa em uma indústria. Por fim os resultados obtidos mostram que além da falta de acompanhamento pelos gestores observou-se que os técnicos de produção precisam aprofundar seu conhecimento de processo e ambos necessitam de mudanças de cultura e valor da empresa, entretanto para isso funcionar é o essencial o compromisso e participação de profissionais envolvidos na gestão, operação e processo.

  • Palavras-chave
  • Processo, indicadores, gerenciamento da rotina diária, estabilidade de processo
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Gestão de Processos e Qualidade
Voltar Download

Bem-vindo aos Anais Eletrônicos do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação. Neste espaço são publicados os trabalhos apresentados e aprovados pela comissão científica de todas as edições do Simpósio. 

O Simpósio de Administração e Sistemas de Informação tem periodicidade anual e acontece no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues. O evento tem o objetivo de garantir o espaço para apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento nas áreas de Administração e Tecnologia da Informação (TI). 

A primeira edição do Simpósio aconteceu em 2015. Entre os trabalhos apresentados foram selecionados aqueles que hoje constituem o 3º volume destes Anais Eletrônicos. 

O conteúdo dos resumos aqui publicados é de inteira responsabilidade dos seus autores.

REGRAS PARA SUBMISSÃO

Para enviar seu Resumo Expandido você deverá preencher todos os Dados do Trabalho, selecionar a modalidade de apresentação, Área temática, inserir o título do trabalho, Palavras-chave (separadas por vírgula), Resumo do trabalho e anexar o Trabalho Completo, por fim deverá informar corretamente os dados do(s) autor(es) e escolher a opção “Submeter”.

ATENÇÃO!

            Para submeter resumos, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e confirmado no evento até a data limite de submissão, esse critério evita a cobrança de taxa extra para submissão de trabalhos. O sistema fará a validação no momento da submissão.

1 – Áreas Temáticas

  • Algoritmos e Estruturas de Dados
  • Alinhamento estratégico entre TI e negócio
  • Arquitetura Corporativa
  • Arquitetura de Software de SI
  • Arquiteturas distribuídas, móveis e abertas
  • Datawarehousing e OLAP
  • Empreendedorismo
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Enterprise Information Systems, Enterprise Resource Planning
  • Finanças e Economia
  • Gestão da Sustentabilidade
  • Gestão das Operações e Logística
  • Gestão de Informações e Tecnologia
  • Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
  • Gestão de Processos e Qualidade
  • Governança de TI
  • Marketing
  • Paradigmas de desenvolvimento em SI (Agentes, Aspectos, Modelos (MDD), Componentes, Métodos Formais, Características, TDD, Métodos Ágeis, dentre outros)
  • Planejamento estratégico de sistemas e TI
  • Representação de informações de negócio e gerência de dados e metadados nas organizações

 

2 – Formato dos Resumos:

 

  • O resumo deverá ser enviado no formato ".pdf" tendo no máximo 1 Mb;
  • Um resumo poderá ter, no máximo, 5 (cinco) autores (e co-autores) por trabalho;
  • O corpo do resumo deve ter no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) páginas e respeitar as regras de formatação disponíveis no site do evento e no arquivo “Template_Resumo_Expandido_IVSIADS 2018”, sob pena de ser desconsiderado (não avaliado). O quantitativo de páginas é contado desde o título até a última página com as referências. Não serão aceitos trabalhos ultrapassando este limite.
  • Somente serão aceitos para avaliação os resumos que se enquadrem em uma das Áreas Temáticas do SIADS e que sigam o Modelo de Formatação estabelecido pelo evento;
  • Utilizar o arquivo modelo “Template_Resumo_Expandido_IVSIADS 2018” para redigir o texto, respeitando o padrão de margem e rodapé, as orientações contidas no corpo do documento e o logotipo do SIADS 2018.
  • Serão aceitos trabalhos em português e também em inglês, desde que estes últimos também atendam a estas normas. Os textos submetidos em português devem conter adicionalmente o título (title), o resumo (abstract) e as palavras-chave (keywords) em inglês, obrigatoriamente.
  • Como processador de texto, estimula-se o uso do processador Microsoft Word para evitar perdas de formatação. 
  • Todos os comentários do documento “Template_Resumo_Expandido_IVSIADS 2018” devem ser excluídos antes da submissão do Resumo Expandido;
  • O arquivo submetido deve ser salvo no formato “pdf" com a seguinte sintaxe:

IVSIADS 2018_TITULO DO RESUMO EXPANDIDO.PDF

  • Os trabalhos serão submetidos exclusivamente pelo sistema de submissão da plataforma doity utilizado pelo IV SIADS, impreterivelmente até às 23h59min (horário oficial de Brasília), do dia 15/10/2018.

 

3 – Submissão e Aprovação:

 

  • Cada autor poderá enviar no máximo 3 (três) trabalhos, bem como também são permitidos 3 (três) trabalhos por co-autor.

Serão selecionados os resumos com nota de avaliação mais alta, obedecendo a nota mínima para o aceite do resumo dado pelos avaliadores Ad hoc de 3, em uma escala de 0 a 5.

  • Os resumos expandidos selecionados serão apresentados em formato de pôster (impresso em lona branca, tamanho: 90 cm de largura e 1m20cm de altura), usando como base o documento "Modelo do Banner".
  • Não serão alteradas autorias (inclusões ou exclusões de autores) após o encerramento do processo de submissão.
  • Não são permitidas alterações e formatações no trabalho após a submissão, sendo que a correta formatação e correção ortográfica são de responsabilidade dos autores.
  • Envios e trabalhos fora do padrão serão eliminados.

 

4 – Condições Gerais sobre os Resumos Enviados:

 

            A Publicação do Resumo nos Anais do IV SIADS UEG será realizada considerando que:

1 – O resumo seja apresentado por um autor ou co-autor durante o IV SIADS em data e local a ser definido pela Comissão.

            A apresentação do resumo em forma de “pôster” ocorrerá no dia 27/10, na Universidade Estadual - Câmpus Goianésia, situada à Rua 35, nº 436, Setor Sul, em Goianésia, com início às 9h e encerramento às 12h.

Os resumos deverão ser inéditos e de autoria própria para fins de publicação nos Anais do IV SIADS 2018. A responsabilidade sobre ineditismo e autoria é exclusiva dos autores, sob pena de impedimento de apresentações futuras no IV SIADS ou outras sanções legais que se apliquem. A organização do IV SIADS e o Comitê Científico condenam ações que possam ser consideradas cópia, plágio ou equivalentes.

Os resumos somente serão apresentados no IV SIADS 2018, e será publicado nos Anais, com a inscrição no Congresso de pelo menos um do(s) autor(es) do referido resumo expandido, e que sejam respeitados os prazos estabelecidos no cronograma de datas importantes.

Para fazer jus à publicação do Resumo expandido, é obrigatória sua apresentação no evento. Trabalhos selecionados e não apresentados no IV SIADS 2018, não serão incluídos nos anais do evento.

Os resumos selecionados e apresentados serão publicados nos ANAIS do IV SIADS – UEG com registro no ISSN, em até 60 (sessenta) dias após a apresentação, sendo divulgado no site oficial do evento.

 

5 – Calendário:

 

Datas Importantes – Resumos Expandidos

Atividade

Data

Data de início da submissão de Resumos

13 de Setembro de 2018

Data de término da Submissão de Resumos

12 de Outubro de 2018

Data de início do período de avaliação

13 de Outubro de 2018

Data de término do período de avaliação

16 de Outubro de 2018

Resultado dos Trabalhos Aceitos para Apresentação/ Publicação

17 de Outubro de 2018

Data de início do período de revisão

18 de Outubro de 2018

Data de término do período de revisão

19 de outubro de 2018

Data de término do período de reavaliação dos trabalhos

20 de outubro de 2018

Apresentação dos “pôsteres”

27 de outubro de 2018

 

  • Algoritmos e Estruturas de Dados
  • Alinhamento estratégico entre TI e negócio
  • Arquitetura Corporativa
  • Arquitetura de Software de SI
  • Arquiteturas distribuídas, móveis e abertas
  • Datawarehousing e OLAP
  • Empreendedorismo
  • Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração
  • Enterprise Information Systems, Enterprise Resource Planning
  • Finanças e Economia
  • Gestão da Sustentabilidade
  • Gestão das Operações e Logística
  • Gestão de Informações e Tecnologia
  • Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
  • Gestão de Processos e Qualidade
  • Governança de TI
  • Marketing
  • Paradigmas de desenvolvimento em SI (Agentes, Aspectos, Modelos (MDD), Componentes, Métodos Formais, Características, TDD, Métodos Ágeis, dentre outros)
  • Planejamento estratégico de sistemas e TI
  • Representação de informações de negócio e gerência de dados e metadados nas organizações

Comissão Organizadora

Eduardo José Magalhães
Nilton Ângelo de Moura
Saulo Henrique A/lves dos Santos
Thais Lopes Soares

Comissão Científica

Dario Leopoldino da Costa (UEG)
Eduardo José Magalhães (UEG)
Euzeanne Elias de Souza Rodrigues (UEG)
Ieso Costa Marques (UEG/UNIEVANGELICA)
Juares Aparecido Domingos (UEG/UNIEVANGELICA)
Katia Regina Rodrigues de Oliveira (UEG/UNIEVANGELICA)
Nilda Vieira Gonçalves Santiago (UEG)
Saulo Henrique Alves dos Santos (UEG)
Thais Lopes Soares (UEG)
Wendel Batista Cardoso Celestino (UEG)

Instituição Responsável pela Publicação

Nome: Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Goianésia

Endereço: Rua 35 nº 436 - Setor Sul, Goianésia - Goiás. CEP.: 76.380-000

Fone: (62) 3353-4277

Acesso ao 1º volume dos Anais do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação: https://www.doity.com.br/siads2016/blog/anais