Este resumo é oriundo de um levantamento de dados de determinada empresa, no Departamento de Compras, precisamente na área de suprimentos e almoxarifado, realizado durante o Estágio Supervisionado do curso de Administração, tendo por objetivo identificar o percentual em reais do estoque de produtos que são considerados obsoletos, ou seja, não tiveram movimentação em um período inferior a 365 dias. Como metodologia, foi adotada uma pesquisa qualitativa, onde se evidenciou que não existia um modelo específico para adoção do estoque mínimo. Como base de dados, foi solicitado ao Departamento de Informática da empresa, uma planilha em Excel, baseada na movimentação geral de produtos no período de 01/04/2018 a 31/03/2019. Evidenciou-se que, no período de um ano, 10% dos produtos em estoque não tiveram movimentação, nem de entrada e nem de saída do estoque. O custo da manutenção desse estoque obsoleto é algo em torno de R$ 12,00 a cada R$ 1.000,00 de produtos sem uso. A taxa média de juros utilizada a seguir gira em torno de 1,2% ao mês. Uma empresa, que possui um valor de produtos estocados na casa dos R$ 10.000.000,00, tem uma cifra equivalente a R$ 1.000.000,00 estagnados. Sob esse valor, incide R$ 12.000,00 reais mensais de despesas com juros provenientes dos empréstimos e financiamentos que a empresa tem de arcar, o que perfaz um prejuízo de R$ 144.000,00 anuais. Esse é somente o reflexo imediato. Se considerar os custos de armazenagem e a eventual redução da capacidade de investimento em outras áreas importantes da empresa, o valor final tende a ser mais elevado. Em virtude disso, foram realizados estudos sobre a movimentação dos estoques, com análise do giro de produtos e a otimização dos estoques mínimos. Para melhorar esse prognóstico, foi sugerido a revisão semestral dos estoques mínimos e a adoção da metodologia JIT – “Just In Time”. O conceito de melhoria contínua nos processos estimula o reconhecimento dos erros e trabalha no sentido de eliminá-los por completo. Dentro da filosofia JIT, falhas são utilizadas como fonte de informações para evitar sua repetição.
Bem-vindo aos Anais Eletrônicos do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação. Neste espaço são publicados os trabalhos apresentados e aprovados pela comissão científica de todas as edições do Simpósio.
O Simpósio de Administração e Sistemas de Informação tem periodicidade anual e acontece no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues. O evento tem o objetivo de garantir o espaço para apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento nas áreas de Administração e Tecnologia da Informação (TI).
REGRAS PARA SUBMISSÃO
Para enviar seu Resumo Expandido você deverá preencher todos os Dados do Trabalho, selecionar a modalidade de apresentação, Área temática, inserir o título do trabalho, Palavras-chave (separadas por vírgula), Resumo do trabalho e anexar o Trabalho Completo, por fim deverá informar corretamente os dados do(s) autor(es) e escolher a opção “Submeter”.
ATENÇÃO!
Para submeter resumos, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e confirmado no evento até a data limite de submissão, esse critério evita a cobrança de taxa extra para submissão de trabalhos. O sistema fará a validação no momento da submissão.
1 – Áreas Temática
|
2 – Formato dos Resumos:
IVSIADS 2019_TITULO DO RESUMO EXPANDIDO.PDF
3 – Submissão e Aprovação:
Serão selecionados os resumos com nota de avaliação mais alta, obedecendo a nota mínima para o aceite do resumo dado pelos avaliadores Ad hoc de 3, em uma escala de 0 a 5.
4 – Condições Gerais sobre os Resumos Enviados:
A Publicação do Resumo nos Anais do IV SIADS UEG será realizada considerando que:
1 – O resumo seja apresentado por um autor ou co-autor durante o IV SIADS em data e local a ser definido pela Comissão.
A apresentação do resumo em forma de “pôster” ocorrerá no dia 15 de outubro de 2019, na Universidade Estadual - Câmpus Goianésia, situada à Rua 35, nº 436, Setor Sul, em Goianésia, com início às 19h e encerramento às 22h.
Os resumos deverão ser inéditos e de autoria própria para fins de publicação nos Anais do IV SIADS 2019. A responsabilidade sobre ineditismo e autoria é exclusiva dos autores, sob pena de impedimento de apresentações futuras no IV SIADS ou outras sanções legais que se apliquem. A organização do IV SIADS e o Comitê Científico condenam ações que possam ser consideradas cópia, plágio ou equivalentes.
Os resumos somente serão apresentados no IV SIADS 2019, e será publicado nos Anais, com a inscrição no Congresso de pelo menos um do(s) autor(es) do referido resumo expandido, e que sejam respeitados os prazos estabelecidos no cronograma de datas importantes.
Para fazer jus à publicação do Resumo expandido, é obrigatória sua apresentação no evento. Trabalhos selecionados e não apresentados no IV SIADS 2019, não serão incluídos nos anais do evento.
Os resumos selecionados e apresentados serão publicados nos ANAIS do IV SIADS – UEG com registro no ISSN, em até 60 (sessenta) dias após a apresentação, sendo divulgado no site oficial do evento.
5 – Calendário:
Datas Importantes – Resumos Expandidos |
|
Atividade |
Data |
Data de início da submissão de Resumos |
01 de Setembro de 2019 |
Data de término da Submissão de Resumos |
29 de Setembro de 2019 |
Data de início do período de avaliação |
21 de Setembro de 2019 |
Data de término do período de avaliação |
02 de outubro de 2019 |
Resultado dos Trabalhos Aceitos para Apresentação/ Publicação |
04 de outubro de 2019 |
Data de início do período de revisão |
04 de outubro de 2019 |
Data de término do período de revisão |
07 de outubro de 2019 |
Data de término do período de reavaliação dos trabalhos |
12 de outubro de 2019 |
Apresentação |
15 de outubro de 2019 |
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Instituição Responsável pela Publicação
Nome: Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Goianésia
Endereço: Rua 35 nº 436 - Setor Sul, Goianésia - Goiás. CEP.: 76.380-000
Fone: (62) 3353-4277
Acesso ao 3º volume dos Anais do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação: https://www.doity.com.br/anais/siads18