DEPARTAMENTO DE COMPRAS: A ESTRATÉGIA DA ORGANIZAÇÃO

  • Autor
  • Vaneide Conceição dos Santos Silva
  • Resumo
  • Este projeto tem como objetivo identificar os principais problemas que afetam o Departamento de Compras e fortalecer o aspecto estratégico usados para melhorar as negociações e otimizar resultados. Buscou compreender que esse Departamento é uma engrenagem essencial numa organização, sendo responsável por todo o seu funcionamento, de forma a evitar ocorrência de deficiências, mantendo assim clientes satisfeitos. A função compras é conseguir tudo ao mesmo tempo: qualidade, quantidade, prazo de entrega e preço, para que a organização se mantenha financeiramente sustentável e possa continuar produtiva, atendendo às demandas do mercado. Utilizando obras de Viana (2002) e Morana (2008) bem como, pesquisa de campo, cujos instrumentos de coleta de dados foram a observação in loco, análise de documentos e entrevistas. Sendo responsável por 60% dos gastos da organização, a finalidade de compras deve estar alinhada às estratégias da empresa como um todo, visando suprir a organização com os insumos adequados às particularidades da organização, atendendo as demandas do mercado. O papel do comprador passou também a ser essencial, sendo esse profissional hoje visto como um analista de compras. As novas práticas adotadas no departamento de compras passam a ser responsáveis por melhorias na administração de estoques, promovendo a redução e disponibilidade dos produtos no momento certo. Como consequência dessa evolução, as empresas têm cada vez mais oportunidades de alcance de suas metas e objetivos e por isso, merece um olhar estratégico por parte de seus gestores e das empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Um planejamento eficaz, através de fluxogramas é possível mapear processos, analisar falhas existentes, criar ações eficazes, visando solucionar problema. A eficaz administração da gestão de compras deverá ser responsável pelo aumento da produtividade e qualidade dos produtos e serviços, além de aumentar também a lucratividade, promovendo a satisfação dos clientes.

    Palavras-chaves: Compras, preço, qualidade.

  • Palavras-chave
  • Compras, Preço, Qualidade
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Finanças e Economia
Voltar Download

Bem-vindo aos Anais Eletrônicos do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação. Neste espaço são publicados os trabalhos apresentados e aprovados pela comissão científica de todas as edições do Simpósio. 

O Simpósio de Administração e Sistemas de Informação tem periodicidade anual e acontece no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues. O evento tem o objetivo de garantir o espaço para apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento nas áreas de Administração e Tecnologia da Informação (TI). 

REGRAS PARA SUBMISSÃO

Para enviar seu Resumo Expandido você deverá preencher todos os Dados do Trabalho, selecionar a modalidade de apresentação, Área temática, inserir o título do trabalho, Palavras-chave (separadas por vírgula), Resumo do trabalho e anexar o Trabalho Completo, por fim deverá informar corretamente os dados do(s) autor(es) e escolher a opção “Submeter”.

ATENÇÃO!

            Para submeter resumos, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e confirmado no evento até a data limite de submissão, esse critério evita a cobrança de taxa extra para submissão de trabalhos. O sistema fará a validação no momento da submissão.

1 – Áreas Temática

 
  Administração Pública
  Empreendedorismo
  Finanças e Economia
  Gestão da Sustentabilidade
  Gestão de Operações e Logística
  Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
  Algoritmos e Estruturas de Dados;
  Arquitetura de Software;
  Planejamento estratégico de sistemas e TI;
  Representação de informações de negócio e gerência de dados nas
  Administração Pública
  Empreendedorismo
  Finanças e Economia
  Gestão da Sustentabilidade
  Gestão de Operações e Logística
  Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho
  Algoritmos e Estrutura de Dados
  Arquitetura de Software
  Planejamento estratégico de sistemas e TI
  Representação de informações de negócio e gerência de dados nas
  Sistemas operacionais
  Automação
  Sistemas operacionais
  Automação


2 – Formato dos Resumos:

  • O resumo deverá ser enviado no formato ".pdf" tendo no máximo 1 Mb;
  • Um resumo poderá ter, no máximo, 5 (cinco) autores (e co-autores) por trabalho;
  • O corpo do resumo deve ter no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) páginas e respeitar as regras de formatação disponíveis no site do evento e no arquivo “Template_Resumo_Expandido_IVSIADS 2019”, sob pena de ser desconsiderado (não avaliado). O quantitativo de páginas é contado desde o título até a última página com as referências. Não serão aceitos trabalhos ultrapassando este limite.
  • Somente serão aceitos para avaliação os resumos que se enquadrem em uma das Áreas Temáticas do SIADS e que sigam o Modelo de Formatação estabelecido pelo evento;
  • Utilizar o arquivo modelo “Template_Resumo_Expandido_IVSIADS 2019” para redigir o texto, respeitando o padrão de margem e rodapé, as orientações contidas no corpo do documento e o logotipo do SIADS 2019.
  • Serão aceitos trabalhos em português e também em inglês, desde que estes últimos também atendam a estas normas. Os textos submetidos em português devem conter adicionalmente o título (title), o resumo (abstract) e as palavras-chave (keywords) em inglês, obrigatoriamente.
  • Como processador de texto, estimula-se o uso do processador Microsoft Word para evitar perdas de formatação. 
  • Todos os comentários do documento “Template_Resumo_Expandido_IVSIADS 2019” devem ser excluídos antes da submissão do Resumo Expandido;
  • O arquivo submetido deve ser salvo no formato “pdf" com a seguinte sintaxe:

IVSIADS 2019_TITULO DO RESUMO EXPANDIDO.PDF

  • Os trabalhos serão submetidos exclusivamente pelo sistema de submissão da plataforma doity utilizado pelo IV SIADS, impreterivelmente até às 23h59min (horário oficial de Brasília), do dia 28/09/2019.

3 – Submissão e Aprovação:

  • Cada autor poderá enviar no máximo 3 (três) trabalhos, bem como também são permitidos 3 (três) trabalhos por co-autor.

Serão selecionados os resumos com nota de avaliação mais alta, obedecendo a nota mínima para o aceite do resumo dado pelos avaliadores Ad hoc de 3, em uma escala de 0 a 5.

  • Os resumos expandidos selecionados serão apresentados em formato de pôster (impresso em lona branca, tamanho: 90 cm de largura e 1m20cm de altura), usando como base o documento "Modelo do Banner".
  • Não serão alteradas autorias (inclusões ou exclusões de autores) após o encerramento do processo de submissão.
  • Não são permitidas alterações e formatações no trabalho após a submissão, sendo que a correta formatação e correção ortográfica são de responsabilidade dos autores.
  • Envios e trabalhos fora do padrão serão eliminados.

4 – Condições Gerais sobre os Resumos Enviados:

 A Publicação do Resumo nos Anais do IV SIADS UEG será realizada considerando que:

1 – O resumo seja apresentado por um autor ou co-autor durante o IV SIADS em data e local a ser definido pela Comissão.

            A apresentação do resumo em forma de “pôster” ocorrerá no dia 15 de outubro de 2019, na Universidade Estadual - Câmpus Goianésia, situada à Rua 35, nº 436, Setor Sul, em Goianésia, com início às 19h e encerramento às 22h.

Os resumos deverão ser inéditos e de autoria própria para fins de publicação nos Anais do IV SIADS 2019. A responsabilidade sobre ineditismo e autoria é exclusiva dos autores, sob pena de impedimento de apresentações futuras no IV SIADS ou outras sanções legais que se apliquem. A organização do IV SIADS e o Comitê Científico condenam ações que possam ser consideradas cópia, plágio ou equivalentes.

Os resumos somente serão apresentados no IV SIADS 2019, e será publicado nos Anais, com a inscrição no Congresso de pelo menos um do(s) autor(es) do referido resumo expandido, e que sejam respeitados os prazos estabelecidos no cronograma de datas importantes.

Para fazer jus à publicação do Resumo expandido, é obrigatória sua apresentação no evento. Trabalhos selecionados e não apresentados no IV SIADS 2019, não serão incluídos nos anais do evento.

Os resumos selecionados e apresentados serão publicados nos ANAIS do IV SIADS – UEG com registro no ISSN, em até 60 (sessenta) dias após a apresentação, sendo divulgado no site oficial do evento.

5 – Calendário:

Datas Importantes – Resumos Expandidos

Atividade

Data

Data de início da submissão de Resumos

01 de Setembro de 2019

Data de término da Submissão de Resumos

29 de Setembro de 2019

Data de início do período de avaliação

21 de Setembro de 2019

Data de término do período de avaliação

02 de outubro de 2019

Resultado dos Trabalhos Aceitos para Apresentação/ Publicação

04 de outubro de 2019

Data de início do período de revisão

04 de outubro de 2019

Data de término do período de revisão

07 de outubro de 2019

Data de término do período de reavaliação dos trabalhos

12 de outubro de 2019

Apresentação

15 de outubro de 2019

  • Administração Pública
  • Empreendedorismo
  • Finanças e Economia
  • Gestão da Sustentabilidade
  • Gestão de Operações e Logística
  • Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
  • Algoritmos e Estruturas de Dados;
  • Arquitetura de Software;
  • Planejamento estratégico de sistemas e TI;
  • Representação de informações de negócio e gerência de dados nas
  • Administração Pública
  • Empreendedorismo
  • Finanças e Economia
  • Gestão da Sustentabilidade
  • Gestão de Operações e Logística
  • Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho
  • Algoritmos e Estrutura de Dados
  • Arquitetura de Software
  • Planejamento estratégico de sistemas e TI
  • Representação de informações de negócio e gerência de dados nas
  • Sistemas operacionais
  • Automação
  • Sistemas operacionais
  • Automação

Comissão Organizadora:

  1. Luite Emanuel Dias Oliveira
  2. Charles Oliveira de Castro
  3. Thaís Lopes
  4. Marcelo Pacheco barros
  5. Kamila Felix Oliveira

Comissão Científica:

  1. Eduardo José Magalhães
  2. Jamil Borges
  3. Kátia Regina
  4. Nilton Ângelo
  5. Vanderlei Sousa
  6. Juliana Martins de Bessa
  7. Elieser Henrique de Barros
  8. Munique Rezende
  9. Daniel Dias de Carvalho
  10. Yara Borges
  11. Dario Leopoldino da Costa
  12. Euzeanne Elias
  13. Ubiraci Nascimento
  14. Nilton Ângelo
  15. Saulo Henrique Alves dos Santos
  16. Juarez Aparecido Domingos
  17. Thaís Lopes Soares

 

Instituição Responsável pela Publicação

Nome: Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Goianésia

Endereço: Rua 35 nº 436 - Setor Sul, Goianésia - Goiás. CEP.: 76.380-000

Fone: (62) 3353-4277

Acesso ao 3º volume dos Anais do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação: https://www.doity.com.br/anais/siads18