Moedas Virtuais: Evolução e Valorização no Mercado Atual

  • Autor
  • Daniela Teodoro Alves
  • Resumo
  •  

    A evolução histórica da moeda pode ser compreendida pela busca da sociedade na adequação às transformações sociais e econômicas. Perpassando pelo escambo, moeda mercadoria, moeda, originou-se o formato financeiro utilizado atualmente. Com advento da internet e aumento na quantidade de acessos, passou-se a utilizar transações por meio de moedas virtuais/criptomoedas, as quais operam através de algoritmos digitais e matemáticos. Mais de 1 milhão de pessoas estão registradas em corretoras/exchanges para investir em moedas virtuais. No Brasil, a quantidade de investidores já superou em números os que investem na Bolsa de Valores OLIVEIRA (2019). Atualmente, existem diferentes moedas virtuais, dentre as quais, está o Bitcoin, Bitcoin Cash, Litecoin, Ethernum. Esta pesquisa, objetiva analisar a evolução, utilização e valorização das criptomoedas Bitcoin e Litecoin. Em termos metodológicos, estão sendo utilizadas como técnicas da investigação, pesquisa bibliográfica e documental, além da realização de estudo de caso. Através de acompanhamento diário ao site do Mercado Bitcoin Serviços Digitais LTDA [BR], são coletados os valores de tais moedas, isto para que seja possível analisar no período de abril a novembro de 2019, a evolução e/ou valorização de tais moedas no mercado atual. Quanto à abordagem, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, questionário elaborado na ferramenta Google Forms, o qual será aplicado a investidores, buscando compreender o perfil dos mesmos. Com a pesquisa em andamento, é possível apresentar resultados parciais: escrita de parte da fundamentação teórica do artigo (produto desta pesquisa), acompanhamento diário (de abril a setembro) dos valores das criptomoedas Bitcoin e Litecoin, elaboração do questionário no Google Forms e identificação dos investidores que responderão ao questionário on-line. Com o findar da pesquisa, espera-se, que seja possível analisar a evolução e valorização das criptomoedas Bitcoin e Litecoin no mercado atual, além de compreender o perfil dos investidores.

     

  • Palavras-chave
  • Criptomoeda, Bitcoin, Litecoin
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Finanças e Economia
Voltar Download

Bem-vindo aos Anais Eletrônicos do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação. Neste espaço são publicados os trabalhos apresentados e aprovados pela comissão científica de todas as edições do Simpósio. 

O Simpósio de Administração e Sistemas de Informação tem periodicidade anual e acontece no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues. O evento tem o objetivo de garantir o espaço para apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento nas áreas de Administração e Tecnologia da Informação (TI). 

REGRAS PARA SUBMISSÃO

Para enviar seu Resumo Expandido você deverá preencher todos os Dados do Trabalho, selecionar a modalidade de apresentação, Área temática, inserir o título do trabalho, Palavras-chave (separadas por vírgula), Resumo do trabalho e anexar o Trabalho Completo, por fim deverá informar corretamente os dados do(s) autor(es) e escolher a opção “Submeter”.

ATENÇÃO!

            Para submeter resumos, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e confirmado no evento até a data limite de submissão, esse critério evita a cobrança de taxa extra para submissão de trabalhos. O sistema fará a validação no momento da submissão.

1 – Áreas Temática

 
  Administração Pública
  Empreendedorismo
  Finanças e Economia
  Gestão da Sustentabilidade
  Gestão de Operações e Logística
  Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
  Algoritmos e Estruturas de Dados;
  Arquitetura de Software;
  Planejamento estratégico de sistemas e TI;
  Representação de informações de negócio e gerência de dados nas
  Administração Pública
  Empreendedorismo
  Finanças e Economia
  Gestão da Sustentabilidade
  Gestão de Operações e Logística
  Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho
  Algoritmos e Estrutura de Dados
  Arquitetura de Software
  Planejamento estratégico de sistemas e TI
  Representação de informações de negócio e gerência de dados nas
  Sistemas operacionais
  Automação
  Sistemas operacionais
  Automação


2 – Formato dos Resumos:

  • O resumo deverá ser enviado no formato ".pdf" tendo no máximo 1 Mb;
  • Um resumo poderá ter, no máximo, 5 (cinco) autores (e co-autores) por trabalho;
  • O corpo do resumo deve ter no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) páginas e respeitar as regras de formatação disponíveis no site do evento e no arquivo “Template_Resumo_Expandido_IVSIADS 2019”, sob pena de ser desconsiderado (não avaliado). O quantitativo de páginas é contado desde o título até a última página com as referências. Não serão aceitos trabalhos ultrapassando este limite.
  • Somente serão aceitos para avaliação os resumos que se enquadrem em uma das Áreas Temáticas do SIADS e que sigam o Modelo de Formatação estabelecido pelo evento;
  • Utilizar o arquivo modelo “Template_Resumo_Expandido_IVSIADS 2019” para redigir o texto, respeitando o padrão de margem e rodapé, as orientações contidas no corpo do documento e o logotipo do SIADS 2019.
  • Serão aceitos trabalhos em português e também em inglês, desde que estes últimos também atendam a estas normas. Os textos submetidos em português devem conter adicionalmente o título (title), o resumo (abstract) e as palavras-chave (keywords) em inglês, obrigatoriamente.
  • Como processador de texto, estimula-se o uso do processador Microsoft Word para evitar perdas de formatação. 
  • Todos os comentários do documento “Template_Resumo_Expandido_IVSIADS 2019” devem ser excluídos antes da submissão do Resumo Expandido;
  • O arquivo submetido deve ser salvo no formato “pdf" com a seguinte sintaxe:

IVSIADS 2019_TITULO DO RESUMO EXPANDIDO.PDF

  • Os trabalhos serão submetidos exclusivamente pelo sistema de submissão da plataforma doity utilizado pelo IV SIADS, impreterivelmente até às 23h59min (horário oficial de Brasília), do dia 28/09/2019.

3 – Submissão e Aprovação:

  • Cada autor poderá enviar no máximo 3 (três) trabalhos, bem como também são permitidos 3 (três) trabalhos por co-autor.

Serão selecionados os resumos com nota de avaliação mais alta, obedecendo a nota mínima para o aceite do resumo dado pelos avaliadores Ad hoc de 3, em uma escala de 0 a 5.

  • Os resumos expandidos selecionados serão apresentados em formato de pôster (impresso em lona branca, tamanho: 90 cm de largura e 1m20cm de altura), usando como base o documento "Modelo do Banner".
  • Não serão alteradas autorias (inclusões ou exclusões de autores) após o encerramento do processo de submissão.
  • Não são permitidas alterações e formatações no trabalho após a submissão, sendo que a correta formatação e correção ortográfica são de responsabilidade dos autores.
  • Envios e trabalhos fora do padrão serão eliminados.

4 – Condições Gerais sobre os Resumos Enviados:

 A Publicação do Resumo nos Anais do IV SIADS UEG será realizada considerando que:

1 – O resumo seja apresentado por um autor ou co-autor durante o IV SIADS em data e local a ser definido pela Comissão.

            A apresentação do resumo em forma de “pôster” ocorrerá no dia 15 de outubro de 2019, na Universidade Estadual - Câmpus Goianésia, situada à Rua 35, nº 436, Setor Sul, em Goianésia, com início às 19h e encerramento às 22h.

Os resumos deverão ser inéditos e de autoria própria para fins de publicação nos Anais do IV SIADS 2019. A responsabilidade sobre ineditismo e autoria é exclusiva dos autores, sob pena de impedimento de apresentações futuras no IV SIADS ou outras sanções legais que se apliquem. A organização do IV SIADS e o Comitê Científico condenam ações que possam ser consideradas cópia, plágio ou equivalentes.

Os resumos somente serão apresentados no IV SIADS 2019, e será publicado nos Anais, com a inscrição no Congresso de pelo menos um do(s) autor(es) do referido resumo expandido, e que sejam respeitados os prazos estabelecidos no cronograma de datas importantes.

Para fazer jus à publicação do Resumo expandido, é obrigatória sua apresentação no evento. Trabalhos selecionados e não apresentados no IV SIADS 2019, não serão incluídos nos anais do evento.

Os resumos selecionados e apresentados serão publicados nos ANAIS do IV SIADS – UEG com registro no ISSN, em até 60 (sessenta) dias após a apresentação, sendo divulgado no site oficial do evento.

5 – Calendário:

Datas Importantes – Resumos Expandidos

Atividade

Data

Data de início da submissão de Resumos

01 de Setembro de 2019

Data de término da Submissão de Resumos

29 de Setembro de 2019

Data de início do período de avaliação

21 de Setembro de 2019

Data de término do período de avaliação

02 de outubro de 2019

Resultado dos Trabalhos Aceitos para Apresentação/ Publicação

04 de outubro de 2019

Data de início do período de revisão

04 de outubro de 2019

Data de término do período de revisão

07 de outubro de 2019

Data de término do período de reavaliação dos trabalhos

12 de outubro de 2019

Apresentação

15 de outubro de 2019

  • Administração Pública
  • Empreendedorismo
  • Finanças e Economia
  • Gestão da Sustentabilidade
  • Gestão de Operações e Logística
  • Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
  • Algoritmos e Estruturas de Dados;
  • Arquitetura de Software;
  • Planejamento estratégico de sistemas e TI;
  • Representação de informações de negócio e gerência de dados nas
  • Administração Pública
  • Empreendedorismo
  • Finanças e Economia
  • Gestão da Sustentabilidade
  • Gestão de Operações e Logística
  • Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho
  • Algoritmos e Estrutura de Dados
  • Arquitetura de Software
  • Planejamento estratégico de sistemas e TI
  • Representação de informações de negócio e gerência de dados nas
  • Sistemas operacionais
  • Automação
  • Sistemas operacionais
  • Automação

Comissão Organizadora:

  1. Luite Emanuel Dias Oliveira
  2. Charles Oliveira de Castro
  3. Thaís Lopes
  4. Marcelo Pacheco barros
  5. Kamila Felix Oliveira

Comissão Científica:

  1. Eduardo José Magalhães
  2. Jamil Borges
  3. Kátia Regina
  4. Nilton Ângelo
  5. Vanderlei Sousa
  6. Juliana Martins de Bessa
  7. Elieser Henrique de Barros
  8. Munique Rezende
  9. Daniel Dias de Carvalho
  10. Yara Borges
  11. Dario Leopoldino da Costa
  12. Euzeanne Elias
  13. Ubiraci Nascimento
  14. Nilton Ângelo
  15. Saulo Henrique Alves dos Santos
  16. Juarez Aparecido Domingos
  17. Thaís Lopes Soares

 

Instituição Responsável pela Publicação

Nome: Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Goianésia

Endereço: Rua 35 nº 436 - Setor Sul, Goianésia - Goiás. CEP.: 76.380-000

Fone: (62) 3353-4277

Acesso ao 3º volume dos Anais do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação: https://www.doity.com.br/anais/siads18