Resumo: A alta flexibilidade e a variação da moda induzem as empresas a fabricarem sempre mais em um ciclo de tempo ainda menor, esse processo ainda faz com que as pessoas consumam de forma elevada. A produção da cadeia têxtil e o mercado confeccionista geram impactos consideráveis ao meio ambiente, todos os dias são descartados como lixo os plásticos de embalagens, partículas em pó de fibra de tecido gerado pelo processo de corte tornando-se poluidores do ar, grande volume de papel usado na modelagem das peças, aparas e retalhos de tecidos que sobram de uma peça para outra, além do desperdício entre os insumos como restos de linhas, etiquetas, elásticos, botões e agulhas que estragam durante a produção. O presente trabalho tem como objetivo analisar o descarte incorreto de lixo gerado no mercado têxtil e correlacionar à postura consciente e de responsabilidade ambiental das empresas confeccionistas em Goianésia. Como metodologia foi utilizada pesquisas bibliográficas e de campo, para a coleta de dados essenciais a pesquisa foram feitas observações in loco juntamente com entrevistas e análise documentária. Foi possível identificar que o lixo gerado pelas confecções são descartados juntamente ao lixo comum, podendo por consequência dessa atitude contribuir com a superlotação dos aterros sanitários. Em contrapartida é possível identificar maneiras capazes de mudar esse quadro, um exemplo é a utilização da logística reversa que segundo Patricia Guarnieri resume-se em operacionalizar o retorno de resíduos de pós-venda e pós-consumo ao ambiente de negócios e/ou produtivo. Essa estratégia possibilita a reciclagem dos papéis, plásticos e reutilização das sobras de tecidos que podem voltar ao mercado como fabricação de estopas, preenchimento de almofadas, fabricação de novos tecidos, etc. Fica evidente que mudar as práticas de descarte incorreto contribuirá de forma significativa para a economia e para a sustentabilidade ambiental
Bem-vindo aos Anais Eletrônicos do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação. Neste espaço são publicados os trabalhos apresentados e aprovados pela comissão científica de todas as edições do Simpósio.
O Simpósio de Administração e Sistemas de Informação tem periodicidade anual e acontece no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues. O evento tem o objetivo de garantir o espaço para apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em andamento nas áreas de Administração e Tecnologia da Informação (TI).
REGRAS PARA SUBMISSÃO
Para enviar seu Resumo Expandido você deverá preencher todos os Dados do Trabalho, selecionar a modalidade de apresentação, Área temática, inserir o título do trabalho, Palavras-chave (separadas por vírgula), Resumo do trabalho e anexar o Trabalho Completo, por fim deverá informar corretamente os dados do(s) autor(es) e escolher a opção “Submeter”.
ATENÇÃO!
Para submeter resumos, pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e confirmado no evento até a data limite de submissão, esse critério evita a cobrança de taxa extra para submissão de trabalhos. O sistema fará a validação no momento da submissão.
1 – Áreas Temática
|
2 – Formato dos Resumos:
IVSIADS 2019_TITULO DO RESUMO EXPANDIDO.PDF
3 – Submissão e Aprovação:
Serão selecionados os resumos com nota de avaliação mais alta, obedecendo a nota mínima para o aceite do resumo dado pelos avaliadores Ad hoc de 3, em uma escala de 0 a 5.
4 – Condições Gerais sobre os Resumos Enviados:
A Publicação do Resumo nos Anais do IV SIADS UEG será realizada considerando que:
1 – O resumo seja apresentado por um autor ou co-autor durante o IV SIADS em data e local a ser definido pela Comissão.
A apresentação do resumo em forma de “pôster” ocorrerá no dia 15 de outubro de 2019, na Universidade Estadual - Câmpus Goianésia, situada à Rua 35, nº 436, Setor Sul, em Goianésia, com início às 19h e encerramento às 22h.
Os resumos deverão ser inéditos e de autoria própria para fins de publicação nos Anais do IV SIADS 2019. A responsabilidade sobre ineditismo e autoria é exclusiva dos autores, sob pena de impedimento de apresentações futuras no IV SIADS ou outras sanções legais que se apliquem. A organização do IV SIADS e o Comitê Científico condenam ações que possam ser consideradas cópia, plágio ou equivalentes.
Os resumos somente serão apresentados no IV SIADS 2019, e será publicado nos Anais, com a inscrição no Congresso de pelo menos um do(s) autor(es) do referido resumo expandido, e que sejam respeitados os prazos estabelecidos no cronograma de datas importantes.
Para fazer jus à publicação do Resumo expandido, é obrigatória sua apresentação no evento. Trabalhos selecionados e não apresentados no IV SIADS 2019, não serão incluídos nos anais do evento.
Os resumos selecionados e apresentados serão publicados nos ANAIS do IV SIADS – UEG com registro no ISSN, em até 60 (sessenta) dias após a apresentação, sendo divulgado no site oficial do evento.
5 – Calendário:
Datas Importantes – Resumos Expandidos |
|
Atividade |
Data |
Data de início da submissão de Resumos |
01 de Setembro de 2019 |
Data de término da Submissão de Resumos |
29 de Setembro de 2019 |
Data de início do período de avaliação |
21 de Setembro de 2019 |
Data de término do período de avaliação |
02 de outubro de 2019 |
Resultado dos Trabalhos Aceitos para Apresentação/ Publicação |
04 de outubro de 2019 |
Data de início do período de revisão |
04 de outubro de 2019 |
Data de término do período de revisão |
07 de outubro de 2019 |
Data de término do período de reavaliação dos trabalhos |
12 de outubro de 2019 |
Apresentação |
15 de outubro de 2019 |
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Instituição Responsável pela Publicação
Nome: Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Câmpus Goianésia
Endereço: Rua 35 nº 436 - Setor Sul, Goianésia - Goiás. CEP.: 76.380-000
Fone: (62) 3353-4277
Acesso ao 3º volume dos Anais do Simpósio de Administração e Sistemas de Informação: https://www.doity.com.br/anais/siads18