As pastagens são o alicerce da atividade pecuária leiteira desde meados do século XX, sendo elas cultivares ou nativas, devido ao custo favorável aos investimentos, além do clima vantajoso às forrageiras no Brasil. Nessa perspectiva de benefícios, devido aos custos e alto aproveitamento, uma família que possui 30 vacas leiteiras decidiu investir 10 hectares exclusivamente em pastagens. Sob esse viés, cabe ressaltar que os produtores rurais tinham profundos conhecimentos sobre cuidado com pastagens, visto que, fizeram cursos disponibilizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), logo a forrageira surpreendeu com os resultados positivos. Por outro lado, os produtores não estavam satisfeitos com a litragem por animal, que não ultrapassava a média de 20 litros por vaca. Dessa forma, os produtores rurais questionaram sobre o baixo resultado, embora sua dieta estivesse balanceada com volumosos, concentrados, minerais energéticos e proteicos, além de vitaminas. Nesse sentido, objetivou-se acompanhar de maneira especializada a produção leiteira, analisar possíveis causas do baixo resultado e buscar alternativas para solucioná-lo. Portanto, após um acompanhamento especializado na dieta animal chegou-se à conclusão que os 18 piquetes, em torno de 600 m2 cada, estavam com escassez de água potável. Em conformidade a essa descoberta e como sugestão, a família fez a aquisição de um “carro d’água”, ou seja, um bebedouro móvel, que pode ser levado aos piquetes, conforme o local onde os animais estejam pastoreando. Com toda certeza, os resultados foram prósperos, visto que a produção aumentou cerca de 5 litros por vaca, ou seja, 25 litros por animal em um dia, essa suba foi muito significativa visto que a propriedade passou a movimentar, aproximadamente, 150 litros a mais por dia e 4500 litros a mais por mês. Contudo, observou-se a importância da água potável e com alta disponibilidade para animais leiteiros, podendo ser muito lucrativo e benéfico a aquisição de equipamentos especializados para garantir a água em abundância aos animais.
Caro (a) Autor (a),
Para submeter o trabalhar o autor deverá obrigatoriamente ter PAGO a inscrição do evento.
Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, podendo ser 1 resumo simples e 1 expandido, ou 2 resumos simples ou 2 resumos expandidos.
O trabalho que não estiver dentro das normas do evento (modelo, configuração de página, números de páginas...) será automaticamente rejeitado, sem direito à revisão.
Ao submeter o resumo, os autores estarão automaticamente autorizando a publicação nos Anais do Evento.
Durante a submissão, será necessário informar o e-mail de todos os autores do trabalho para emissão do certificado.
A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos resumos, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.
Deverão ser anexados dois arquivos de resumos, um completo (que será utilizado para publicação nos Anais) e outro sem a identificação dos autores (que será encaminhado para o revisor). A versão final do trabalho (após efetuar as correções) deverá constar a identificação dos autores e estar conforme as normas, caso contrário não será publicado.
Devido às restrições determinadas pelos órgãos de saúde devido à COVID-19, este ano as apresentações dos trabalhos serão de forma remota. Conforme o número de trabalhos submetidos, as apresentações serão restritas aos bolsistas PIBIC e os trabalhos que obtiverem as melhores notas. O formato das apresentações dos trabalhos será divulgado em breve.
Utilize o modelo de resumo com a logo do evento disponibilizado ('Baixar template'). Outras informações e as normas de formatação estão no regulamento ('Baixar regulamento').
Dúvidas entrar em contato pelo email: resumossicaa@gmail.com
Editor: Andressa Giovannini Costa
Comissão Científica
Andressa Giovannini Costa
Lidiomar Soares da Costa
Laíce Souza Rabelo
Paula Cristina Natalino Rinaldi
Priscila Silva Franco
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda
Revisores ad hoc
Adilio de Sa Junior
Adriana Tiemi Nakamura
Adriane de Andrade Silva
Alvaro Augusto Vieira Soares
Alyne Dantas Mendes de Paula
Amélia Guimarães Carvalho
André Luiz Firmino
Antonio Jose Vinha Zanuncio
Bruno Sérgio Vieira
Cinara Xavier de Almeida
Danilo Simões
Douglas José Marques
Edson Aparecido dos Santos
EDUARDO SARAIVA DA ROCHA
Elton da Silva Leite
Emanuel Arnoni Costa
Fernando Luiz de Paula Santil
Flávio Cipriano de Assis do Carmo
Gilberto de Oliveira Mendes
Gilsonley Lopes dos Santos
Hugo Cesar Rodrigues Moreira Catão
Ismarley Lage Horta Morais
Jair Rocha do Prado
Jardel Boscardin
José Geraldo Geraldo Mageste
Laíce Souza Rabelo
Lidiomar Soares da Costa
Lísias Coelho
Lucas Cunha Ximenes
Luiz Fernandes Silva Dionisio
Marciane Danniela Fleck
Maria da Graça Vasconcelos
Marília Inês Mendes Barbosa
Michelle Marques Silva
Milene Teixeira de Souza
Millana Burger Pagnussat
Norma da Silva Rocha Maciel
Odair José Marques
Olívia Pereira Lopes
Osvaldo Rettore Neto
Patricia Cristina Ribeiro Silva
Paula Cristina Natalino Rinaldi
Ricardo Falqueto Jorge
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda
Sandro Manuel Carmelino Hurtado
Suelem Farias Soares Martins
Vanessa Andaló
Wedisson Oliveira Santos
Instituto de Ciências Agrárias - ICIAG
Endereço: Rodovia BR 050 KM 78 CEP: 38410-337
CAMPUS GLORIA UFU, BLOCO:CCG, SALA:1C 212
Secretaria geral : sicaaufu@gmail.com
Comissão científica: resumossicaa@gmail.com
Coordenador Geral : Jardel Boscardin
Coordenador Financeiro: Daniele A. A. Arriel
Secreteria geral: Andressa Giovannini Costa
Comissão Científica
Andressa Giovannini Costa
Lidiomar Soares da Costa
Laíce Souza Rabelo
Paula Cristina Natalino Rinaldi
Priscila Silva Franco
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda
Comissão Divulgação
André Luiz Firmino
Laura Vieira Xavier
Pedro Paulo da Silva Barros
Comissão Financeira
Amélia Guimarães Carvalho
Daniele A. A. Arriel
Nadia Mendes Diniz
Comissão de moderação de palestras
Andressa Giovannini Costa
Alvaro Soares
Douglas José Marques
Drausio Honorio MoraisJardel Boscardin
Laíce Souza Rabelo
Olívia Pereira Lopes
Paula Cristina Natalino Rinaldi
Priscila Silva Franco
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda
Comissão Organizadora Geral
Ana Carolina de Fátima Cardoso Nunes
Anna Caroline Costa Fanalli
Antonio José Vinha Zanuncio
Bianca Freire
Eusímio Fraga