Meio Ambiente: a busca pela sustentabilidade das futuras gerações

  • Autor
  • Simone Cesario Soares
  • Co-autores
  • Marli Renate von Borstel Roesler
  • Resumo
  •  

    Introdução: Com o aumento da degradação ambiental, associada ao modelo de desenvolvimento capitalista vigente tem gerando impactos ambientais muitas vezes incalculáveis. As organizações mundiais têm promovido ações e discussões em torno de questões de abrangência global, tais como: fome, pobreza, educação, meio ambiente. Destacamos a juventude que no Brasil, por exemplo, teve alguns direitos garantidos em legislação mais recentemente, através do Estatuto da Juventude e do Sistema Nacional da Juventude (SINAJUVE). Objetivo: O trabalho busca compreender as políticas públicas voltadas para juventude brasileira, visando o direito a sustentabilidade ambiental, bem como sua participação neste processo. Material e métodos: O trabalho foi desenvolvido, a partir de revisões bibliográficas, artigos científicos publicados, bem como da literatura existente, discussões recentes acerca da temática direito ao desenvolvimento sustentável. Resultados: No ano Internacional da Juventude 1985, escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A temática juventude foi apresentada em forma de documento orientador para formulação de políticas públicas para a juventude em 2005. No Brasil, apenas no ano de 2013, foi criado o Estatuto da Juventude. O SINAJUVE constitui a articulação e organização da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e da Sociedade Civil para promoção de políticas públicas da juventude. No ano de 2015, foi instituído o Plano Nacional da Juventude e Meio Ambiente (PNJMA), tendo como objetivo a promoção e integração das políticas públicas ambientais que efetivem os direitos da juventude à sustentabilidade, ao meio ambiente entornam de temas como: resíduos sólidos, recursos hídricos, clima e gases de efeito estufa. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) vem a incorporar a dimensão ambiental, como Tema Transversal, nos currículos escolares, mostrando uma visão integradora e transformadora, o que poderia levar a uma mudança das práticas pedagógicas em Educação Ambiental. Conclusão: Desta forma o jovem pode atuar enquanto protagonistas desta sociedade em transformação, na luta pela conservação do meio ambiente, de valores sociais, integrando as diversas áreas do conhecimento. Os jovens vistos como sujeitos de direito, importantes e transformadores, pode representar um ponto estratégico para desenvolvimento de instrumentos políticos em longo prazo.

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Meio-ambiente, Sustentabilidade, Políticas-Públicas, Juventude
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • Ciências Ambientais
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Editor: Andressa Giovannini Costa

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