O cultivo do café é uma das atividades de importante impacto para a economia mundial, sendo o Brasil uma referência de mercado devido a qualidade do café produzido. No entanto, para que essa preferência e qualidade sejam mantidas, práticas devem ser adotadas no intuito de evitar que pragas prejudiquem o plantio. Nesse sentido, o presente trabalho teve a finalidade de realizar um levantamento da entomofauna em uma cultura de café Conilon localizada no munícipio de Itueta, leste de Minas Gerais. As coletas foram realizadas por meio de armardilhas suspensas e armadilhas de solo do tipo Pitfall que foram produzidas com recipientes plásticos com dimensões de 10 x 34 cm (diâmetro × altura). As armadilhas suspensas foram perfuradas com furos de 5 cm para entrada dos insetos, sendo adicionado, em seguida, soluções de água, açúcar e detergente que foram homogeneizados para posterior instalação no plantio. Os recipientes foram suspensos nas copas dos arbustos do café onde foram submetidos a iluminação para maior atração dos insetos. As armadilhas de solo foram instaladas e preenchidas com soluções água, sal e detergente. Ambas as armadilhas foram distribuídas igualmente e de maneira aleatória em todo plantio de café. Após um período de 72 horas das armadilhas na área, foi efetuada a contagem e identificação dos insetos coletados. O levantamento mostrou que as armadilhas suspensas coletaram uma maior proporção de insetos (77 – total), sendo as ordens: Hymenoptera (abelhas), Hemiptera (percevejos), Lepidoptera (mariposas - causadora do bicho-mineiro Leucoptera coffeella) e Coleópteros (besouros - Xylosandrus compactus causadores da broca-do-ramo) observadas. A maior abundância de insetos coletados foi representada pelas abelhas (65% do total). As armadilhas de solo apresentaram menor abundância (34 insetos totais), sendo observada as ordens Hymenoptera (formigas) e Orthoptera (grilos e esperança verde). A maior abundância de insetos nas armadilhas suspensas é justificada pelo estágio de granação do café, que foi atingida por uma diversidade de indivíduos que compromete o plantio, principalmente, devido a presença das brocas que causam danos a qualidade do café. Contudo, sugere-se a adoção de medidas que evitem, o quanto antes, que todo o plantio seja comprometido.
Caro (a) Autor (a),
Para submeter o trabalhar o autor deverá obrigatoriamente ter PAGO a inscrição do evento.
Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, podendo ser 1 resumo simples e 1 expandido, ou 2 resumos simples ou 2 resumos expandidos.
O trabalho que não estiver dentro das normas do evento (modelo, configuração de página, números de páginas...) será automaticamente rejeitado, sem direito à revisão.
Ao submeter o resumo, os autores estarão automaticamente autorizando a publicação nos Anais do Evento.
Durante a submissão, será necessário informar o e-mail de todos os autores do trabalho para emissão do certificado.
A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos resumos, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.
Deverão ser anexados dois arquivos de resumos, um completo (que será utilizado para publicação nos Anais) e outro sem a identificação dos autores (que será encaminhado para o revisor). A versão final do trabalho (após efetuar as correções) deverá constar a identificação dos autores e estar conforme as normas, caso contrário não será publicado.
Devido às restrições determinadas pelos órgãos de saúde devido à COVID-19, este ano as apresentações dos trabalhos serão de forma remota. Conforme o número de trabalhos submetidos, as apresentações serão restritas aos bolsistas PIBIC e os trabalhos que obtiverem as melhores notas. O formato das apresentações dos trabalhos será divulgado em breve.
Utilize o modelo de resumo com a logo do evento disponibilizado ('Baixar template'). Outras informações e as normas de formatação estão no regulamento ('Baixar regulamento').
Dúvidas entrar em contato pelo email: resumossicaa@gmail.com
Editor: Andressa Giovannini Costa
Comissão Científica
Andressa Giovannini Costa
Lidiomar Soares da Costa
Laíce Souza Rabelo
Paula Cristina Natalino Rinaldi
Priscila Silva Franco
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda
Revisores ad hoc
Adilio de Sa Junior
Adriana Tiemi Nakamura
Adriane de Andrade Silva
Alvaro Augusto Vieira Soares
Alyne Dantas Mendes de Paula
Amélia Guimarães Carvalho
André Luiz Firmino
Antonio Jose Vinha Zanuncio
Bruno Sérgio Vieira
Cinara Xavier de Almeida
Danilo Simões
Douglas José Marques
Edson Aparecido dos Santos
EDUARDO SARAIVA DA ROCHA
Elton da Silva Leite
Emanuel Arnoni Costa
Fernando Luiz de Paula Santil
Flávio Cipriano de Assis do Carmo
Gilberto de Oliveira Mendes
Gilsonley Lopes dos Santos
Hugo Cesar Rodrigues Moreira Catão
Ismarley Lage Horta Morais
Jair Rocha do Prado
Jardel Boscardin
José Geraldo Geraldo Mageste
Laíce Souza Rabelo
Lidiomar Soares da Costa
Lísias Coelho
Lucas Cunha Ximenes
Luiz Fernandes Silva Dionisio
Marciane Danniela Fleck
Maria da Graça Vasconcelos
Marília Inês Mendes Barbosa
Michelle Marques Silva
Milene Teixeira de Souza
Millana Burger Pagnussat
Norma da Silva Rocha Maciel
Odair José Marques
Olívia Pereira Lopes
Osvaldo Rettore Neto
Patricia Cristina Ribeiro Silva
Paula Cristina Natalino Rinaldi
Ricardo Falqueto Jorge
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda
Sandro Manuel Carmelino Hurtado
Suelem Farias Soares Martins
Vanessa Andaló
Wedisson Oliveira Santos
Instituto de Ciências Agrárias - ICIAG
Endereço: Rodovia BR 050 KM 78 CEP: 38410-337
CAMPUS GLORIA UFU, BLOCO:CCG, SALA:1C 212
Secretaria geral : sicaaufu@gmail.com
Comissão científica: resumossicaa@gmail.com
Coordenador Geral : Jardel Boscardin
Coordenador Financeiro: Daniele A. A. Arriel
Secreteria geral: Andressa Giovannini Costa
Comissão Científica
Andressa Giovannini Costa
Lidiomar Soares da Costa
Laíce Souza Rabelo
Paula Cristina Natalino Rinaldi
Priscila Silva Franco
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda
Comissão Divulgação
André Luiz Firmino
Laura Vieira Xavier
Pedro Paulo da Silva Barros
Comissão Financeira
Amélia Guimarães Carvalho
Daniele A. A. Arriel
Nadia Mendes Diniz
Comissão de moderação de palestras
Andressa Giovannini Costa
Alvaro Soares
Douglas José Marques
Drausio Honorio MoraisJardel Boscardin
Laíce Souza Rabelo
Olívia Pereira Lopes
Paula Cristina Natalino Rinaldi
Priscila Silva Franco
Rodrigo Otávio Veiga de Miranda
Comissão Organizadora Geral
Ana Carolina de Fátima Cardoso Nunes
Anna Caroline Costa Fanalli
Antonio José Vinha Zanuncio
Bianca Freire
Eusímio Fraga