SIMULAÇÃO DE DIFERENTES NÍVEIS DE DESFOLHA ARTIFICIAL UTILIZANDO PAPEL KRAFT NA CULTURA DO MILHO

  • Autor
  • Letícia Alves da Silva
  • Co-autores
  • Josef Gastl Filho , Fernando Ferreira Faria , Camila Moura Domingues , Bruno de Moraes Nunes
  • Resumo
  • O presente trabalho objetivou avaliar a utilização do papel kraft para simular diferentes níveis de desfolha na cultura do milho e seus efeitos sobre os componentes de produção. O experimento foi conduzido no município de Ipiaçu (MG) em delineamento em blocos casualizados, com 4 níveis de desfolha simulada pela cobertura das folhas com papel kraft (0% de desfolha; 50% de desfolha acima da espiga; 50% de desfolha abaixo da espiga e 100% de desfolha), com 4 repetições, utilizando o híbrido SHS8000VIP3. Foi avaliado ao final do ciclo comprimento (CE) e diâmetro da espiga (DE), número de fileiras (NFE), número de grãos (NGF) e peso total de grãos por espiga (PTGE). Os dados foram submetidos aos testes de normalidade, homogeneidade e aditividade, sendo posteriormente, submetidos à análise de variância e as médias comparadas entre si, pelo teste Tukey (p>0,05). Os caracteres estudados apresentaram resíduos com distribuição normal, variâncias homogêneas e não aditivos. Foram verificadas diferenças para todos os caracteres, com exceção do NFE. Foi observado que plantas com 0% de desfolha apresentaram melhor desempenho que em comparação ao demais, enquanto que as plantas com 100% de desfolha apresentaram o pior desempenho. Concluiu-se que o uso do papel kraft é um eficiente meio para realizar a simulação dos efeitos da desfolha e como uma barreira física para o processo fotossíntese pelas plantas de milho.

  • Palavras-chave
  • desempenho agronômico, fotossíntese, metodologia
  • Área Temática
  • Fitotecnia
Voltar Download

O Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais 2020 (SICAA) engloba os seguintes eventos:

  • IX Simpósio Científico da Agronomia
  • VII Simpósio Científico da Engenharia Florestal
  • III Simpósio Científico da Pós-graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais

Os três eventos combinados constituem um rico fórum de discussão que abordará temas relevantes das Ciências Agrárias e Ambientais, propiciando o confronto de ideias e o intercâmbio científico e tecnológico entre a comunidade acadêmica e profissionais e pesquisadores renomados não só de Monte Carmelo, como de todo Brasil. Essa iniciativa pode ser o diferencial na etapa de formação acadêmica dos alunos, promovendo a valorização das áreas de atuação profissional e despertando novos interesses nos estudantes e na comunidade em geral.

O SICAA ocorre presencialmente, desde 2013, na Universidade Federal de Uberlândia, Campus de Monte Carmelo. Neste ano, devido às incertezas futuras ocasionadas pela pandemia do novo Coronavírus, o Simpósio será organizado totalmente em plataforma virtual.

Para submeter o trabalhar o autor deverá obrigatoriamente estar inscrito no evento.

Cada autor poderá submeter no máximo dois trabalhos, podendo ser 1 resumo simples e 1 expandido, ou 2 resumos simples ou 2 resumos expandidos.

O trabalho que não estiver dentro das normas do evento (modelo, configuração de página, números de páginas...) será automaticamente rejeitado, sem direito à revisão.

Ao submeter o resumo, os autores estarão automaticamente autorizando a publicação nos Anais do Evento.

Durante a submissão, será necessário informar o e-mail de todos os autores do trabalho para emissão do certificado.

A Comissão Organizadora não se responsabiliza por erros ortográficos ou por revisão gramatical dos resumos expandidos, sendo o conteúdo científico e a redação do trabalho de inteira responsabilidade dos autores.

Deverão ser anexados dois arquivos de resumos, um completo (que será utilizado para publicação nos Anais) e outro sem a identificação dos autores (que será encaminhado para o revisor).

versão final do trabalho (após efetuar todas as correções) deverá constar a identificação dos autores e estar conforme as normas, e anexado no formato em .pdf, caso contrário não será publicado.

Devido às restrições determinadas pelos órgãos de saúde devido à COVID-19, este ano as apresentações dos trabalhos serão de forma remota. O formato das apresentações dos trabalhos será divulgado em breve.

Utilize o modelo de resumo com a logo do evento disponibilizado ('Baixar template'). Outras informações e as normas de formatação estão no regulamento ('Baixar regulamento').

Dúvidas entrar em contato pelo email: resumossicaa@gmail.com

  • Ciências Biológicas
  • Ciências do Solo
  • Ciências Florestais
  • Engenharia Agrícola
  • Fitossanidade
  • Fitotecnia
  • Extensão rural
  • Produção animal
  • Tecnologias inovadoras para os sistemas produtivos agrícolas
  • Ciências Ambientais

Editor Geral

Andressa Giovannini Costa

 

Comissão Científica

Gleice Aparecida de Assis

Lidiomar Soares da Costa

Paula Cristina Natalino Rinaldi

 

Avaliadores ad hoc

Adriana Tiemi Nakamura

Adriane de Andrade Silvs

Alvaro Augusto Vieira Soares

Alyne Dantas Mendes de Paula

André Luiz Firmino

Anne Caroline Malvestio

Cinara Xavier de Almeida

Douglas José Marques

Edson Aparecido dos Santos

Edson Simão

Elias de Sá Farias

Franscinely Aparecida de Assis

Gabriel Mascarenhas Maciel

Gleice Aparecida de Assis

Hugo Gabriel Peres

Ismarley Lage Horta Morais

Izabele Domingues Soares Miranda

Jardel Boscardin

Lidiomar Soares da Costa

Marcio Ricardo Salla

Marília Inês Mendes Barbosa

Matheus Henrique Medeiros

Milton Serpa de Meira Junior

Odair José Marques

Osvaldo Rettore Neto

Paula Cristina Natalino Rinaldi

Renata Reis de Carvalho

Ricardo Falqueto Jorge

Roseli Mendonça Dias

Suelem Farias Soares Martins

Tatiane Melo de Lima

Vanessa Andaló

ENTRE EM CONTATO PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS OU DAR SUGESTÕES

resumossicaa@gmail.com

Coordenador Geral : Andressa Giovannini Costa

Coordenador Financeiro: Daniele A. A. Arriel

Secreteria geral: Andressa Giovannini Costa

Comissão Científica

Andressa Giovannini Costa

Gleice Aparecida de Assis 

Lidiomar Soares da Costa

Paula Cristina Natalino Rinaldi

 

Comissão Divulgação

Gilberto Mendes de Oliveira

Izabele Domingues Soares Miranda

Leticia Gonçalves Moreira

Odair José Marques

Patrick Vieira Silva

 

Comissão Financeira

Daniele A. A. Arriel

 

Comissão de moderação de palestras

Andressa Giovannini Costa

Alvaro Soares

Antonio Vanucio

Bruno Sérgio Vieira

Douglas José Marques

Drausio Honorio MoraisJardel Boscardin

Gleice Aparecida de Assis

Lidiomar Soares da Costa

Odair José Marques

Olívia Pereira Lopes

Paula Cristina Natalino Rinaldi

Rodrigo Otávio Veiga de Miranda

Vanessa Andaló

 

Comissão Organizadora Geral

Édila Maria de Rezende

Hugo Gabriel Peres

Para visualizar as edições anteriores, clicar no ano abaixo:

2013 a 2017

2018

2019

2020